Cidades

FERIADO DE SANTO ANTÔNIO

Câmara emenda feriado, mas prefeitura não

A câmara municipal adere ao ponto facultativo na sexta-feira (14), mas prefeitura mantém atividades

Continue lendo...

A Câmara Municipal de Campo Grande decretou ponto facultativo para esta sexta-feira (14). Com isso, os servidores terão um feriadão prolongado que vai de quinta-feira até domingo.

Em contraste, a Prefeitura de Campo Grande decidiu não seguir a mesma medida. O que significa que muitos funcionários públicos municipais terão que trabalhar normalmente após o feriado. Para os funcionários da Câmara Municipal, o expediente deve voltar normalmente na segunda-feira (17). 

O documento nº 7.533 foi publicado no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) nesta terça-feira (11).

Aulas Normais na Rede Municipal de Ensino

Para a Rede Municipal de Ensino (Reme), as aulas também seguem normais nesta sexta-feira. Desde o início do ano, a resolução sobre a organização do ano escolar de 2024, estabelecida pela Secretaria Municipal de Educação, prevê atividades regulares no dia. Com isso, cerca de 10 mil professores e 12 mil servidores (incluindo administrativos, pessoal da limpeza, merenda, monitor de aluno e etc) ficarão sem o feriado prolongado. 

Feriado de Santo Antônio

O ponto facultativo na sexta-feira para os funcionários da Câmara Municipal se deve ao feriado de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho, é uma tradicional festa católica que homenageia Santo Antônio de Pádua, conhecido como o santo casamenteiro. A data é marcada por diversas celebrações religiosas e culturais, incluindo missas, procissões e quermesses.

Para celebrar a data, a Prefeitura de Campo grande organizará o 22º Arraial de Santo Antônio. O evento será realizado entre os dias 12 e 16 de junho de 2024, das 18h às 00h, na Praça do Rádio Clube, localizada na avenida Afonso Pena, Centro, em Campo Grande.

Tradicional na Capital, a festa junina é realizada todos os anos em homenagem ao padroeiro da cidade, Santo Antônio. Serão cinco dias de festa com comidas típicas, danças de quadrilha, músicas, shows e celebrações religiosas.

Assine o Correio do Estado.

Saúde

Mais Médicos: 407 profissionais começam a atuar em 22 estados

Cerca de 24,9 mil profissionais já trabalham em 4,2 mil municípios

24/04/2025 23h00

407 profissionais começam a atuar em 22 estados

407 profissionais começam a atuar em 22 estados Divulgação

Continue Lendo...

A partir desta semana, 407 médicos formados no exterior e que concluíram o Módulo de Acolhimento e Avaliação do Programa Mais Médicos começam a atuar no Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, a previsão é que o grupo atue em 180 municípios e 15 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs), distribuídos em 22 estados.407 profissionais começam a atuar em 22 estados407 profissionais começam a atuar em 22 estados

“Com a chegada desses médicos, o Ministério da Saúde espera impactos positivos nas comunidades atendidas, como a ampliação do acesso aos serviços de saúde na atenção primária, a redução do tempo de espera por atendimento com a utilização do prontuário eletrônico do SUS (e-SUS APS), além de avanços significativos na saúde indígena”, destacou a pasta em nota.

De acordo com o comunicado, antes de iniciarem as atividades, os profissionais de saúde passaram por um treinamento específico para atuar em situações de urgência e emergência e também no enfrentamento de doenças prevalentes nas regiões onde vão atuar, incluindo a malária.

“Com o objetivo de assegurar a eficácia do programa e a qualidade do atendimento prestado à população, a pasta acompanha de perto o desempenho dos profissionais. Um dos principais instrumentos de monitoramento é o e-SUS APS, que permite registrar e acompanhar o histórico dos pacientes, facilitando a integração entre a atenção primária e os demais níveis de cuidado,” informa ainda o ministério.

Números

Atualmente, cerca de 24,9 mil profissionais do Mais Médicos atuam em 4,2 mil municípios – 77% do território nacional. Dentre as cidades, 1,7 mil, segundo o ministério, apresentam altos níveis de vulnerabilidade social. A meta é alcançar 28 mil profissionais no programa até o final de 2025.

“Em dezembro de 2024, o programa registrou um marco ao atingir o maior número de médicos em atividade nos Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs), com 601 profissionais atuando nessas regiões”, destacou a pasta.

Despedida

Velório do papa: 90 mil já se despediram de Francisco; 2º dia teve fila de apenas 15 minutos

A contagem foi feita até as 19h (14h de Brasília).

24/04/2025 20h00

90 mil já se despediram de Francisco

90 mil já se despediram de Francisco Divulgação

Continue Lendo...

Cerca de 90 mil pessoas já passaram pela Basílica de São Pedro para se despedir do papa Francisco, segundo informado pelo Vaticano na tarde desta quinta, 24.

A contagem foi feita até as 19h (14h de Brasília). O segundo dia teve um fluxo menos intenso de peregrinos e filas mais organizadas. Fiéis relataram ter enfrentado apenas 15 minutos de espera ao final da tarde na capital italiana. O dia foi marcado por picos no fluxo de visitantes.

Cenário bem diferente do dia anterior: as despedidas se iniciaram na quarta-feira, 23, com relatos de até cinco horas de fila, e gente entrando na basílica até as 5h30 da manhã. As visitas foram suspensas por 1h30, apenas para realizar a limpeza na igreja.

Muitos grupos de jovens marcaram presença no velório. Eles estavam em Roma para a canonização de Carlo Acutis, que ocorreria no domingo, 27, mas foi cancelada após a morte do pontífice.

"Vínhamos para a canonização, mas fomos surpreendidos com a morte do papa. De todas as formas, estamos felizes de poder nos despedir do papa Francisco, e estaremos no funeral no sábado", afirma a hondurenha Suyapa Yanes, coordenadora de um grupo de adolescentes que veio da diocese de Wilmington (EUA).

Na fila, uma vestimenta frequente é a camiseta da "Celeste", como é conhecida a seleção argentina. "É muito forte para um argentino viver isso aqui. Acompanhamos de perto a saúde do papa e é muito inspirador ver como ele foi muito forte, que sempre ia adiante e vivia tudo com senso de amor. Nós, argentinos, temos muito a aprender com ele", afirma a psicóloga Rosario Romero.

"Estamos ansiosos por participar deste momento", afirma o capixaba Tiago Ventura. "Chegamos em Roma há dois dias e ontem não encaramos a fila, mas hoje estamos dispostos a esperar duas horas para vê-lo."

Nesta sexta-feira, 25, o Vaticano espera uma quantidade maior de pessoas devido ao feriado na Itália (Dia da Liberação) e à concentração de quem chega para participar do funeral no sábado, 26.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).