Artigos e Opinião

OPINIÃO

Aurélio Álvares: "Vacinação. Morrer ou viver. De quem é a escolha?"

Assessor da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Notícia sem imagem

A história da vacinação é muito antiga, pois, quando criança, na escola, já ouvia os meus professores e diretores falarem da obrigatoriedade de tomar a vacina. Aliás, naquela época, não se fazia a seleção de que este ou aquele deveria tomar a vacina, ou seja, todos deveriam tomar: era obrigatório.

Todo ano, era uma revolução entre a criançada, considerando que, além da dor, depois ficava uma cicatriz horrível. Às vezes me pergunto, seria verdade o que eles diziam? E, hoje, será que deveria eu tomar a vacina contra gripe... ou não!? Bem! Com tanta coisa acontecendo a nossa volta, como as corrupções dos parlamentares, de servidores públicos do alto escalão do governo, de juízes, de desembargadores, uma Suprema Corte nada confiável, enfim, muitos sendo presos... E justamente aqueles que são os principais responsáveis pelas nossas leis. Em quem confiar, então?! É complicado responder.

O Ministério da Saúde adverte que é uma medida preventiva e emergencial adotada pelo governo em razão do surto da doença no País e que seria implementada em áreas selecionadas. Como assim? Ora! Se ficou constatado como um surto, pergunto: não deveríamos todos tomar a vacina? Que direito de vida tem o governo sobre o cidadão? O atendimento à saúde, nos hospitais públicos, já está um caos, falta de medicamentos, profissionais médicos, etc. E cabe ao governo decidir quem deve viver ou morrer? Quer um exemplo? A minha idade, segundo o governo, não corre o risco entre a população que poderá contrair a doença. Enfim, escolhido a dedo, a padecer, a se expor a essa vacina. 

Fato estranho esse! A forma como os nossos governantes, supostamente, administram este país. Aqueles que elegemos e que, neste ano, baterão a nossas portas, na já conhecida solicitação de votos para continuarem mamando na teta do governo (ou do dinheirinho dos impostos). Essa população de candidatos não escolhe eleitores para pedir o voto. Atira para todo o lado. Não seria o caso de, pelo menos nesta época, eles mostrarem a boa vontade de disponibilizar a vacina para toda a população? Investir mais na fabricação da vacina contra a gripe? Ou outra doença qualquer? Pergunto: o que fazem com o dinheiro apreendido nas tantas operações da Polícia Federal? Sim, porque a televisão todos os dias nos mostra os desvios de recursos públicos e, nas pesquisas, revela que ninguém está confiando mais nesse governo.

Aliás, desconfia-se de todos os que se manifestam candidatos a algum cargo público. Neste ano, teremos a chance de renovar, de levar ao poder pessoas compromissadas com o povo; uma nova classe de políticos, mais honestos e menos interesseiros, no intuito de organizar um Congresso responsável e idôneo.

Assim mesmo, o Ministério de Estado da Saúde continua a advertir: todas as crianças, idosos acima de sessenta anos, grávidas e aqueles que estão sob o risco de contrair a doença devem tomar a vacina. 
Ah! Como eu gostaria de ter chegado aos sessenta anos de idade sem ficar na expectativa de vida e deixar que o governo escolha por mim se devo morrer ou viver! Evidente, prefiro a picada da pequenina agulhinha, que fará muito bem à minha saúde.

Artigo

As 600 oliveiras de Nabatiyé e as eleições brasileiras

Segundo o proprietário, algumas tinham aproximadamente 500 anos, acompanhando gerações, mudanças de governo e sucessivas estações

03/11/2026 07h35

As 600 oliveiras de Nabatiyé e as eleições brasileiras

As 600 oliveiras de Nabatiyé e as eleições brasileiras

Continue Lendo...

Editorial

Segurança pública exige inteligência

O crime organizado não respeita limites estaduais, calendários eleitorais ou diferenças partidárias, por isso, seu enfrentamento não pode ficar limitado a iniciativas isoladas

03/11/2026 07h25

Segurança pública exige inteligência

Segurança pública exige inteligência

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).