Artigos e Opinião

ARTIGO

Antônio Carlos Siufi Hindo: "Sou filho de Deus, também quero ser embaixador"

Promotor de Justiça aposentado

Continue lendo...

Dias desses o presidente Jair Bolsonaro brincando com a imprensa disse que se o filho dele, Eduardo, não for o embaixador do Brasil em Washington, filho de alguém será indicado para o posto. Esse recado presidencial  resultou precioso. Sua interpretação tem vários ângulos para análise. Pensando bem, o presidente não está desassistido de razão ao dizer que muitos embaixadores que serviram em Washington fizeram pouco pelo Pais.   Deu a entender que não é necessário a formação diplomática para esse importante cargo. 

Questão de interpretação. Tiradentes, o herói máximo da nossa nacionalidade não tinha formação no curso de Odontologia e assim mesmo  prestou significativos serviços nessa área profissional. Outros tantos práticos nos dias que correm brincam com a nossa dentição.  Rábulas, esparramados em todos os quadrantes do nosso território também prestaram serviços jurídicos aos seus constituintes. Impetravam ordem de Habeas Corpus, formalizavam as ações de Mandado de Segurança e  fizeram notáveis defesas no plenário do Tribunal do Júri. Foram ações exitosas. Agiram com a mesma desenvoltura como se fossem profissionais do Direito. Mas, não é só.  Muitas pessoas, sem nenhuma formação técnica na área da construção civil  avançam na construção de suas moradias. Alguns são pilhados pela fiscalização. Outros, não. Usufruem do seu labor pecaminoso. 

Falsos médicos, que desafiam a vida, não titubeiam em consultar seus pacientes, auscultar seu coração, medir sua glicemia, controlar sua pressão arterial e prescrever as suas receitas. Tudo isso após as regulares visitas aos seus “ pacientes “ nos leitos hospitalares. Muitos se passam por psicólogos. Fazem consultas clínicas. Prescrevem medicamentos para depressão. 

Professores que conseguem seus diplomas de mestrado e doutorado sem nunca ter frequentado o regular  curso para a obtenção desses diplomas,  lecionam as nossas crianças. Muitos nem formação possuem na área de ensino e ministram aulas para as crianças. Empresas criminosas que cheiram o gosto sórdido da mercancia viciada  são as grandes responsáveis por esse  desastre social. Outras tantas ações condenáveis são plantadas todos os dias. Essas pessoas não tem  responsabilidade  com o futuro do nosso País. Não sabem o malefício que proporcionam. Não se intimidam com a consciência. As entidades de classe  fazem o que podem para evitar esses golpistas. Mas, os espertos sempre estão um passo à frente.  Uma herança maldita da nossa  era colonial. Espoliações, trapaças, roubalheira e  injustiça. Esse o nosso cardápio. De todos os santos dias.  Nesse contexto diabólico e de destemor explicito tomo a liberdade de dizer ao nosso presidente, Jair Bolsonaro, que também quero ser o embaixador do nosso País nas terras dos Czares,  Catarina II, a grande, Pedro, o Grande,  Nicolau e Alexndre da Casa dos Románov. A Rússia de Lenin, Stálin, Kruschov, Brejenev, Ieltizin e Gorbachov. Hoje, comandado com o poder da força por Vladimir Putin. Para essa Rússia, senhor presidente de tantas histórias e feitos históricos que pretendo o ambicioso posto de embaixador. Sou amigo pessoal do atual mandatário russo.  Falo fluentemente seu idioma, conheço a sua literatura, as suas artes, o seu folclore. Ivan Turgêniev, Tolstói, Dostoievski estão na sua  linha de frente. O seu teatro que encantou e encanta  o mundo. Conheço o funcionamento da  Igreja Ortodoxa Russa com o seu Patriarcado de Moscou e com poderes sobre todo o seu território.  Mas conheço também o outro lado do Kremlim. As traições, as conspirações, a formação dos seus informantes e a sua política de beligerância.

Principalmente suas relações com os amigos e com os seus inimigos.  Nossa contribuição  diplomática poderá ser preciosa no campo das  relações comerciais. A nossa ministra Tereza Cristina pode anunciar esse importante intercambio comercial para os nossos produtores rurais.  A carne, a soja, o algodão, o milho serão o grande carro forte da nossa ação diplomática. Ultrapassará as linhas do território russo. Alemães e noruegueses  não enxergarão a poeira dessa diplomacia fecunda.

Ficarão envergonhados. Avançaremos com o nosso propósito sobre todo o  leste europeu. Vamos transformar esse sitio geográfico que tem forte interferência da Rússia num importante empório comercial. Os nossos produtos comerciais ganharão outros mercados promissores.   Fruto do esforço dos nossos produtores rurais. Calma, lá. Presta atenção, queridos leitores, naquilo que o articulista irá escrever agora. O texto traduz apenas uma colocação despretensiosa sobre a brincadeira exteriorizada pelo nosso presidente. Outras questões mais urgentes precisam ser enfrentadas. As benditas reformas.  O Congresso Nacional já deu provas inequívocas que pretende ser o grande protagonista desse futuro. O resto é interpretação de ótica. Um grande amor pelo humor. Nada mais. 

ARTIGOS

Multiverso feminino: o dom de ser todas em uma

08/03/2025 07h47

Arquivo

Continue Lendo...

A mulher carrega dentro de si muitos mundos, coexistentes em sua mente. Neles, estão contidos múltiplos papéis, desempenhados simultaneamente, de acordo com a fase que ela está vivendo. Além dos papéis inerentes ao universo feminino – filha, esposa, mãe, profissional, amiga, líder, guerreira e, muitas vezes, todos ao mesmo tempo –, existem universos paralelos que a transportam para diferentes dimensões.

Nesses universos, ela precisa manejar desafios, ser intuitiva em suas escolhas e, às vezes, visitar o mundo da fauna, tornando-se uma ursa ou elefanta para divertir seus filhos. Outras vezes, precisa ser super-heroína: estica-se como a Mulher Elástico para alcançar metas, usa braceletes do poder como a Mulher Maravilha para se desviar das adversidades e veste diariamente a capa da Supergirl para proteger aqueles que ama.

Dentro desse sistema em constante expansão, ela assume múltiplas funções: administradora do lar, babá, educadora, diarista, nutricionista, cabeleireira e organizadora de eventos. E, apesar dos desafios, ela os enfrenta com graça e beleza, compreendendo que cada papel desempenhado é uma oportunidade de crescimento, evolução e descoberta de novas facetas de si mesma.

No entanto, viver nesse multiverso não é “recarregável”. Não há uma pilha interna que possa ser trocada nem um plugue para ser conectado à tomada e restaurar suas forças em minutos. Ela precisa aceitar suas limitações, reconhecer que o cansaço faz parte da jornada e entender que não há vergonha em não dar conta de tudo.

O segredo está em fazer pausas para se reconectar. É essencial aprender a dizer não, impor limites e priorizar o autocuidado e o descanso. Acima de tudo, deve-se enxergar essa multiplicidade não como uma sobrecarga, mas como a expressão única do seu dom de ser todas em uma.

Assine o Correio do Estado

ARTIGOS

Caminhos da Vida

08/03/2025 07h30

Arquivo

Continue Lendo...

A história da humanidade vai se construindo através de fatos e acontecimentos, frutos da convivência dos seres humanos. Tudo tem seu valor e sua influencia, principalmente por meio de obras materiais e culturais. Felizes serão sempre aqueles e aquelas que souberem dispor de seus talentos e de seus dons em favor dessa humanidade.

O estágio que nos acolhe no presente momento lembra um período muito especial nessa história, o período da Quaresma. O carnaval já passou. Suas glórias e agitações já passaram. Talvez permaneçam emoções e sentimentos alegres e sonhos para o arquivo pessoal, mostrando que sempre haverá o que comemorar.

Agora é Quaresma. Um período disponível para a meditação, para o silêncio interior, para as obras de caridade. Tempo em que o coração se faz mais sensível ao sofrimento e as mãos mais abertas para apaziguar a consciência e acionar a generosidade.

Quaresma é tempo sagrado como os demais tempos. Esse, porém, marcado especialmente como tempo de reflexão e oração. Para hoje, sugerimos um texto do Evangelho escrito por Lucas (Lc.1-4). Passagem essa que nos mostra o Mestre dos mestres ser molestado por satanás, que lhe oferece as mais tentadoras recompensa e os mais deliciosos prazeres.

O mundo sempre gira nesse cosmos como um caminho da felicidade. Tudo o que tenha para oferecer, o faz sempre com segundas intenções. Mesmo que o ser humano não veja maldade, será necessário estar em alerta, pois o lobo mau tem suas artimanhas enganadoras.

Por mais que trabalhemos o equilíbrio emocional, por mais que controlemos nossa mente e nossa organização espiritual, sempre haverá brecha pela qual, pela fragilidade humana, nos deixaremos seduzir por algo tentador. 

Somos portadores, por onde andarmos, de boas intenções, de espírito convicto e de sensibilidade perfeitamente respeitável. Sabemos que somos assim. Por mais que nos esforçarmos, sempre haveremos de olhar no caminho percorrido, e no caminho a percorrer, obstáculos do tamanho que se apresentarem.

Mesmo sabendo que existam tantos inimigos, quem esteja decidido a assumir uma responsabilidade, não temerá tentações de qualquer sorte que se apresente, o importante será sempre apostar a vida em algum valor. Ninguém será tão forte que possa impedir ser feliz. Diante do tentador, o Mestre foi forte e decidido.

Quando lhe ofereceu uma vida de prazer, respondeu: “Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus”. Quando lhe ofereceu poder, respondeu: “Somente a Deus adoraras e a ele prestaras culto”. Quando lheu oferece riquezas, também soube sabiamente responder, embora o inimigo continuasse com suas tentações.

Enquanto estivermos nesse mundo, estaremos caminhando em caminhos nem sempre tão agradáveis e tão seguros. São muitos os desvios. São muitas as placas indicando curvas perigosas e pedindo que ande mais devagar. E os caminhos que levam a Deus? Também são caminhos. Caminhos que devem ser percorridos com muito amor e grande responsabilidade e prudência.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).