Cidades

FERIADO DE SANTO ANTÔNIO

Câmara emenda feriado, mas prefeitura não

A câmara municipal adere ao ponto facultativo na sexta-feira (14), mas prefeitura mantém atividades

Continue lendo...

A Câmara Municipal de Campo Grande decretou ponto facultativo para esta sexta-feira (14). Com isso, os servidores terão um feriadão prolongado que vai de quinta-feira até domingo.

Em contraste, a Prefeitura de Campo Grande decidiu não seguir a mesma medida. O que significa que muitos funcionários públicos municipais terão que trabalhar normalmente após o feriado. Para os funcionários da Câmara Municipal, o expediente deve voltar normalmente na segunda-feira (17). 

O documento nº 7.533 foi publicado no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) nesta terça-feira (11).

Aulas Normais na Rede Municipal de Ensino

Para a Rede Municipal de Ensino (Reme), as aulas também seguem normais nesta sexta-feira. Desde o início do ano, a resolução sobre a organização do ano escolar de 2024, estabelecida pela Secretaria Municipal de Educação, prevê atividades regulares no dia. Com isso, cerca de 10 mil professores e 12 mil servidores (incluindo administrativos, pessoal da limpeza, merenda, monitor de aluno e etc) ficarão sem o feriado prolongado. 

Feriado de Santo Antônio

O ponto facultativo na sexta-feira para os funcionários da Câmara Municipal se deve ao feriado de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho, é uma tradicional festa católica que homenageia Santo Antônio de Pádua, conhecido como o santo casamenteiro. A data é marcada por diversas celebrações religiosas e culturais, incluindo missas, procissões e quermesses.

Para celebrar a data, a Prefeitura de Campo grande organizará o 22º Arraial de Santo Antônio. O evento será realizado entre os dias 12 e 16 de junho de 2024, das 18h às 00h, na Praça do Rádio Clube, localizada na avenida Afonso Pena, Centro, em Campo Grande.

Tradicional na Capital, a festa junina é realizada todos os anos em homenagem ao padroeiro da cidade, Santo Antônio. Serão cinco dias de festa com comidas típicas, danças de quadrilha, músicas, shows e celebrações religiosas.

Assine o Correio do Estado.

DESDOBRAMENTOS

Caso Lava Jato: Juíza torna réus 39 alvos ligados ao caso da Torre de Pituba

Rejane Zenir JungBluth Suxberger, da 1ª Zona Eleitoral de Brasília, colocou no banco dos réus o empresário e delator Marcelo Odebrecht, o ex-tesoureiro do PT e mais

01/12/2024 20h00

Caso nasceu da Operação Lava Jato e era conduzido pela 13ª Vara Federal de Curitiba

Caso nasceu da Operação Lava Jato e era conduzido pela 13ª Vara Federal de Curitiba Reprodução

Continue Lendo...

A juíza Rejane Zenir JungBluth Suxberger, da 1ª Zona Eleitoral de Brasília, colocou no banco dos réus o empresário e delator Marcelo Odebrecht, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o ex-diretor de serviços da Petrobrás Renato Duque e mais 36 investigados da antiga Operação Lava Jato.

Eles eram acusados de supostos crimes de corrupção, gestão fraudulenta de instituição financeira, lavagem de ativos e organização criminosa na construção e ampliação da "Torre de Pituba", nova sede da Petrobras em Salvador.

O Estadão busca contato com a defesa dos investigados. O espaço está aberto para manifestações.

O caso nasceu da Operação Lava Jato e era conduzido pela 13ª Vara Federal de Curitiba. Depois, foi remetido para a Justiça Eleitoral de Brasília após o Supremo Tribunal Federal reconhecer a competência da mesma para analisar ações conexas a crimes eleitorais.

Além disso, o processo foi atingido pela anulação das provas do acordo de leniência da Odebrecht, mas ainda assim permaneceu de pé.

O Ministério Público Federal ofereceu nova denúncia no processo, apontando que mesmo com a exclusão de inúmeras provas, a acusação ainda se mantinha de pé.

No último dia 13, Suxberger considerou que "estão presentes os pressupostos processuais e as condições da ação para o recebimento da denúncia".

"A justa causa reside na probabilidade do cometimento dos fatos atribuídos aos denunciados, que se sucederam em torno das obras de ampliação do Conjunto Torre de Pituba, destinada a abrigar a nova sede da Petrobrás em Salvador/BA.

Nesse contexto, se verificou possível prática dos crimes de corrupção ativa, corrupção passiva, gestão fraudulenta, desvio de recursos de instituição financeira e lavagem de dinheiro, no bojo de organização criminosa", anotou a magistrada.

Segundo a juíza, há "indício de materialidade" dos crimes, considerando documentos e depoimentos colhidos ao longo do inquérito, seja com diligências em operações, com acordos de colaboração e no próprio curso da ação penal, enquanto tramitou perante a 13ª Vara Federal de Curitiba.

O despacho foi publicado no último dia 18.

 

Assine o Correio do Estado

LUTO

Morre um dos principais nomes da ciência brasileira: Rogério Cerqueira Leite

Pesquisador foi um dos viabilizadores do projeto e construção do Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS)

01/12/2024 17h00

Leite esteve no início da criação do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais

Leite esteve no início da criação do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais Reprodução/FrameTVBrasil

Continue Lendo...

Engenheiro e físico Rogério Cezar de Cerqueira Leite faleceu na madrugada deste domingo (1), aos 93 anos.

Formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), foi professor na Universidade de Campinas (Unicamp) e na Universidade de Paris. Um dos maiores nomes da ciência no Brasil, também foi presidente de honra do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).

Leite deixa três filhos, sendo que o sepultamento foi marcado para 13h de hoje (1º), no cemitério Flamboyant, em Campinas.

Em nota, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que “Rogério Cerqueira Leite foi um dos nossos maiores cientistas e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e avanços da ciência no Brasil”.

E completou: “em 93 anos de vida deixou contribuições em tantas áreas que seu legado continuará dando frutos e não será esquecido. Meus sentimentos aos familiares, amigos, alunos e admiradores de Rogério Cerqueira Leite”.

O pesquisador foi um dos viabilizadores do projeto e construção do Laboratório Nacional de Luz Síncroton (LNLS) e o início da criação do CNPEM que, também em nota, afirmou:

“O falecimento de professor Rogério Cezar de Cerqueira Leite é sentido com grande pesar por todos os colaboradores do CNPEM e, certamente, por grandes entusiastas da ciência, tecnologia e inovação do Brasil”.

 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).