Artigos e Opinião

OPINIÃO

Valfrido M. Chaves Pantaneiro: "Mula sem cabeça?"

Psicanalista

Redação

30/08/2016 - 03h00
Notícia sem imagem

As ideologias totalitárias, o nazismo e o comunismo, são imutáveis. Seus crentes deliram ser deuses, donos do destino das nações e da humanidade, razão porque praticam todo tipo de crime em prol do projeto de destruição da democracia, onde quer que tenham atingido o poder, ao longo da história! Nós, brasileiros, assistimos de cátedra a essa marcha da amoralidade ideologicamente autorizada, nos 13 anos de dominação petista, em que a infâmia do Mensalão tornou-se uma ação de trombadinha, comparada à barbárie do Petrolão e às mentiras da presidenta, para encobrir a ruína econômica por ela plantada. Espero que, com a retomada do “Mula sem cabeça”, não tenha tomado em vão o tempo e a inteligência do leitor amigo! E nem o espaço generoso de nosso Correio!

“Nem eu nem vocês, somente esses companheiros, sabem o que aconteceu”, afirmou o presidente do Brasil, uma das maiores nações do mundo, quando pediu a solidariedade aos companheiros da “organização criminosa” cuja denúncia foi aceita pelo Supremo Tribunal Federal. É muita vontade de só ver o que se quer, caro leitor, quando toda a nação, que tem olhos para ver, ouvidos para ouvir e vergonha para se indignar, assistiu ao longo desenrolar de depoimentos, fatos e testemunhos, com direito a fortunas encuecadas ou lavadas por meio de empréstimos fajutos! Não fora o bastante, flagrou o desfile de saques e sacolas de dinheiro sujo, daqueles que colocaram suas siglas partidárias e mandatos eletivos no leilão sustentado por extorsões e dinheiro público.

Já ouvimos, como justificação das ações criminosas, que “não fomos os primeiros”, como se, após o estupro de Noé, embriagado por suas filhas, o estupro tivesse sido liberado geral! Noutros momentos, olham-nos como se fôssemos imbecis e nos tascam de cara limpa: “Mas naaada foi comprovaaado!”. Por último, leitor, se o Sr. ou a Sra., teimosamente, vê o óbvio lulante, é “elite branca golpista” ou, ainda, “moralista” sem consciência política e que não alcança o valor e o significado da apropriação de recursos com fins de fazer triunfar o socialismo petista no Brasil. Sim, moralistas alienados seríamos, pois não entendemos que “a luta de classes a tudo absolve e dignifica”, conforme jargão da cartilha petista-leninista que inspira sacoleiros, aloprados e sua retaguarda que camufla-lhes os passos ou lhes dá solidariedade!

Já li sobre essa cartilha, leitor! Testemunhei, em 1968, a companheirada hoje muito bem indenizada abortar a luta pela redemocratização, iniciando a luta armada, quando perceberam que os movimentos de massa e de oposição à ditadura estavam levando ao “crescimento da direita progressista”, conforme disseram então da maioria que, simplesmente, desejava a redemocratização do País.

Nada compreenderemos sobre o momento atual se não vermos, tal como os assaltos a bancos de 1970 para financiar a guerrilha no Araguaia, que o assalto aos cofres públicos por meio do Mensalão foi etapa de um golpe político para detonar o que nos resta de funcionamento democrático em nossas instituições.

Só esperamos, leitor, que daqui a alguns dias o Mensalão não vire “piada de salão”, conforme profetizou o tesoureiro Delúbio, ou, ainda, que os membros do grupo criminoso denunciado não tenha direito a vultosas indenizações por ofensa moral.

Enquanto isso, prossigamos fazendo de conta acreditarmos que tudo se passou por geração espontânea, sem liderança, como se um golpe político para dominar uma nação de 200 milhões de almas pudesse ser apenas mais uma “mula sem cabeça” aloprada!

Artigo

As 600 oliveiras de Nabatiyé e as eleições brasileiras

Segundo o proprietário, algumas tinham aproximadamente 500 anos, acompanhando gerações, mudanças de governo e sucessivas estações

03/11/2026 07h35

As 600 oliveiras de Nabatiyé e as eleições brasileiras

As 600 oliveiras de Nabatiyé e as eleições brasileiras

Continue Lendo...

Editorial

Segurança pública exige inteligência

O crime organizado não respeita limites estaduais, calendários eleitorais ou diferenças partidárias, por isso, seu enfrentamento não pode ficar limitado a iniciativas isoladas

03/11/2026 07h25

Segurança pública exige inteligência

Segurança pública exige inteligência

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).