Marcelo Augusto Santos Turine é candidato a reitor da UFMS
Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo é candidata a vice-reitora da UFMS
Os conhecimentos adquiridos na vida acadêmica propiciam o desenvolvimento. É imprescindível nos renovar e dialogar diuturnamente, buscar a ciência e as pessoas na tomada de decisões preservando o aspecto humano, como seres e educadores que podem sempre se ultrapassar a si mesmo. A universidade é um espaço de criação, de aprendizagem e de ensinamentos.
Neste cenário, nosso sonho é fortalecer a UFMS com um bom lugar para estudar, pesquisar, trabalhar e interagir com a sociedade. Um eixo estratégico para as práticas institucionais na administração pública. Uma universidade aberta para o diálogo amparado em muita ética, transparência, criatividade e respeito no âmbito interno, mas também externamente, na relação com a sociedade. Essa é uma prática incremental que buscamos para a UFMS a cada dia, criando debates construtivos e constantes que caminhem pela estrada da eficiência e da democracia, com integração e modernização institucional.
Em um cenário de redução de verbas para Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, de afronta ao direito à gratuidade do ensino, nosso projeto para reitoria da UFMS é pautado na governança pública e no planejamento estratégico para resgatar o papel protagonista da UFMS no desenvolvimento local, regional, nacional e internacional, buscando a excelência do ensino, da pesquisa, da extensão, do empreendedorismo e da inovação.
Colocamos a nossa experiência em gestão pública, científica, tecnológica e de inovação, de articulação com as diferentes instituições de ensino e pesquisa do estado (UEMS, UFGD, UCDB, IFMS, Uniderp, Embrapa e Fundações MS e Chapadão), do setor produtivo, das federações (FIEMS, FAMASUL, FECOMERCIO, FAEMS e Sistema S) e das agências nacionais (CNPq, CAPES, FINEP, MEC, MCTIC e Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), à disposição da comunidade UFMS, pois entendemos que a experiência é o diferencial para gerir a instituição pública em tempos de crises.
Administrar a UFMS é enfrentar grandes desafios, tomar decisões corajosas, exercer um diálogo incessante interna e externamente e da mesma forma que as asas são essenciais para o voo, a experiência é essencial para a gestão. Sem asas não se voa, o horizonte é inalcançável, um sonhosem a menor chance de se realizar. Com asas e o saber voar, o horizonte é atingível e o futuro realizável.
Para isso, nosso plano de gestão está baseado em seis eixos: Ensino de Graduação e Pós-graduação; Extensão, Pesquisa, Empreendedorismo e Inovação; Vivência e Inclusão Universitária; Valorização da Equipe; Tecnologia da Informação; e Comunicação Científica e Social e Excelênciana Gestão Universitária. Várias ações merecem destaque, como (1) Reitoria Itinerante, para estabelecer comunicação direta entre a administração e as unidades setoriais nos diferentes municípios; (2) Consultoria externa para avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação, em conjunto com coordenadores e colegiados de cada curso, para obtenção de um diagnóstico técnico e um plano de metas a curto, médio e longo prazo; (3) Criação de Agência de Integração e Desenvolvimento de Projetos para estimular as parcerias, aumentar a captação de recursos e auxiliar a prestação de contas dos projetos; (4) Criação de Portfólio Institucional de competências da UFMS, um ponto de encontro na UFMS e uma vitrine tecnológica para parcerias com o setor produtivo e governos municipal, estadual e federal; (5) Criação da Pró-reitoria de Assuntos e Articulação Estudantis, para o fortalecimento e aperfeiçoamento da assistência estudantil (bolsas, restaurantes universitários com maior atendimento, creches, central de estágios e gestão dos egressos); (6) Reabertura do Morenão e revitalização do Auto Cine como espaços de integração, estímulo e consolidação de atividades culturais e desportivas e fortalecimento das atividades culturais e esportivas na universidade; (7) Criação da Escola de Extensão, para incrementar os cursos de qualificação e formação de profissionais e gestores de Mato Grosso do Sul; (8) Instituição de programa para o fortalecimento do senso de pertencimento efetivo à UFMS, por meio da melhoria do ambiente de trabalho, dos espaços e da infraestrutura e das relações humanas; (9) Criação do Gabinete Digital, com maior transparência nas decisões dos colegiados, com novas formas de participação e valorização do diálogo institucional e melhoria da representação efetiva; (10) Criação do Fórum de Coordenadores de Graduação, de Pós-Graduação de Diretores de Campus e Unidades para integração, debate e melhoria da missão institucional.
Acreditamos que é o momento de abertura para o outro, de alteridade nas relações, mais do que derrubar grades queremos construir pontes. Por isso, fizemos a questão de estar com todos nessa jornada, de ouvir cada pessoa que encontramos pelo nosso caminho. Em um momento de crise, de divisões, de dualismo políticos, de modelos e de ideias, a universidade precisa se reinventar, se transmudar e cumprir o seu papel de ser protagonista no desenvolvimento das pessoas.
Nossa UFMS é plural e, assim como a sociedade contemporânea, apresenta-se como um território vivo, repleto de atores distintos que constituem forças sociais heterogêneas com dinâmicas próprias, demandando arranjos institucionais que comportem todas as potencialidades inerentes a esse território de pessoas, e que gerem a visibilidade a toda essa riqueza de saberes que é a UFMS e para tanto, precisaremos de uma gestão centrada nas pessoas.
O caminho para alcançar a qualidade e a excelência no ensino, na pesquisa e na extensão passa por um choque de gestão em um processo de integração e modernização de sua estrutura administrativa e é exatamente isso que sabemos fazer.
Nosso sonho para a UFMS implica em sustentar o Juntos Somos. Juntos somos diálogo, integração e modernização para as transformações que desejamos. Juntos somos uma reitoria aberta, integrada, democrática, experiente e articulada, que reúna os milhares de talentos da universidade, estado e empresa em verdadeira sinergia para o desenvolvimento social e econômico de Mato Grosso do Sul e do Brasil, pois Juntos somos UFMS!
* O Correio do Estado abre espaço para os candidatos à reitoria da UFMS apresentarem suas propostas, antes da consulta pública, no dia 4 deste mês.


