O povo brasileiro está em festa. É Carnaval. É a grandeza de uma tradição. É a pujança de uma cultura que explode os sentimentos de um povo sofrido, mas que nestes dias desliga sobrepondo a alegria de dançar, pular e abusar. As consequências não falam. Os prejuízos não contam. O importante é poder extravasar os sentimentos e as emoções.
Mas a vida não é só Carnaval. A própria Igreja não condena, mas alimenta outras realidades. Convida a comunidade a uma reflexão séria e fecunda sobre o destino da humanidade. Abre um período meditativo denominado Quaresma. São quarenta dias de exercícios espirituais que envolvem oração, jejum e caridade.
E para que esses exercícios produzam bons e abundantes frutos propõe um tema para estudo e para um posicionamento corajoso e eficiente em face da realidade traduzida pelo tema. Para este ano, o tema é “Fraternidade e Políticas Públicas”, e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”. Isso mostra o quanto a Igreja está atenta às situações que envolvem o nosso povo. Ela é a mãe que zela por seus filhos
Essa Campanha destina-se a aprimorar a presença atuante do povo nas mais diversas áreas de atividade humana. Fazer com que todo o cidadão assuma a organização e a construção de Políticas Públicas tanto no âmbito nacional, como no estadual e municipal.
O povo não pode ser mero espectador. Não pode também simplesmente desconhecer os motivos e as razoes que levam o governo a programar e impor decisões de cúpula. Mais do que nunca num país que se diz democrático será decisiva a participação popular tanto no planejamento quanto na execução.
Como ilustração dessas ações não basta saber o que seja poder público, os tipos de poder e os condicionantes nas políticas públicas. É preciso também aprender a contribuir para o bem de todos, pois somos membros de uma comunidade e, como tais, contribuintes na edificação de um país solidário e democrático.
A Campanha da Fraternidade é uma demonstração do quanto a Igreja está atenta aos problemas que afetam nosso povo. Participa das alegrias e das tristezas, dos sofrimentos e das esperanças, das derrotas e das conquistas. Busca sempre o melhor caminho para superar os conflitos e dificuldades. Conclama a todos os que creem em Deus e os que não creem a se unirem em favor da dignidade do ser humano, seja qual for sua cor, sua crença e sua cultura. E nós somos essa Igreja. Ou deveríamos ser. Somos desafiados a mostrar a esse mundo paganizado o poder de nossa fé e do nosso amor às causas inspiradas no Evangelho e disponibilizadas ao bem de todos.
Somos os profetas da esperança. Nada mais sagrado do que testemunhar nossa fidelidade e nosso empenho a essa missão. Mostrar que ainda é possível transformar estruturas desumanizadas e injustas em realidades de vida plena. E o tema dessa Campanha da Fraternidade proposto pela Igreja nessa Quaresma sirva de incentivo para praticar essa Fraternidade e esse amor em nossas famílias e em nossa sociedade.