Cidades

ALERTA

Às vésperas do inverno, MS sofre com alerta de onda de calor

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta para onda de calor que deve durar de 2 a 3 dias; duas cidades do Estado ficam entre as 10 menores umidades registradas no país

Continue lendo...

A 10 dias para começar o inverno, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de onda de calor que deve atingir quase todo o Mato Grosso do Sul até a noite desta quarta-feira (12).

De acordo com o aviso emitido, as temperaturas estarão 5°C acima da média em 73 das 79 cidades do Estado. Sobre o período de duração, começou ontem, segunda-feira (10), às 9h40, e deve percorrer até às 21h de amanhã.

Inclusive, cinco cidades de MS registraram temperaturas acima dos 34°C, sendo elas: Coxim (35°C), Nhumirim (34.6°C), Porto Murtinho (34.6°C), Água Clara (34.1°C) e Aquidauana (34°C).

Além do alerta de onda de calor, a umidade relativa do ar continua em níveis preocupantes para a população. Dentre as 10 cidades com menor índice no país nesta segunda-feira, duas (Porto Murtinho e Coxim) são de Mato Grosso do Sul, com registros abaixo de 25%.

Chuvas

Fonte: créditos na imagem

Segundo o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), 46 municípios tiveram chuvas abaixo da média histórica no mês de maio. A cidade que apresentou a maior precipitação foi Ivinhema, com 102,8mm de chuva acumulada, cerca de 7% abaixo do comum.

Já Campo Grande ficou de 59 a 78% abaixo da média, com diferentes registros dependendo da referência, sendo eles: Campo Grande - UPA Aparecida Gonçalves (35,8 mm), Campo Grande - UFMS (29,6 mm), Campo Grande - EMBRAPA (21 mm) e Campo Grande - Vila Santa Luzia (19,4 mm). Para efeito de comparação, a média histórica é de 88,2 mm.

Sobre os próximos três meses (junho-julho-agosto), de acordo com o modelo ensemble WMO, há grandes chances do Estado apresentar chuvas abaixo da média histórica para o trimestre analisado (JJA). Previsão para as regiões do Estado:

  • Região norte - 25 a 100 mm;
  • Regiões sul, sudeste e sudoeste - 150 a 300 mm;
  • Regiões central, leste e oeste - 100 a 150 mm.

El Niño e La Niña

Fonte: CPC/IRI

Prestes a começar o inverno no final de junho, a La Niña pode contribuir para isso. Ainda de acordo com o boletim meteorológico divulgado pela Cemtec, há 49% de probabilidade do fenômeno ocorrer nesses próximos três meses, o qual pode influenciar na chegada de massas de ar frio. Enquanto isso, o El Niño não deve agir, com apenas 1% de chance.

Porém, os outros 50% ficam por conta da neutralidade de ENOS (El Niño Oscilação Sul), o que indica que as condições climáticas devem ficar próximas à média histórica do Mato Grosso do Sul.

Definições

El Niño: aquecimento anormal do Oceano Pacífico Equatorial;  
La Niña: Inverso do El Niño, provoca o resfriamento do Oceano Pacífico Equatorial.

Assine o Correio do Estado

Falha da rede

Instabilidade na Rede afeta números de emergência 190 e 193 em Campo Grande

A Sejusp informou que houve uma falha na transmissão da empresa de telefonia responsável e que os contatos estão funcionando normalmente.

19/06/2024 15h44

As linhas de emergência 190 e 193 em Campo Grande, apresentou falhas nesta quarta-feira (19).

As linhas de emergência 190 e 193 em Campo Grande, apresentou falhas nesta quarta-feira (19). Divulgação/

Continue Lendo...

Um problema técnico na rede deixou os contatos de urgência 190, da Polícia Militar, e 193, do Corpo de Bombeiros, sem receber ligações por algumas horas desta quarta-feira (19). De acordo com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), o problema foi resolvido na tarde de hoje, e os telefones de urgência estão funcionando normalmente. 

Em contato com a pasta, a assessoria explicou que a rede na manhã desta quarta-feira (19), passou por uma instabilidade na falha de transmissão da empresa de telefonia responsável e que os problemas foram resolvidos por volta das 15h. 

 Veja a nota abaixo: 


A concessionária de serviços de telefonia relatou que houve um problema técnico na rede, afetando comunicações telefônicas, incluindo parcialmente o serviço tridígito de emergência. A empresa já foi notificada pela SEJUSP e se comprometeu a sanar a falha o quanto antes. Neste momento, o problema técnico na rede de telefonia, que afetou parcialmente os chamados de emergência, já foi resolvido pela empresa responsável.
Os números 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros Militar) estão funcionando normalmente.


Falha 

Conforme apurado pelo Correio do Estado, os telefones de urgência 190 e 193 começaram a ficar inoperantes por volta das 9h. A reportagem tentou contatos com os telefones e verificou que ligações não eram completadas. 

Em contato com a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), confirmou a instabilidade da rede e relatou que estavam correndo contra o tempo, para sanar os problemas.  

A concessionária de serviços de telefonia relatou que houve um problema técnico na rede, afetando comunicações telefônicas, incluindo parcialmente o serviço tridígito de emergência. A empresa já foi notificada pela SEJUSP e se comprometeu sanar a falha o quanto antes. Mesmo diante do problema técnico, o CIOPS continua recebendo acionamentos e atendendo a população, bem como monitorando a situação em busca de uma ágil e célere solução.

Para serviços de urgência e emergência, a população que não conseguir entrar em contato pelo 190 ou 193, pode  ligar para os seguintes números: 

  • 67 99273-5825 - Polícia Militar
  • 67 99199-9983 - Corpo de Bombeiros Militar

Por volta das 15h, a própria Sejusp confirmou que os problemas de instabilidade nas linhas de urgência foram resolvidos.

A SEJUSP informa que o problema técnico na rede de telefonia, que afetou parcialmente os chamados de emergência, já foi resolvido pela empresa responsável.
Os números 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros Militar) estão funcionando normalmente.


 

 


Assine o Correio do Estado

AÇÃO

Boa notícia para os donos de pets! Prefeitura lança consultório veterinário móvel

Iniciativa tem o objetivo de facilitar o acesso a cuidados veterinários em áreas carentes da Capital

19/06/2024 15h00

Boa notícia para os donos de pets! Prefeitura lança consultório veterinário móvel nesta quinta-feira

Boa notícia para os donos de pets! Prefeitura lança consultório veterinário móvel nesta quinta-feira Divulgação: Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Para a alegria e alívio dos donos de pets, a Prefeitura Municipal de Campo Grande lançou, nesta quinta-feira (20), o Consultório Veterinário Móvel. A iniciativa da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea) tem como objetivo levar serviços básicos de saúde animal para várias partes da cidade, especialmente aquelas regiões que têm menos recursos ou para donos que não conseguem levar seus pets até a unidade central da Subea.

O consultório móvel é um ônibus adaptado, com ar-condicionado que vai oferecer uma série de serviços veterinários, como consultas, vacinas, microchipagem, tratamento contra vermes e carrapatos, além de orientações sobre cuidados preventivos e encaminhamento para castração.

Neste mês, o consultório móvel estará em duas regiões pela manhã: nos dias 20 e 21 no Centro de Convivência Tijuca, das 8h às 11h, e no dia 22 no Todos em Ação, na Escola Municipal Senador Rachid Saldanha Derzi – Jardim Noroeste, das 8h às 13h.

Em julho, o atendimento será das 8h às 11h e das 13h às 15h, com distribuição de senhas. A ação acontecerá uma semana em cada local: de 01 a 05 de julho no CRAS Vila Popular e de 08 a 12 de julho no CRAS Vida Nova.

No lançamento desta quinta-feira (20), vão rolar atividades educativas sobre cuidados com os animais e distribuição de material informativo. Quem estiver lá também vai poder conferir de perto como é o consultório móvel e pegar todas as informações sobre quando ele vai estar nos diferentes bairros da cidade.

Lançamento do Consultório Veterinário Móvel

Data: 20/06/24
Horário: 8h às 11h
Local: Centro de Convivência Tijuca II (Rua Piassanguaba, 1145).

Cronograma

  • Centro de Convivência Tijuca

Data: 20/06 e 21/06
Hora: 08h às 11h
Local: Rua Piassanguaba, 1145 – Tijuca.

  • Todos em Ação – Noroeste

Data: 22/06
Hora: 08h às 13h
Local: E.M. Senador Rachid Saldanha Derzi, Rua Dois Irmãos n. 291, Bairro Jardim Noroeste

  • CRAS Vila Popular

Data: 01/07 a 05/07
Hora: 08h às 11h e 13h às 15h
Local: R. Marçal de Souza, 25 – Vila Popular

  • CRAS Vida Nova

Data: 08/07 a 12/07
Hora: 08h às 11h e 13h às 15h
Local: R. Jaci Maria de Azevedo Moro, 164 – Nova Lima (Segredo)
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).