Cidades

Cidades

Campanha nas ruas

Campanha nas ruas

Redação

05/07/2010 - 06h27
Continue lendo...

Depois da ressaca da Copa do Mundo, da qual o Brasil foi eliminado pela Holanda, chegou a hora de “encarar” a campanha política que tem início oficialmente nesta terça-feira (6), ainda sem o horário no rádio e na TV, que só vale a partir de 17 de agosto -, mas com os comícios e a propaganda legal liberados nas ruas.
    Em Mato Grosso do Sul, a polarização da disputa pelo Governo do Estado, entre o governador André Puccinelli (PMDB), candidato à reeleição, e o ex-governador José Orcírio dos Santos (PT), mostra que não haverá possibilidade ou terá cenário para realização de segundo turno. Simples constatação: a terceira via, Ney Braga, do PSOL, não tem mínima capacidade de investimentos na própria campanha e sequer conseguiu aliança para se aventurar neste embate majoritário.
    Terminados os acertos que definiram o mapa das eleições deste ano em Mato Grosso do Sul com o prazo final das convenções encerrado na quarta-feira (30), candidatos, partidos e eleitores entram na contagem regressiva determinada pela legislação eleitoral e materializada num calendário que impõe regras rígidas, cuja prática deve ser diária. Afinal de contas, não será nada fácil. Diferente das eleições municipais (apenas prefeito e vereador), os pleitos federal e estadual exigirão maior atenção dos eleitores sul-mato-grossenses, pois vão precisar apertar o botão da urna eletrônica seis vezes: o primeiro voto, será para presidente da República; o segundo, governador do Estado; terceiro e quarto, para dois senadores; quinto, para deputado federal; e o último, para deputado estadual. Esta ordem de votação, porém, não é oficial e com certeza poderá mudar nos próximos dias, mas serve como alerta para o eleitorado. O cidadão deve fazer a sua parte e buscar o máximo de informação sobre candidatos que se apresentarão à sua porta. Dessa forma estará valorizando o voto depositando confiança no melhor perfil político. E se ainda não estiver convencido, basta esperar pelo horário gratuito para, então, começar a conhecer candidatos em programas que serão veiculados seis dias por semana, uma hora por dia em TVs e rádios. Do contrário, correrá o risco de passar os próximos quatro anos arrependido por ter  jogado o seu voto na lata do lixo. Do outro lado, espera-se menos baixarias e mais propostas dos candidatos ao Governo. Embora André Puccinelli e José Orcírio venham prometendo adotar tom moderado, sabe-se pelo histórico da disputa à Prefeitura de Campo Grande, ainda no século passado, que os dois transformaram o pleito em palco de guerrilha urbana. Desta vez, além da reprovação do eleitorado, a Justiça Eleitoral deve estar preparada para condenar com o rigor imposto pela legislação o menor sintoma de "recaída" de Puccinelli e de José Orcírio.       

Cidades

Turistas são resgatados após ficarem perdidos na mata em Bonito

Quatro homens decidiram iniciar o ano descendo o rio Formoso a nado, mas acabaram se perdendo em meio à mata

02/01/2025 18h34

Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

No dia 1º de janeiro, para comemorar o início do ano, quatro turistas decidiram descer o rio Formoso a nado no início da tarde. Contudo, acabaram se perdendo em meio à mata em Bonito.

Segundo informações da assessoria do Corpo de Bombeiros repassadas ao Correio do Estado, desde o acionamento, o resgate durou cerca de três horas.

Os turistas relataram que estavam nadando próximo às margens do rio, saindo de uma propriedade rural, quando a mata ficou fechada. Nesse ponto, entraram em contato com plantas conhecidas como arranha-gato e capim-navalha.

Ainda que a vegetação causasse desconforto, o grupo só decidiu parar ao avistar uma cachoeira e optou por não seguir em frente. Como não retornaram, e as horas foram passando, os familiares acionaram o Corpo de Bombeiros.

A equipe realizou o trajeto durante a noite e, após percorrer alguns quilômetros, começou a ouvir gritos de socorro das vítimas. Conforme os bombeiros, o grupo revezava os gritos em intervalos regulares para facilitar a localização.

Dessa forma, os bombeiros conseguiram localizar os quatro homens, que estavam bem. O resgate emocionou um deles, que chorou muito e, segundo relatos, sofreu uma crise nervosa.

Mesmo na escuridão e em uma região de mata fechada, a equipe conseguiu realizar o resgate com sucesso. Eles desceram o rio utilizando técnicas de segurança e cuidado, garantindo que todos saíssem da área até uma estrada vicinal. Os turistas foram encaminhados ao hospital local e liberados após receberem atendimento.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Corumbá inicia mutirão de limpeza mudando visual para o Carnaval

Além de preparar a cidade para receber turistas, preocupação é também com a incidência de casos de dengue, zika vírus e Chikungunya

02/01/2025 17h45

Mutirão de limpeza já se iniciou no primeiro dia útil em Corumbá

Mutirão de limpeza já se iniciou no primeiro dia útil em Corumbá Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O primeiro dia de trabalho do prefeito corumbaense Gabriel Oliveira foi pelas ruas da cidade, tomada pelo lixo e mato reflexos do abandono da gestão anterior. A preocupação não é apenas com a incidência de casos de dengue, zika vírus e Chikungunya, mas em preparar a cidade para receber os milhares de turistas em março, quando ocorrerá o carnaval.

Logo pela manhã, Gabriel lançou as ações da campanha "Feliz Cidade, Cidade Limpa, Povo Feliz", na rua Pedro de Medeiros, bairro Popular Velha. Conversou com moradores e se reuniu com seu secretariado e técnicos, oportunidade em que pediu o empenho de todos. "Será uma campanha de longo prazo e vamos envolver as escolas e empresas", disse.

Novo visual

O foco central é a prevenção às doenças em um período de muita chuva, porém o aspecto de abandono da cidade preocupa o novo gestor. "É uma limpeza do ambiente que a gente vê na cidade, que, infelizmente, está tomada pela sujeira. Acredito que até o carnaval vamos fazer uma boa conscientização e conseguir transformar o visual da cidade", comentou.

Logo cedo, trabalhadores e máquinas "invadiram" o bairro Popular Velha com serviços de em roçada, pintura de meio-fio, coleta de lixo, varrição e controle de endemias nas ruas, terrenos baldios, prédios públicos e residências. A entrada da cidade, pelas BRs 262 e 359, também receberão atenção especial.

O deputado Paulo Duarte acompanhou o início do mutirão e afirmou que a cidade vive um novo momento. "De fato, Corumbá vai viver novos tempos. Tenho certeza que o doutor Gabriel será, junto com a Bia (vice-prefeita), o grande condutor dessa mudança. Estarei sempre aqui para apoiar toda e qualquer ação da prefeitura", destacou.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).