Depois de alguns dias de céu aberto e calor forte, a chuva volta a ganhar protagonismo e deve marcar o início da semana em Campo Grande. A partir deste domingo (23), áreas de instabilidade voltam a se espalhar pela capital, interrompendo a sequência de dias ensolarados e trazendo de volta o cenário típico de novembro, quando o tempo muda rápido e as pancadas surgem quase sem aviso.
A instabilidade chega poucos dias depois de Mato Grosso do Sul figurar entre os estados com maiores acumulados de chuva do País. Na semana passada, Campo Grande liderou o ranking nacional entre as capitais, registrando 31 mm em 24 horas, volume que causou alagamentos, quedas de árvores e transtornos em diversos bairros.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) este domingo (23) deve ser de muitas nuvens e pancadas de chuva ao longo do dia, com mínima de 21°C e máxima de 32°C. A umidade permanece alta, chegando a 90% pela manhã.
Na segunda-feira (24), o tempo segue fechado e a probabilidade de chuva aumenta. O dia deve amanhecer com trovoadas e permanecer instável até a noite. As temperaturas caem ligeiramente, variando entre 19°C e 30°C, com umidade alcançando 100%.
A terça-feira (25) marca o retorno gradual do sol, embora ainda haja chance de pancadas isoladas. O calor volta a subir e a máxima pode chegar a 33°C.
Na quarta (26) e quinta-feira (27), o sol aparece entre muitas nuvens, mas o Inmet ainda prevê chuva isolada, especialmente no período da tarde. As temperaturas sobem e devem atingir 34°C, enquanto a umidade mínima cai para 25%.
Chuva irregular e calor acima da média devem continuar
Segundo boletim climático do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec), novembro caminha para terminar com chuvas irregulares no Estado, com acumulados ora acima, ora abaixo da média, dependendo da região.
A previsão para o trimestre dezembro-janeiro-fevereiro aponta temperaturas ligeiramente acima da média histórica em Mato Grosso do Sul, favorecendo sensação de calor mais intenso nos dias de pouca nebulosidade.
O órgão também destaca a tendência de permanência do fenômeno La Niña, que pode influenciar a distribuição da chuva no Estado, deixando os volumes mais irregulares.
Imunidade
Com as constantes variações de temperatura, entre frio, calor e umidade variável, manter a imunidade da saúde não é fácil. Em períodos assim, é normal observar sintomas de resfriados e redução da imunidade.
Por isso, alguns cuidados podem ser tomados para preservar a saúde e manter a imunidade alta, para lidar com o constante "tira casaco, coloca casaco" de Mato Grosso do Sul.
- Mantenha uma alimentação sustentável e nutritiva, optando por alimentos frescos, sustentáveis e saudáveis;
- Mantenha o corpo hidratado, mesmo quando não sentir sede;
- Pratique exercícios regularmente, eles ajudam a fortalecer a resiliência do corpo;
- Proteja-se contra os efeitos dos raios UV, evitando exposição exagerada ao sol;
- Cuide do bem-estar mental através de práticas que auxiliem o gerenciamento da ansiedade e da depressão, como ioga, meditação e atividades físicas.


