Artigos e Opinião

OPINIÃO

Venildo Trevizan: "Perseverança e paciência"

Frei

Redação

15/10/2016 - 01h00
Notícia sem imagem

Existem em nossa sociedade pessoas que possuem uma história muito especial. Essa historia contém fatos e acontecimentos que marcaram e continuam marcando sua personalidade e seus ideais. Essas pessoas as chamamos de professores ou professoras.

Melhor dizendo: seria preferível serem chamadas de Mestres. Existem muitos professores e poucos mestres. O professor transmite conhecimentos. O mestre transmite sabedoria. O professor repete o que está nos livros, o mestre é criativo e busca descobrir juntos a sabedoria. O professor desenvolve a inteligência. O mestre desenvolve os sentimentos. O professor ensina a raciocinar. O mestre ensina a amar.

O professor encaminha para uma profissão. O mestre auxilia na descoberta de uma vocação. O professor indica caminhos. O mestre caminha junto. O professor cumpre sua tarefa de ensinar. O mestre pacientemente ajuda a perseverar. O professor é uma pessoa comum. O mestre deixa em cada um marcas especiais de nobreza e delicadeza.

Mesmo que nem todos tenham o privilégio de serem encaminhados por renomados mestres, sempre será possível construir algo de valor deixando como herança um nome que mereça respeito por elaborar iniciativas que servem de incentivo para seus discípulos e seus seguidores.

É edificante conversar com pessoas possuidoras de conteúdos que revelam amor à vida, confiança em seus dons e alegria em suas convicções. Essas são pessoas que jamais morrerão. Mesmo que deixem esse mundo fisicamente perpetuarão nas mentes e nos corações lições de vida que se eternizarão. Lições de conforto e de esperança.

A mais rica homenagem que se possa dedicar a esses mestres será a de prolongar sua sabedoria e seus talentos. Essa herança é sagrada. Deverá ser celebrada e perpetuada com carinho e com ternura. É patrimônio histórico, cultural e religioso.

A literatura poderá não conter em suas paginas essas lições. Mas as mentes humanas com certeza saberão perpetuar e assegurar que as palavras passam, mas os exemplos arrastam. Tudo quanto conseguirem transmitir será patrimônio da paz.

Ser mestre será privilégio de quem souber manter a humildade de um aprendiz, a alegria de um irmão, a confiança de um amigo, a paciência de um cientista e a perseverança de um santo. Ser mestre é cultivar e amar os dons como presentes de Deus. Ser mestre é um exercício diário de olhar o mundo como lugar sagrado de semear harmonia, esperança e fé.

Ser mestre é perseverar com o máximo de paciência na missão assumida. É dedicar o tempo, não para ensinar, mas para aprender. Pois cada ser humano é um livro de historias e acontecimentos. É nele que se descobrem lições de vida para admirar e cultivar.

Jesus Cristo não é apenas mestre, mas Mestre dos mestres pelas ricas e edificantes lições de vida que oferece à humanidade. Essa humanidade está sedenta de fé, de amor e de paz. Só ele poderá saciar e satisfazer.

A todos quantos se encontram pelo caminho desejo que andem confiantes e esperançosos. O sol da sabedoria brilhará e fará feliz a quem acreditar.

Artigos

Entre a estabilidade e o crescimento: o dilema dos juros no Brasil

O diagnóstico merece debate, mas reduzir a Selic por decreto ou a submeter a um conselho político não elimina os riscos de inflação, fuga de capitais e desvalorização cambial

05/11/2026 07h35

Artigo Correio do Estado

Artigo Correio do Estado

Continue Lendo...

Editorial

Chega de caixa-preta nos cofres estaduais

A estagnação no faturamento estadual ocorreu em um período em que as autoridades locais se vangloriavam do crescimento em ritmo chinês do Produto Interno Bruto (PIB) local

05/11/2026 07h20

Artigo Correio do Estado

Artigo Correio do Estado

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).