Campo Grande deve ganhar um novo viaduto no acesso à cidade pela BR-163, próximo à Uniderp Agrárias, em uma das entradas do Bairro Jardim Veraneio.
A intervenção é resultado de uma ação mitigadora, em razão de um novo empreendimento na Capital, e deve contribuir para facilitar o acesso à região da Chácara dos Poderes.
Conforme o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Rudi Fiorese, a intervenção viária trará alívio aos condutores que trafegam diariamente no local, além de facilitar o acesso para os moradores e estudantes da região.
“Uma construtora [Plaenge] está realizando um empreendimento na região e tem interesse em construir um novo viaduto para a Capital. A região da intervenção tem crescido bastante e conta com diversos moradores e estudantes, com isso, todos serão beneficiados com essa obra”, apontou o titular da Sisep.
Como exemplo, o estudante de Medicina Veterinária Jonathan Mendonça, 25 anos, frequenta o local para chegar à universidade, contudo, em virtude do fluxo intenso do trânsito na região, sempre procura outros meios para evitar congestionamento.
“Dependendo do horário, é impossível transitar na região, por ser bem próximo à BR, no local passam carros, carretas em alta velocidade, fiquei empolgado com o novo viaduto, ele vem para facilitar o fluxo de trânsito, todos saem ganhando", relatou.
"Sempre busco rotas alternativas para ir trabalhar e chegar até a faculdade, tomara que com essa obra melhore o fluxo de circulação para os moradores”, completou.
Conforme o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana (Semadur), Luís Eduardo Costa, o projeto está sendo avaliado pela Prefeitura de Campo Grande.
“O processo está sendo avaliado, são diversas etapas e estudos realizados para a implementação dessa intervenção na cidade”, destacou.
Fiorese pontuou que o projeto está em discussão final e deve ser aprovado em agosto.
Segundo informações da empresa responsável pelo empreendimento, desde que o projeto foi lançado, a proposta já contava com a construção de um novo viaduto para facilitar o acesso dos moradores da região.
Conforme apurado pelo Correio do Estado, além da construção do novo viaduto, obras de pavimentação e drenagem foram realizadas na Rua Desembargador Leão Neto do Carmo e na Avenida Cruz de Lorena, sendo vias de acesso à Universidade Uniderp Agrárias.
Também foi implantado 1,7 km de ciclovia na região, entre as ações que facilitarão o acesso ao empreendimento e melhorarão o fluxo de circulação dos moradores da região.
Últimas notícias
IMPACTOS
As intervenções realizadas são resultados de medidas mitigadoras, ou seja, ações que visam à redução ou à eliminação dos impactos causados pela implantação, operação, manutenção ou até mesmo pela desativação de determinado empreendimento.
Para o arquiteto e urbanista Bruno Almeida, a medida é resultante dos estudos e avaliações ambientais da área e do grau de interferência que tal ação terá sobre a região.
“A medida mitigadora é essencial para o bom funcionamento do espaço, tendo como objetivo diminuir os prejuízos ao meio natural. Esse tipo de ação procura anteceder o impacto negativo que a obra possa causar no local", explicou.
"Quando se tem algum empreendimento que interfere no fluxo e no bom funcionamento da sociedade, é necessário encaminhar projetos para minimizar os impactos, ou até mesmo, se for positivo, otimizar e maximizar a ação” completou.
Uma ação semelhante ocorreu em Campo Grande, na BR-163, quando foi implantado um viaduto de acesso à Rua Marquês de Pombal, no Bairro Tiradentes, próximo ao condomínio residencial Damha.
EMPREENDIMENTO
Conforme a empresa responsável pelo empreendimento, o Riviera Home Club será um condomínio horizontal.
A previsão de entrega é janeiro de 2023. Ao todo, serão 249 lotes em condomínio fechado, localizado na região leste da cidade, no Jardim Veraneio, próximo ao Parque dos Poderes.




