Cidades

CÂNCER

Atriz Lupe Gigliotti, irmã de Chico Anysio, morre no Rio

Atriz Lupe Gigliotti, irmã de Chico Anysio, morre no Rio

g1

20/12/2010 - 06h00
Continue lendo...

A atriz Lupe Gigliotti, de 84 anos, morreu neste domingo no Rio de Janeiro. A informação da morte foi dada pela assessoria do humorista Chico Anysio, irmão da atriz.

Ela se recuperava de um câncer de pulmão e morreu em sua casa em Copacabana.

Maria Lupicínia Viana de Paula nasceu em julho de 1926 em Maranguape, no Ceará.

Também formada em Direito, Lupe começou a atuar no teatro, na televisão e no cinema na década de 1960. Foram 17 papéis no teatro e 19 em novelas e seriados. No cinema, ela atuou em 11 filmes.

Cidades

Falta de relatório suspende pesquisas no Lacen-MS por 90 dias

Suspensão é referente à falta do Certificado de Qualidade em Biossegurança

01/04/2025 15h30

Foto: Arquivo/ Correio do Estado

Continue Lendo...

O presidente da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), suspendeu por 90 dias algumas pesquisas do Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen-MS).

A suspensão, publicada no Diário Oficial da União (Dou) desta terça-feira (1º) é referente à falta do Certificado de Qualidade em Biossegurança em razão da ausência de apresentação do relatório anual de atividades desenvolvidas pelo laboratório.

Neste período, ficam suspensas quaisquer atividades que envolvam a “construção, o cultivo, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a liberação no meio ambiente e o descarte de Organismos Geneticamente Modificados - OGMs.”

O certificado pode ser cancelado se a instituição não se regularizar perante à CTNBio ou não demonstrar interesse em prosseguir com as suas atividades, após deliberação da CTNBio.

Em nota, o Lacen-MS destacou que a medida não afetará o funcionamento da instituição.  Abaixo segue a ìntegra da nota divulgada pela Secretaria de Estado de Saúde.


"A SES (Secretaria de Estado de Saúde) esclarece que a suspensão do CQB (Certificado de Qualidade em Biossegurança) do Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) pelo período de 90 dias não impacta as atividades do laboratório. A licença foi originalmente obtida para oferecer respaldo técnico caso houvesse necessidade de manipulação de OGMs (Organismos Geneticamente Modificados) em projetos de pesquisa. No entanto, até o momento, o Lacen não realizou tais atividades, de modo que a suspensão não interfere no funcionamento regular da unidade nem na prestação de serviços essenciais à população. Reforçamos o compromisso do Lacen com a transparência e a excelência na execução de suas atividades, assegurando que todas as demandas da saúde pública continuem sendo atendidas com qualidade e rígidos padrões de segurança."

Assine o Correio do Estado
 

HRMS

Hospital Regional de MS amplia 164 vagas de concurso público realizado em 2024

A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (1º) e entre as vagas, serão chamados 96 enfermeiros e 35 médicos.

01/04/2025 15h17

São 164 vagas para diversos cargos no Hospital Regional

São 164 vagas para diversos cargos no Hospital Regional Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

O Hospital Regional de Mato Grosso do Sul vai chamar mais 164 profissionais que participaram do concurso público de 2024. A informação foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (1º). 

O concurso foi realizado pela Fundação Serviços de Saúde (Funsau) em abril do ano passado, com 279 vagas para nível superior, médio e fundamental.

De acordo com a publicação do Diário Oficial, foram ampliadas 162 vagas para o nível superior e de 2 vagas para o nível fundamental.  

Entre as novas vagas, há reserva para pessoas com deficiência (PcD), negros e indígenas. Os nomes dos novos convocados ainda não foram divulgados.

Segundo o edital, das 162 vagas para profissionais de serviços hospitalares com formação em nível superior, serão chamados:

  • 26 fisioterapeutas, sendo 5 vagas reservadas para negros, 1 para índios e 1 para PcD;
  • 2 psicólogos;
  • 2 farmacêuticos bioquímicos;
  • 96 enfermeiros, sendo 19 vagas reservadas para negros, 3 para índios e 2 para PcD;
  • 1 nutricionista; e
  • 35 médicos distribuídas por especialidades, sendo 7 vagas reservadas para negros, 1 para índios e 2 para PcD.

Também foram abertas mais duas vagas para auxiliar de serviços hospitalares. 

As vagas serão preenchidas por candidatos aprovados em todas as fases do concurso, com base na ordem de classificação e no prazo de validade do processo seletivo. 
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).