Artigos e Opinião

CORREIO DO ESTADO

Confira o editorial desta terça-feira: "Decepção na volta às aulas"

Confira o editorial desta <br>terça-feira: "Decepção na volta às aulas"

Redação

16/02/2016 - 00h00
Notícia sem imagem

A incompetência está explícita e, neste momento, é preciso assumir os erros. Afinal, já se tornou impossível tentar encontrar culpados para mais essa “falha”.

A volta às aulas na rede municipal de ensino tornou-se clara representação da desorganização administrativa. Pelo quarto ano consecutivo, repetem-se problemas de atraso na entrega de materiais escolares, uniformes e falta de merenda. Ontem, crianças voltaram a estudar com uniformes antigos, com os restos da merenda do ano anterior e sem previsão dos kits com materiais escolares básicos. Fica difícil até encontrar justificativas para o atraso. Falta de dinheiro não convence, considerando que ao menos os procedimentos licitatórios poderiam estar concluídos. A burocracia – normal nesse tipo de caso – também poderia ter sido superada com pouco mais de previsibilidade.

É urgente a necessidade de a prefeitura destravar obras, aquisição de produtos e serviços que estão travados. Por isso, torna-se essencial a administração municipal acelerar os trâmites burocráticos para evitar atrasos e consequentes prejuízos à população. A incompetência está explícita e, neste momento, é preciso assumir os erros.

Afinal, já se tornou impossível tentar encontrar culpados para mais essa “falha”. No seu primeiro ano de mandato, Alcides Bernal justificou o atraso porque a gestão anterior não tinha deixado materiais e uniformes comprados. Mesmo assim, a demora predominou. Em 2014, os problemas se repetiram e os itens chegaram apenas no fim do primeiro semestre. Acabaram sendo entregues por Gilmar Olarte, que havia assumido o comando da Capital quando Bernal estava cassado. Em 2015, Olarte também manteve a lentidão, alegando “problemas técnicos”.

Repetimos em 2016 a “saga” da ineficiência. No caso dos uniformes, a atual gestão ainda não conseguiu lançar licitação e, por isso, aderiu à ata de preços da prefeitura de Cotia (SP). Medida injustificável diante do tempo disponível para preparação do edital, que deveria ter sido elaborado para atender às nossas demandas específicas e, eventualmente, até economizando mais verbas. Sem dúvida, essa dependência causa estranheza. A leniência permanece em relação à merenda, cujas propostas do pregão serão abertas apenas hoje, e com os kits escolares, marcado para o dia 19. Extremamente arriscado deixar para a última hora tais procedimentos, considerando que, costumeiramente, determinadas empresas ingressam com recursos contra certos itens ou até com pedido de impugnação de resultados. Pelo despreparo, infelizmente, estamos “contando com a sorte” para que não ocorram imprevistos.

A instabilidade política não pode nem ser cogitada com eventual desculpa neste ano, considerando que Bernal retornou ao cargo em agosto do ano passado. Sua equipe teve tempo hábil para fazer todas as compras necessárias para que os alunos não enfrentassem dificuldades no retorno do ano letivo. A imprevisibilidade da prefeitura pesa ainda mais no bolso das famílias, que não tinham se organizado para comprar materiais escolares e muito menos merenda, contando que a administração cumprisse com o prometido de entregar os produtos no prazo.

Fica o sentimento de decepção e revolta daqueles que acompanham a repetição de problemas. Agora, está até difícil apresentar “nova desculpa” para o atraso, a não ser a total desorganização e ineficiência administrativa.

Artigo

As 600 oliveiras de Nabatiyé e as eleições brasileiras

Segundo o proprietário, algumas tinham aproximadamente 500 anos, acompanhando gerações, mudanças de governo e sucessivas estações

03/11/2026 07h35

As 600 oliveiras de Nabatiyé e as eleições brasileiras

As 600 oliveiras de Nabatiyé e as eleições brasileiras

Continue Lendo...

Editorial

Segurança pública exige inteligência

O crime organizado não respeita limites estaduais, calendários eleitorais ou diferenças partidárias, por isso, seu enfrentamento não pode ficar limitado a iniciativas isoladas

03/11/2026 07h25

Segurança pública exige inteligência

Segurança pública exige inteligência

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).