Cidades

DOIS DETIDOS PELA PM

Bandidos invadem e 'fazem a limpa' em casa de prefeito

Suspeito foi pego em flagrante quando saía com sacolão de itens tomados

RAFAEL RIBEIRO

02/09/2019 - 11h01
Continue lendo...

Pelo menos seis bandidos invadiram e furtaram a casa do prefeito de Bodoquena, Kazuto Horii (PSDB), na noite do último domingo (1). Dois dos criminosos, um homem e um adolescente, foram capturados pela Polícia Militar horas depois do crime.

A descoberta da ação criminosa foi possível por conta de uma testemunha que passava pelo local no momento em que a quadrilha estava dentro da casa do mandatário municipal. A pessoa estranhou o fato de uma mulher estar deitada em canteiro vizinho à casa do prefeito e ligou para a Polícia Militar. 

Aos PMs, a suspeita alegou que estava assustada por ter sido assaltada. Mas no momento em que era conduzida para a delegacia, a equipe escutou barulhos vindos de dentro da residência. E o homem que acabaria preso, que não teve a identidade revelada, apareceu carregando diversos objetos dentro de uma sacola.

O crime foi descoberto porque o notebook levado pelo suspeito tinha uma inscrição em adesivo grudada com o nome de Kazu, como é conhecido. Ao averiguarem, encontraram a cerca elétrica da casa cortada.

Os PMs deram voz de prisão, mas o homem iniciou uma briga com os agentes, momento no quala  mulher aproveitou para correr e escapar. Segundo o boletim de ocorrência, foi preciso uso de força para conter o suspeito até que ele pudesse ser algemado.

Os policiais recuperaram uma caixa com 50 munições calibre ponto 40, de uso exclusivo de forças de segurança pública, um pote com produtos cosméticos, dois notebooks, um celular, um barbeador elétrico, uma fonte de alimentação, um martelo, uma lanterna, uma caixa com canecas de porcelana, dois alicates, uma tesoura, uma chave inglesa, bolsa com medicamentos, duas correntes de prata, uma corrente de outro, um carregador de pilhas, três pedaços de pedra, um cabo HDMI, duas chaves de fenda, duas mochilas, três cremes dentais, cortador de unhas, relógio de prata e diversas outras jóias e bijuterias. 

A equipe então acessou o imóvel e constatou que a casa estava toda revirada e que haviam sido levados ainda uma TV e outro notebook que não estavam com o suspeito preso. 

O prefeito Kazuto Horii (PSDB)

Foi descoberto também que alguns dos itens encontrados, como as munições, não haviam sido furtados do local e podem ser de outras vítimas. O suspeito então confessou que além da mulher, um adolescente de 14 anos e um rapaz de 21 anos também haviam participado do crime.

A PM foi para a casa do jovem, mas ele conseguiu fugir. Lá, no entanto, foi localizado o adolescente, que apontou o local onde tinha escondido mais coisas, e lá foram encontrados outros vários objetos como TV, notebook, câmera, bebidas e cosméticos. 

O adolescente revelou também que uma sexta pessoa teria participado da ação, vigiando o local. Esse, a mulher e o outro homem entregado pelo suspeito preso seguiam foragidos até a publicação desta reportagem.

O Correio do Estado entrou em contato com Kazu por meio da assessoria de imprensa da prefeitura local, mas não havia obtido resposta até a publicação desta reportagem.

OFERTAS

Leilão do Detran-MS inicia março com 181 veículos para circulação

Os lotes se dividem em 162 motocicletas e 19 carros, além das ofertas de sucatas que podem ter as peças retiradas e vendidas

03/03/2026 16h35

Divulgação

Continue Lendo...

Nesta segunda-feira (2), o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) abriu o leilão de veículos para circulação e sucatas.

Entre os veículos que podem circular, há 181 lotes, os quais 162 são motocicletas e 19 carros. Entre os destaques está um Citroen C4 Pallas 20EPF, ano 2009/2010, que tem lance inicial de R$ 4.518.

Entre as motocicletas, o destaque é uma HONDA/CG 160 START, ano 2025/2025, com o lance inicial de R$ 4.095.

Entre as sucatas, são 66 lotes, sendo 70 motocicletas e 58 automóveis de sucata inservível, ou seja, que podem ter as peças retiradas e vendidas separadamente; e um lote único de 10.313,00 kg de material ferroso, voltado para siderúrgicas.

O leilão ficará aberto até às 15h, do dia 17 de março, realizado pelo portal www.leiloesonlinems.com.br.

Os editais dos leilões estão disponíveis no novo site do Detran-MS. Acesse (https://www.detran.ms.gov.br/informativo/editais-leiloes-e-licitacoes/).

Visitação

No portal é possível conferir os valores e fotos. Os interessados que quiserem avaliar os lotes podem visitar o pátio da PMAX Guincho e Armazenamento de Veículos, na Rua Gigante Adamastor, 16, Jardim Santa Felicidade, em Campo Grande.

Em Dourados, também há possibilidade de visitação, na unidade da PMAX, localizado na Avenida Moacir Djalma Barros, nº 11.355,  BR-163, Km 266. Os dias liberados para visita são 13 e 16 de março, das 08h às 11h e das 13h30 às 16h30.

Assine o Correio do Estado

Fenômeno

Pescadores encontram diversos peixes mortos no Rio Sucuriú

Segundo a Polícia Militar Ambiental, a mortandade pode ter sido causada devido ao fenômeno natural conhecido por "devoada"

03/03/2026 16h15

Exemplares foram encontrados no trecho em Paraíso das Águas

Exemplares foram encontrados no trecho em Paraíso das Águas Reprodução

Continue Lendo...

Pescadores encontraram, no último domingo (01), vários peixes mortos boiando nas águas do Rio Sucuriú, no município de Paraíso das Águas, a aproximadamente 210 quilômetros de Campo Grande. 

A maioria dos animais mortos eram da espécie piau, um peixe comum nas bacias do Paraná e do Paraguai. Os registros foram feitos por um casal que praticava pescaria no trecho entre a Ponte do Portinho Municipal e a Ponte de Pedra. 

De acordo com relatos de um dos pescadores, os peixes mortos estavam espalhados em diferentes pontos do rio, o que causou estranhamento e preocupação quanto às possíveis causas do fato. 

O Correio do Estado entrou em contato com a Polícia Militar Ambiental responsável pelo condado. Em nota, a assessoria da PMA de Costa Rica informou que realizou fiscalização pelo rio e em terra durante o dia de ontem (2) para apurar as causas do incidente. 

Em conversa com ribeirinhos e pescadores, a Polícia confirmou que cerca de 15 a 20 exemplares de peixes das espécies Piau, Tubuarana e Tucunaré foram encontrados boiando durante o domingo, mas o fenômeno cessou logo em seguida. 

Por esse motivo, durante a vistoria da PMA, não foi encontrado nenhum peixe morto nas regiões do Curralinho e Ponte de Pedra, nem nas grades de adução da Usina Hidrelétrica Fundãozinho ou propriedades rurais com lavouras às margens do rio. Não foram identificados, também, vestígios de uso indevido de defensivos agrícolas ou qualquer descarte irregular. 

Possíveis causas

A PMA afirmou que a mortandade pode ter sido causada por um fenômeno natural conhecido como "decoada", comum no Pantanal, ocorrendo na cheia (fevereiro a maio), quando águas sobem e inundam áreas secas com matéria orgânica, causando decomposição bacteriana intensa. 

"Imagens registradas no dia da denúncia mostraram um grande acúmulo de resíduos orgânicos e vegetação seca na calha do rio, trazidos pelas fortes chuvas e cheias. Esse material orgânico, ao entrar em decomposição, reduz drasticamente o oxigênio da água, o que pode levar à morte de peixes de forma moderada — fato que também foi registrado na região no mesmo período em 2025", explicou em nota. 

Mesmo com os indícios de causa natural, a Polícia informou que vai manter o monitoramento contínuo do trecho. Além disso, já foi realizado um pedido ao Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) para que seja feita a coleta e análise técnica da água. 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).