Menu
Fique conectado conosco nas redes sociais!

Fale Conosco

Newsletter

A S S I N E

Início Últimas Notícias Publicidade Legal Cidades Política Economia Esportes Veículos Correio B Correiopod Informe Publicitário Opinião Classificados Edição Impressa
Quem Somos Expediente Termos Fale Conosco

Acessiblidade

A+ A-
Correio do Estado

A S S I N E

ENTRAR
Últimas Notícias Cidades Política Economia Esportes Correio B Opinião Classificados

Cidades

ALERTA

A+ A-

Chefões do PCC 'agendam' ataques contra policiais penais de Mato Grosso do Sul

Organização criminosa teria marcado até as datas; serviço de inteligência da Agepen-MS diz que 'não é uma informação validada'

Celso Bejarano

21/11/2023 - 16h43
Nos siga no
O Correio do Estado no Google News
Compartilhar
Facebook
Linkedin
Twitter
Whatsapp

Policiais paraguaios em recente operação dentro de presídio na região de fronteira com Mato Grosso do Sul - Divulgação

Continue lendo...

Chefões do PCC, Primeiro Comando da Capital, tido como maior organização criminosa que age dentro e fora dos presídios, teria marcado datas para atacar servidores que atuam no sistema penitenciário de Campo Grande.  

Conforme noticiado pela coluna “Na Mira”, do portal Metropoles, nesta terça-feira (21), a cúpula do PCC teria divulgado um “salve”, que é uma espécie de ordem para que todos os integrantes da facção espalhados pelo país levantem todo o tipo de informação sobre servidores dos sistemas penitenciários estaduais. 

Ainda conforme o publicado, a organização teria recebido como determinação duas datas estabelecidas pelos chefões, para atacar os servidores da segurança pública: 28 de novembro e 3 de dezembro, ou seja, a partir da semana que vem. 

Também segundo o Metropoles, as informações acerca do tal ‘salve’ circularam entre detentos encarcerados no Presídio do Distrito Federal I (PDF I), no Complexo Penitenciário da Papuda.  

Na última semana, em um documento sigiloso obtido pela coluna Na Mira, a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) destacou que policiais penais federais deveriam permanecer em alerta máximo, principalmente os lotados nos presídios de Campo Grande (MS) e de Brasília. 

O Correio do Estado, em contato com a assessoria de imprensa da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) de Mato Grosso do Sul, para ver se o órgão comentasse o eventual ataque previsto, recebeu como resposta: 

“Não é uma informação validada pelo serviço de inteligência”. 

PCC

Investigações conduzidas pelas polícias estaduais já concluíram que mesmo de dentro dos presídios, o PCC chefia a prática de tráfico de drogas, assalto e manda matar rivais.

 

 

 

Cidades

Programação de Natal começa hoje em Campo Grande

Primeiro bairro a receber a celebração será o Alves Pereira, com city tour, brinquedos e atrações

30/11/2023 15h45

Compartilhar
Facebook
Twitter
Whatsapp

Divulgação PMCG

Continue Lendo...

Novembro chega ao fim e dá início ao clima natalino em Campo Grande. A programação especial da Prefeitura Municipal, batizada como “Natal de CG é Tamanho Família”, começa nesta quinta-feira (30), às 17h, na Capital.

A primeira edição do Natal nos Bairros será na Arena Tony Gol, localizada na Rua Tucuruvi, 1.261, no Bairro Alves Pereira.

Além da decoração natalina, a festa terá city tour, animador, brinquedos infláveis, distribuição gratuita de pipoca e algodão doce, sorteio de brindes e show musical da Banda Municipal.

O Papai Noel chegará ao local no ônibus do City Tour, acompanhado de outros personagens natalinos.

Programação

No dia 3 de dezembro, a turma segue para o Jardim Noroeste, onde o evento acontece no Cras Noroeste, na Rua Frei Caneca, 579, região do Prosa.

Dia 8 de dezembro será a vez da região do Segredo, com o evento no Bairro Tarsila do Amaral.

Os distritos também recebem a programação: no dia 9 de dezembro, Rochedinho recebe na Escola Municipal Agrícola Barão do Rio Branco a grande festa, que com certeza irá encantar não só as crianças, mas todos que participarem da programação.

Em Anhanduí, a festa acontece no dia 16 de dezembro.

No dia 10 de dezembro a comunidade da região do Bandeira participa do evento, que será no Campo Moreninha III, na Avenida Grande Floresta, em frente a UPA da Moreninha III.

E para encerrar o calendário festivo de Natal nos Bairros, no dia 17 de dezembro tem festa no Bairro Jardim Carioca, região do Imbirussu, e no dia 18 de dezembro a Prefeitura vai levar a programação para o campo de futebol do Bairro São Conrado, na região do Lagoa.

As festividades continuam no centro da cidade e na Cidade do Natal.

Rua 14 de Julho e Vila Morena

Na Rua 14 de Julho, as celebrações terão início no dia 6 de dezembro e no dia seguinte, 7 de dezembro, começa o Natal da Família na Vila Morena.

O destaque deste ano fica por conta da presença ilustre da família do Senhor e Senhora Rena, que apresentarão com orgulho o mais novo membro, o bebê Rena, à população. 

A programação do Natal de CG é Tamanho Família segue na 14 de Julho até 25 de dezembro e na Vila Morena até o dia 7 de janeiro de 2024.

Ruas Iluminadas

A previsão é de que as luzes natalinas sejam acesas no dia 1º de dezembro, nas avenidas Afonso Pena; Duque de Caxias e Mato Grosso. A decoração também se estende pela 14 de julho, que trará bandeiras natalinas, bolas metálicas iluminadas, anjos, entre outros.

Além dessas, as rotatórias da Ceará com Joaquim Murtinho; Duque de Caxias com a Estrada da Nova Campo Grande; da João Arinos com Pedrossian; Três Barras com Marques de Lavradio; Consul Assaf Trad com Zulmira Borba, entre outros pontos estão listados para receberem decoração. 

Assine o Correio do Estado.

Operação Turn Off

Governo de Mato Grosso do Sul exonera servidores envolvido em esquema de corrupção

Além dos secretários, o nome das servidoras foram divulgados no Diário Oficial do governo

30/11/2023 15h00

Compartilhar
Facebook
Twitter
Whatsapp

Reprodução: GAECO

Continue Lendo...

As exonerações do secretário adjunto da Casa Civil, Flávio da Costa Brito Neto, e do adjunto da Educação, Edio Antônio Resende de Castro Bloch, foram publicadas no Diário Oficial na manhã de hoje (30), junto com outros servidores após participarem de um esquema de corrupção. O anúncio foi antecipado ontem (29), por meio de nota oficial emitida pelo Governo de Mato de Grosso do Sul.  

Conforme o Correio do Estado publicou na tarde de ontem (29), Edio Antônio Resende foi preso na Operação Turn Off do Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crimes Organizado) e Gecoc (Grupo Especial de Combate à Corrupção). Ainda na manhã de ontem (29), Flávio Brito foi alvo de busca e apreensão. Durante a operação, foi intimado a comparecer na sede do Gaeco, para prestar depoimento.    

De acordo com a lista de exonerações publicada no Diário Oficial, aparecem os nomes de Simone de Oliveira Ramirez Castro, técnica do pregão de licitações do Estado, e Andrea Cristina Souza Lima, comissionada da Secretaria Estadual de Educação. As duas mulheres foram presas também ontem, durante a operação.  

O nome de Márcia Barbosa Borges, que até ontem, não aparecia na lista dos envolvidos, foi exonerada do cargo. Conforme as investigações do Gaeco, Márcia teria orientado um empresário que é suspeito de participar de uma quadrilha de fraudadores e também de seguir procedimentos licitatórios.  

 


Ares-condicionados comprados em valores subfaturados 


Conforme apurado pela reportagem do Correio do Estado, a compra de ares-condicionados bem acima do valor acendeu o alerta e a descoberta da corrupção. A Operação “Turn Off” levou oito pessoas para cadeia, entre elas os secretários-adjuntos da SED (Secretaria de Estado de Educação) e da Casa Civil.

Conforme a apuração do Gaeco, as investigações iniciaram na compra de aparelhos de 18.000 BTUs que saíram nos valores, muito acima do que é cobrado no mercado.  

Conforme o documento do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), interliga a participação dos irmãos Lucas de Andrade Coutinho e Sérgio Duarte Coutinho Júnior. Eles com a ajuda de servidores públicos, conseguiam vender as licitações com produtos subfaturados.

Ainda conforme o documento, os ares-condicionados eram comprados e enviados às APAEs dos municípios de Corguinho, Rochedo e Itaporã.   

 

 

Esquema de corrupção na Educação, na Saúde e até na Apae leva 8 para a cadeia

Esquema de corrupção ativa e passiva, peculato, lavagem de dinheiro e fraudes em licitações e contratos públicos que funcionava em três secretarias do governo de Mato Grosso do Sul e em pelo menos três prefeituras do interior foi revelado ontem em operação desencadeada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) e do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Gecoc). Ao todo, oito pessoas foram presas.

O destaque é para os operadores do esquema, os irmãos Lucas de Andrade Coutinho e Sérgio Duarte Coutinho Júnior, e para os servidores Simone de Oliveira Ramires Castro, pregoeira-chefe da Secretaria de Estado de Administração (SAD) e do superior dela no ano passado e atual secretário-adjunto de Educação, Édio Antônio Resende de Castro.

Também estão presos Andreia Cristina Souza Lima, Paulo Henrique Muleta Andrade, Thiago Haruo Mishima e Victor Leite de Andrade. O esquema investigado têm ao todo R$ 68 milhões em contratos e convênios ativos com o governo de Mato Grosso do Sul.

Enquanto os empresários eram favorecidos por licitações fraudulentas, Simone e Édio usavam seus postos no governo do Estado, ainda na gestão de Reinaldo Azambuja (PSDB), em 2022, para favorecer a vitória dessas empresas nas concorrências públicas. 

 

*Colaborações de Eduardo Miranda e Judson Marinho

 

*Material atualizado ás 15h30

MAIS LIDAS

1

Lei proíbe cultivo de soja, cana, eucalipto e confinamento de gado no Pantanal
REGULAMENTAÇÃO

/ 2 dias

Lei proíbe cultivo de soja, cana, eucalipto e confinamento de gado no Pantanal

2

Advogado de Campo Grande renuncia defesa de Ana Hickmann para defender ex-marido dela
BRIGA JUDICIAL

/ 2 dias

Advogado de Campo Grande renuncia defesa de Ana Hickmann para defender ex-marido dela

3

"Supersalário" para auditores da Sefin provoca reação de outras categorias
RESPONSABILIDADE FISCAL

/ 2 dias

"Supersalário" para auditores da Sefin provoca reação de outras categorias

4

Fracassa o primeiro teste da Rota Bioceânica
Voltando para casa

/ 1 dia

Fracassa o primeiro teste da Rota Bioceânica

5

Servidores de MS recebem o 13º no dia 9 de dezembro
dinheiro no bolso

/ 1 dia

Servidores de MS recebem o 13º no dia 9 de dezembro

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

ASSINANTES
Leandro Provenzano: Na Rota da Responsabilidade
EXCLUSIVO PARA ASSINANTES

/ 17 horas

Leandro Provenzano: Na Rota da Responsabilidade
Despesas do Governo Federal chega a 19.4% do PIB já em 2023
Exclusivo para Assinantes

/ 2 dias

Despesas do Governo Federal chega a 19.4% do PIB já em 2023
Ford iniciou as vendas da nova Ranger Raptor que tem preço sugerido de R$448.600
NOVIDADES DA SEMANA

/ 5 dias

Ford iniciou as vendas da nova Ranger Raptor que tem preço sugerido de R$448.600
 Para que serve e qual a importância do Mandado de segurança?
DIREITO PREVIDENCIÁRIO

/ 6 dias

Para que serve e qual a importância do Mandado de segurança?

FIQUE CONECTADO CONOSCO NAS REDES SOCIAIS!

Fale Conosco

Newsletter

A S S I N E

Início Últimas Notícias Publicidade Legal Cidades Política Economia Esportes Veículos Correio B Correiopod Informe Publicitário Opinião Classificados Edição Impressa
Quem Somos Expediente Termos
Fale Conosco
Correio do Estado

Av. Calógeras, 356, Centro

[email protected]

(67) 3323-6090

(67) 9.9922-6705

©2023 CORREIO DO ESTADO. Todos os Direitos Reservados.

Razão social: Correio do Estado LTDA

CNPJ: 03.119.724/0001-47

Layout

dothCom

Plataforma

DOTHNEWS