Cidades

IRREGULARIDADES

Auditoria aponta desvio de verbas na Funai

Auditoria aponta desvio de verbas na Funai

Redação

02/07/2010 - 06h24
Continue lendo...

MICHELLE ROSSI

Auditoria realizada na Fundação Nacional do Índio (Funai), em Campo Grande, apontou desvios de recursos praticadas pela coordenação do órgão. As ilegalidades foram encontradas durante “varredura” promovida pela Fundação de Brasília (DF) em abril deste ano. Entre irregularidades encontradas estão o sumiço de vários produtos, como brinquedos, roupas, equipamentos de informática e eletrônicos. Também há evidências do desvio de combustível e até dos pneus usados dos veículos oficiais
.
O diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no Estado, Juracy Almeida Andrade, informa que o dossiê contendo todos os problemas encontrados na auditoria já foi encaminhado ao Ministério Público Federal (MPF). A entidade encaminhará na próxima semana documento também ao governador André Puccinelli (PMDB) e à Ordem do Advogados do Brasil em Mato Grosso do Sul (OAB/MS) cobrando providências. 

“Há notas fiscais de pagamento de combustível com valores que ultrapassam a capacidade dos tanques dos carros; pneus em excesso que foram comprados e não se sabe para quê — e também não foram localizados; equipamentos que deveriam estar na sede da Funai em Campo Grande, mas que não foram encontrados, como dois telefones globalstar que operam via satélite e assim têm sinal em qualquer lugar. Isso só para citar algumas questões”, afirma Juracy Almeida. 

A auditoria apontou ainda sumiço de vários produtos. São materiais que deveriam ser distribuídos às comunidades indígenas ou para uso da Funai que não foram localizados, como roupas, brinquedos e itens de informática. Tratam-se de produtos de apreensão da Receita Federal que deveriam ter sido entregues aos índios.

Consta ainda outra doação da Receita Federal, em 2009, de quatro notebooks e 11 máquinas fotográficas digitais para uso da coordenação em Campo Grande, que estão desaparecidos até o momento. No relatório há justificativas de funcionários para o sumiço dos equipamentos de que diante de rumores de invasão da coordenação da Funai, “alguém” teria levado os computadores e as máquinas para casa, a fim de proteger o patrimônio — que nunca mais foi visto.

Providências
Os servidores temem que a Funai seja fechada na Capital por conta do descaso da presidência em Brasília que há um ano não nomeia coordenador titular para a cidade, o que segundo os funcionários, facilita a corrupção no local.  Juracy Almeida disse que foram realizadas várias tentativas de contato com a presidência da Funai em Brasília, desde 2009. “Nunca tivemos resposta do Márcio Meira (presidente da Funai). Parece que ele desconhece que Mato Grosso do Sul tem a segunda maior população indígena do Brasil”, reclama.
Em Mato Grosso do Sul,  vivem atualmente 67.574 mil índios, distribuídos em 75 aldeias na zona rural de 29 municípios, além daqueles que vivem nas cidades. O Amazonas é o estado com a maior concentração indígena.

Cidades

Turistas são resgatados após ficarem perdidos na mata em Bonito

Quatro homens decidiram iniciar o ano descendo o rio Formoso a nado, mas acabaram se perdendo em meio à mata

02/01/2025 18h34

Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

No dia 1º de janeiro, para comemorar o início do ano, quatro turistas decidiram descer o rio Formoso a nado no início da tarde. Contudo, acabaram se perdendo em meio à mata em Bonito.

Segundo informações da assessoria do Corpo de Bombeiros repassadas ao Correio do Estado, desde o acionamento, o resgate durou cerca de três horas.

Os turistas relataram que estavam nadando próximo às margens do rio, saindo de uma propriedade rural, quando a mata ficou fechada. Nesse ponto, entraram em contato com plantas conhecidas como arranha-gato e capim-navalha.

Ainda que a vegetação causasse desconforto, o grupo só decidiu parar ao avistar uma cachoeira e optou por não seguir em frente. Como não retornaram, e as horas foram passando, os familiares acionaram o Corpo de Bombeiros.

A equipe realizou o trajeto durante a noite e, após percorrer alguns quilômetros, começou a ouvir gritos de socorro das vítimas. Conforme os bombeiros, o grupo revezava os gritos em intervalos regulares para facilitar a localização.

Dessa forma, os bombeiros conseguiram localizar os quatro homens, que estavam bem. O resgate emocionou um deles, que chorou muito e, segundo relatos, sofreu uma crise nervosa.

Mesmo na escuridão e em uma região de mata fechada, a equipe conseguiu realizar o resgate com sucesso. Eles desceram o rio utilizando técnicas de segurança e cuidado, garantindo que todos saíssem da área até uma estrada vicinal. Os turistas foram encaminhados ao hospital local e liberados após receberem atendimento.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Corumbá inicia mutirão de limpeza mudando visual para o Carnaval

Além de preparar a cidade para receber turistas, preocupação é também com a incidência de casos de dengue, zika vírus e Chikungunya

02/01/2025 17h45

Mutirão de limpeza já se iniciou no primeiro dia útil em Corumbá

Mutirão de limpeza já se iniciou no primeiro dia útil em Corumbá Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O primeiro dia de trabalho do prefeito corumbaense Gabriel Oliveira foi pelas ruas da cidade, tomada pelo lixo e mato reflexos do abandono da gestão anterior. A preocupação não é apenas com a incidência de casos de dengue, zika vírus e Chikungunya, mas em preparar a cidade para receber os milhares de turistas em março, quando ocorrerá o carnaval.

Logo pela manhã, Gabriel lançou as ações da campanha "Feliz Cidade, Cidade Limpa, Povo Feliz", na rua Pedro de Medeiros, bairro Popular Velha. Conversou com moradores e se reuniu com seu secretariado e técnicos, oportunidade em que pediu o empenho de todos. "Será uma campanha de longo prazo e vamos envolver as escolas e empresas", disse.

Novo visual

O foco central é a prevenção às doenças em um período de muita chuva, porém o aspecto de abandono da cidade preocupa o novo gestor. "É uma limpeza do ambiente que a gente vê na cidade, que, infelizmente, está tomada pela sujeira. Acredito que até o carnaval vamos fazer uma boa conscientização e conseguir transformar o visual da cidade", comentou.

Logo cedo, trabalhadores e máquinas "invadiram" o bairro Popular Velha com serviços de em roçada, pintura de meio-fio, coleta de lixo, varrição e controle de endemias nas ruas, terrenos baldios, prédios públicos e residências. A entrada da cidade, pelas BRs 262 e 359, também receberão atenção especial.

O deputado Paulo Duarte acompanhou o início do mutirão e afirmou que a cidade vive um novo momento. "De fato, Corumbá vai viver novos tempos. Tenho certeza que o doutor Gabriel será, junto com a Bia (vice-prefeita), o grande condutor dessa mudança. Estarei sempre aqui para apoiar toda e qualquer ação da prefeitura", destacou.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).