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Fausto Matto Grosso: "Intervenção militar 'constitucional'"

Engenheiro e professor aposentado pela UFMS

Redação

30/11/2017 - 02h00
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Durante muito tempo, pensei que a intervenção militar fosse um assunto irrelevante, restrita a uma meia dúzia de condutores de faixas nas passeatas contra a corrupção. Entretanto, algumas informações sobre o assunto me deixaram preocupado.

Não me refiro à possibilidade real da intervenção, mas ao caldo de cultura existente no País favorável a soluções autoritárias e simplistas como esta.

Segundo pesquisas recentes do Instituto Paraná Pesquisas, 43,1% dos brasileiros defendem a intervenção militar no Brasil. 51,6% são contra e 5,3% não sabem ou não responderam. 

Por trás dessa realidade está o brasileiro descrente do sistema político, enojado pela corrupção e assustado com a violência cotidiana. Esses pontos são centrais, portanto, para serem enfrentados a partir de uma perspectiva democrática.

As mudanças que estão ocorrendo no sistema político são muito tímidas e apontam para o esforço de sobrevivência dos atuais mandatários. As poucas brechas que se abriram devem ser aproveitadas para uma intervenção maior da cidadania nas próximas eleições. Muitos grupos, pelo menos meia dúzia deles, apontam para uma filiação maciça de cidadão nos partidos mais limpos ou renovados.

Os que acreditam em mais democracia para a superação da crise da política devem assumir essa articulação com prioridade. Poderemos construir elementos para uma nova cultura política. Afinal, a política é muito importante para deixar na mão só dos políticos.

A corrupção foi transformada em sistema de poder nas últimas décadas. Pior, tornou-se um mal comum, que atinge todos os quadrantes ideológicos: direita, centro e esquerda, esta última até então encarada como reserva de moralidade. Apesar disso, é possível constatar uma atuação firme do Judiciário e da Polícia Federal.

Vários são os políticos e empresários processados, condenados e presos, principalmente nas primeiras e segundas instâncias. Decisões importantes estão sendo esperadas, como a manutenção da prisão para condenados na segunda instância e a redução do foro especial para os políticos, o que ajudaria a desafogar o Supremo Tribunal Federal e daria celeridade aos processos contra os políticos.

As mudanças recentes no Ministério Público, com a entrada de Raquel Dodge, até agora não deram razão para temores de perda de empenho dessa instituição. Apreensões existem quanto a mudanças na Polícia Federal, mas têm de serem anuladas pela mobilização, cada vez mais firme, da opinião pública e dos meios de comunicação. 
A violência na vida cotidiana, o tráfico de armas e drogas, está aí a preocupação maior das pessoas.

Estas se sentem inseguras e desprotegidas. Regiões inteiras estão fora do poder do Estado e a violência invade os lares e todos os ambientes da vida social. O grande desafio é construirmos uma nova formulação democrática, mas efetiva, sobre a segurança pública.

Como herança dos tempos da Ditadura, os democratas sempre olharam com desconfiança esse tema, principalmente aqueles mais à esquerda, que não se permitiram enfrentar esse desafio. Sem abrir mão da defesa dos direitos humanos universais, é preciso formular uma política mais efetiva da defesa integral dos cidadãos. Não se pode imobilizar a polícia no cumprimento do seu papel legal, ela própria grande vítima de crescente violência.

Quanto à intervenção militar, “constitucional”, como tentam dissimular seus defensores, é preciso deixar claro que ela será sempre inconstitucional. A Constituição coloca as Forças Armadas como instituições nacionais organizadas com base na hierarquia e na disciplina, sob a autoridade do presidente da República, seu chefe maior.
A simples propagação dessas ideias se constitui em crime.

Para propaganda de processos violentos e ilegais para alteração da ordem política, é prevista pena de detenção de 1 a 4 anos. Para a incitação da animosidade entre as Forças Armadas e as instituições civis – pena de reclusão de 1 a 4 anos.

Um presidente da República só pode ser afastado do cargo por impeachment ou renúncia. Ou ainda por novas eleições, como as que teremos em 2018, quando a decisão será colocada sob a responsabilidade de cada um de nós. Espero que possamos fazer bom uso da oportunidade de passar o Brasil a limpo. 

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IA e mudanças climáticas: como prevenir desastres

16/09/2024 07h45

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As consequências das mudanças climáticas estão cada vez mais visíveis ao redor do mundo. No Brasil, por exemplo, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) aponta que 60% do céu de todo o território nacional foi tomado pela fumaça em razão das queimadas, que, em grande parte, são consideradas criminosas.

O aumento das  queimadas nas florestas, por sua vez, evidencia as mudanças climáticas. Em 2022, a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um relatório destacando que as queimadas poderiam aumentar em 50% até 2100, como consequência dessas alterações. 

As mudanças extremas das condições climáticas aumentam a frequência de desastres, que geram um impacto negativo tanto na economia quanto no meio ambiente, o que exige dos governos o uso de ferramentas em prol da resiliência deste cenário.

Nesse contexto, a inteligência artificial (IA) é uma opção para oferecer mais transparência e controle sobre as variáveis que causam desastres, sejam eles naturais ou criminosos.

Esta tecnologia está começando a ser utilizada na prevenção das queimadas em florestas, pela capacidade de análise rápida por meio de dados de satélites, sensores e históricos que visam reduzir o tempo de resposta, sendo especialmente útil para avaliar queimadas e identificar as áreas de risco, ajudando na alocação eficiente de recursos em tempo hábil para combater o avanço do fogo.

Por exemplo, existem soluções que identificam precocemente as queimadas florestais por meio da IA e das imagens de satélite.

Além disso, a IA tem a capacidade de diferenciar se um incêndio tem origem natural ou criminosa, baseando-se em variáveis da biodiversidade e identificando áreas de interesse, especialmente durante períodos de estiagem.

Em casos de queimadas criminosas, por exemplo, o foco da inteligência artificial está na redução do tempo de resposta e na detecção antecipada da extensão do problema, utilizando câmeras e sensores que ampliam a capacidade de monitoramento, sobretudo em áreas vulneráveis. 

Também é possível utilizar a IA em diferentes aspectos da prevenção e da ação frente aos desastres climáticos, como na Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e no Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), que desenvolveram um chatbot para o fornecimento, em tempo real, de informação necessária para que os usuários possam agir durante uma crise ambiental.

Outro exemplo é a utilização de uma rede de câmeras no topo de montanhas. Esses dispositivos giram de forma contínua em 360 graus a cada minuto, capturando dados e guardando-os na nuvem.

Com essa informação, a IA delimita as seções em que detecta os primeiros tufos de fumaça, ou as áreas vulneráveis a futuras queimadas, para a prevenção de acidentes. 

Não podemos também deixar de lado outros recursos importantes para a prevenção de incêndios, como a utilização de drones e satélites por meio da inteligência artificial, que monitoram ecossistemas.

Esses recursos visam mitigar acidentes rapidamente, graças ao alcance e ao dinamismo da IA na análise de dados. Nesse prisma, temos de considerar a variedade de soluções disponíveis que podem ser utilizadas, não só para fazer frente aos desastres climáticos como para a prevenção.

A IA, assim como outras tecnologias, é, hoje, parte estratégica para melhorar a governança de dados desse tipo de crise. 

No entanto, é essencial que a tecnologia seja acompanhada de estratégias integradas e de colaboração contínua entre governos, empresas e sociedade, para maximizar seu impacto positivo e fazer da inovação um compromisso com a sustentabilidade do planeta.

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ARTIGOS

A tecnologia e a IA na aprendizagem

16/09/2024 07h30

Arquivo

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O advento da internet e, agora, o avanço das tecnologias de inteligência artificial (IA) vem transformando significativamente a sociedade, incluindo os hábitos de consumo de livros, jornais e materiais didáticos.

A busca pelo conhecimento, antes restrita aos meios físicos, hoje se expande e se mescla a um vasto leque de possibilidades no ambiente digital.

Como resultado, os alunos da geração Alpha (nascidos a partir de 2010) estão vivenciando uma profunda transformação no processo de aprendizagem. Atentas às tendências, tanto as escolas particulares quanto as redes públicas têm investido em ferramentas digitais para se alinhar melhor à realidade dos alunos, aumentando o engajamento e demonstrando que é possível aprender de maneira divertida e colaborativa.

Com a chegada da IA, a necessidade de transformação da educação ganha ainda mais força e velocidade. Algumas empresas vêm liderando esse movimento de apoio aos educadores nesse processo de evolução por meio da aplicação de novas tecnologias integradas ao que já funciona na sala de aula tradicional, proporcionando uma experiência híbrida de aprendizagem responsável e eficaz, com intencionalidade pedagógica. 

Há no ecossistema de startups empresas que oferecem soluções gamificadas de aprendizagem e entregam aos estudantes uma ferramenta de estímulo à escrita criativa, simplificando o trabalho dos educadores e encantando os alunos.

Existem também ferramentas que possibilitam aos estudantes realizar testes de fluência leitora, e em seguida eles recebem recomendações de leitura de forma inteligente, construindo o hábito leitor.

Ao longo dos anos, a tecnologia tem transformado profundamente a educação, facilitando o acesso ao conhecimento e tornando-o mais acessível e flexível.

Recentemente, o avanço da inteligência artificial e de ferramentas digitais interativas tem permitido personalizar o ensino e criar experiências mais envolventes e eficazes. Essas inovações continuam a influenciar a educação, preparando alunos e instituições para os desafios do futuro.

As tecnologias desenvolvidas por edtechs, por exemplo, aumentam significativamente o engajamento dos alunos ao tornar o aprendizado mais interativo e motivador.

A partir de recursos como gamificação, aprendizagem híbrida e conteúdos de educação socioemocional, as soluções das empresas capturam a atenção dos alunos e mantêm o interesse ao longo do processo educacional. 

Mas é importante reforçar a importância de manter iniciativas para equilibrar o uso da tecnologia com métodos pedagógicos convencionais, para evitar a dependência de ferramentas digitais. Isso inclui a integração de abordagens mais clássicas, como ensino presencial e atividades práticas, com tecnologias avançadas, garantindo uma educação mais holística. 

Por trás das plataformas educacionais, há um processo pedagógico cuidadosamente elaborado, que assegura que a tecnologia seja utilizada de maneira eficaz para apoiar a aprendizagem. Esse planejamento envolve a colaboração de educadores e especialistas para garantir que as ferramentas digitais estejam alinhadas com as melhores práticas pedagógicas.

O objetivo é integrar a tecnologia ao ensino, de forma a enriquecer a experiência educacional, promovendo um aprendizado mais eficaz e equilibrado.

Além de facilitar o dia a dia dos educadores, a tecnologia também contribui para a satisfação das famílias, que observam o desenvolvimento das habilidades do século 21 em crianças e jovens.

É importante destacar que o processo de letramento digital, habilidade desenvolvida com as soluções das edtechs, envolve o uso crítico, ético e equilibrado da tecnologia. A IA não deve ser vista apenas como uma ferramenta, mas como uma impulsionadora e formadora de novos talentos.

Apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito para democratizar o acesso às tecnologias no Ensino Básico, tanto em escolas públicas quanto privadas em todo o País.

É essencial que haja uma colaboração entre empresas do ecossistema de startups e instituições de ensino para que mais alunos tenham acesso a um mundo de possibilidades e possam vivenciar a evolução do processo de aprendizagem.

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