Cidades

ELEIÇÕES 2024

Candidatas precisarão de verba para planos de infraestrutura

Segundo especialista, as propostas de Adriane Lopes e Rose Modesto envolvem recursos e um planejamento de execução eficaz para serem entregues no prazo

Continue lendo...

O empresário e professor Pedro Chaves analisou as propostas de infraestrutura de Adriane Lopes (PP) e Rose Modesto (União Brasil) e alertou que, para o cumprimento das promessas de campanha,  será necessário que a futura prefeita de Campo Grande levante recursos e tenha um planejamento de execução eficaz.

Isso porque, segundo Chaves, ambos os projetos de iniciativa para a infraestrutura da Capital envolvem entregas de obras, revitalizações, pavimentações, entre outros planos, que precisam de um orçamento planejado e uma gestão eficiente para serem entregues no prazo proposto.

Sobre o plano da atual prefeita, Chaves destaca como pontos positivos a revitalização de praças e parques, 
a quantidade de pavimentações – a qual, conforme ele, “contribuirá para melhorias substanciais na infraestrutura urbana” – e a integração com a Rota Bioceânica.

Apesar de classificar as propostas de Adriane como viáveis, o empresário frisa que “obras de grandes proporções exigem rigorosa atenção, para evitar atrasos e custos excedentes”, sendo necessária uma cuidadosa coordenação institucional e uma gestão eficaz para garantir a finalização dentro do cronograma.

Com relação ao plano de Rose, Chaves destaca que são positivos os investimentos em saneamento, iluminação e pavimentação – os quais, segundo ele, melhoram a segurança pública e qualidade de vida na cidade – e o incentivo ao transporte sustentável, como uso de ciclovias e ciclofaixas.

Para o empresário, além de melhorarem a infraestrutura e o transporte público, esses modais também contribuem para uma cidade “mais verde e conectada”.

Entretanto, Chaves ressalta que esses projetos de desenvolvimento urbano e mobilidade podem ser extremamente caros e necessitarem de recursos intensivos.

“Manter a coesão na implementação desses projetos em diferentes bairros ao mesmo tempo exige uma eficiente coordenação de planejamento e execução”, frisa o analista.

PLANOS DE GOVERNO

Além do que já foi citado como positivo por Chaves, a prefeita Adriane Lopes tem como propostas a finalização de obras iniciadas, a pavimentação de mais de 400 km de vias, a requalificação de vias, a melhoria de bairros e da infraestrutura logística, a modernização de terminais de transbordo e pontos de embarque/desembarque, a redimensão das linhas de ônibus existentes e o início da implantação de veículos coletivos com combustíveis limpos, como ônibus elétricos e movidos a gás natural veicular (GNV).

Com relação à iniciativa de requalificação de vias, a atual prefeita pontua que serão feitos – com recursos próprios, do Estado e do governo federal – a requalificação e o recapeamento “de vias estruturantes e importantes para a mobilidade da cidade”, entre elas a Av. Mascarenhas de Moraes, a Av. Ernesto Geisel e o corredor gastronômico da Av. Bom Pastor.

Já no quesito melhoria dos bairros Adriane promete universalizar o abastecimento de água e esgoto, levar iluminação LED para todas as ruas e todos os espaços públicos e implantar drenagem, pavimentação, arborização, calçadas acessíveis, ciclovias, áreas de lazer da Capital.

Ela também pretende viabilizar um novo traçado viário da BR-163, a construção do anel viário entre São Paulo, Sidrolândia e Aquidauana e a duplicação da BRs 262 e 060 e integrar o planejamento urbano aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Enquanto isso, o plano de governo de Rose Modesto traz como propostas principais a melhoria da infraestrutura dos bairros e a modernização do transporte e da mobilidade urbana, com uma série de subitens cada.

A ex-deputada federal pretende realizar manutenções regulares nas ruas e nas avenidas, a fim de garantir a segurança e a fluidez do tráfego; criar e revitalizar praças, parques e áreas de lazer, aumentando pontos de recreação, arborização e atividades físicas na Capital; priorizar a conclusão de obras inacabadas, como a construção do Centro de Belas Artes e as reformas da Av. Ernesto Geisel e do Teatro do Paço Municipal.

Rose também destaca a acessibilidade na infraestrutura urbana como promessa, pretendendo incentivar a criação de espaços públicos inclusivos, seguros e acessíveis.

A promoção de bairros inteligentes, que integram habitação, infraestrutura, empregos, serviços e áreas verdes, finaliza o item melhoria da infraestrutura dos bairros.

Já na proposta de melhorar e modernizar o transporte e a mobilidade Rose promete priorizar e ampliar a tecnologia de semáforos inteligentes – as “ondas verdes” –, desenvolver campanhas de educação no trânsito, instalar sinalização adequada e faixas de pedestres elevadas em avenidas de tráfego intenso e ampliar 
o uso de sinalização urbana nos bairros e no Centro.

Assine o Correio do Estado

Crime brutal

Irmãos são presos após golpear a cabeça de homem 15 vezes durante discussão

O crime aconteceu no município de Jardim (MS), durante uma discussão sobre facções criminosas. Os suspeitos fugiram do local após matar a vítima, mas foram encontrados na manhã de hoje (21), quando confessaram o crime

21/10/2024 16h00

Pedaço de madeira usada no crime.

Pedaço de madeira usada no crime. Foto: Jardim MS News

Continue Lendo...

Os irmãos Willerson de Souza Portilho, de 25 anos, e Jean Carlos Souza Portilho, de 28 anos, confessaram que mataram Celso Augusto Chimenes de Oliveira, de 32 anos, com 15 pauladas na cabeça durante uma briga entre facções criminosas, na madrugada deste domingo em Jardim, a 235 quilômetros de Campo Grande. Os irmãos foram presos horas depois, em um imóvel na região central do município.

Aos policiais, Willerson disse que eles estavam na casa de um colega ingerindo bebidas alcoólicas com a vítima e a namorada, quando iniciaram uma discussão sobre facções criminosas.

Durante o bate-boca, Celso agrediu Willerson com socos, o que aumentou ainda mais a tensão entre os dois. Após as agressões, o autor do crime saiu do local em direção à sua residência, onde encontrou o irmão. Em posse de duas madeiras, eles voltaram ao local em uma motocicleta, onde ocorreu a discussão com Celso.

Aos policiais, Willerson disse que, ao encontrar a vítima novamente, iniciou uma nova discussão e, durante o bate-boca, desferiram 15 golpes na cabeça da vítima, fugindo logo depois do local em uma motocicleta modelo Honda.

Desesperados, os moradores do local acionaram o Corpo de Bombeiros, mas, ao chegarem ao imóvel, encontraram Celso sem vida. 

Equipes da Polícia Civil e da Perícia Técnica estiveram na residência para apurar as circunstâncias do crime.

Diante das informações recebidas no local do homicídio, equipes do Setor de Investigação Geral (SIG) conseguiram prender os irmãos em uma residência na região central do município.

A Polícia Militar, Civil e a Perícia estiveram na residência para apurar o crime de homicídio. Em diligências, o Setor de Investigação Geral (SIG), com o apoio da PM, conseguiu prender os suspeitos em um imóvel na área central. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

O corpo foi enviado ao Instituto Médico Legal (IML), onde será periciado. Apesar da prisão dos irmãos, acusados do crime, o caso segue em investigação para seu fechamento.

 

Assine o Correio do Estado

Rio Brilhante

Durante colheita, trabalhadores encontram ossada humana em canavial

Equipes da Polícia Civil estiveram no local realizando a coleta de evidências para identificar se os restos mortais pertencem a alguma pessoa desaparecida na região

21/10/2024 15h30

Polícia Civil e perícia técnica  estiveram no canavial analisando os cenários

Polícia Civil e perícia técnica estiveram no canavial analisando os cenários Imagens/ Rio Brilhante em Tempo Real

Continue Lendo...

Trabalhadores que realizavam a colheita de cana na área rural de Rio Brilhante, a 160 quilômetros de Campo Grande, encontraram partes de ossos humanos em um canavial na madrugada desta segunda-feira (21). Equipes da Polícia Civil foram acionadas para investigar o caso.

De acordo com a polícia, os trabalhadores iniciaram seu expediente na colheita de cana quando encontraram partes de ossos humanos em meio a um canavial. Além da Polícia Civil, equipes da perícia técnica e de uma empresa funerária foram acionadas e se dirigiram ao local para realizar os levantamentos necessários.

Após a coleta das evidências e exames preliminares no local, os restos mortais encontrados foram encaminhados ao Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL) de Dourados.

Especialistas iniciaram exames mais detalhados para identificar se a ossada humana encontrada no canavial pertence a alguma pessoa desaparecida na região.

O caso segue em investigação. 

 

*Informações do Rio Brilhante em Tempo Real


Assine o Correio do Estado

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).