Cidades

Tempo virou

Chuva e rajada de vento de 57 km/h deixam rastro de destruição em Campo Grande

Caiu a ave do monumento "A praça dos Tuiuiús" no aeroporto; nos bairros houve queda de energia elétrica, árvores que derrubaram muros e quebraram telhados

Continue lendo...

Rajadas de vento e chuva forte deixaram os campo-grandenses assustados nesta tarde (3), com um rastro de destruição. A ave do monumento "A Praça dos Tuiuiús" no aeroporto caiu e nos bairros Jardim Imá, Vila Almeida e na região da Avenida Duque de Caxias ocorreram quedas de árvores, danificando muros e telhados.

O dono de uma conveniência no Jardim Imá, Nilton Cezar da Silva Ajala, de 21 anos teve seu estabelecimento comercial e uma moto danificados pela queda de galhos, de uma árvore que está 'condenada'. Ainda segundo o comerciante, no dia 26 de outubro deste ano, ele já havia procurado a Prefeitura de Campo Grande para pedir a remoção da árvore.

"Já tínhamos pedido pra tirar a árvore justamente por este risco. O galho acertou minha moto, quebrou o telhado da conveniência. A ventania foi muito grande, um cciente ficou desesperado junto a mim. Me machuquei tentando salvar meus produtos e aparelhos da conveniência, pra não sair tanto assim no prejuízo", lamenta o comerciante.

Já na Rua Terezina, também no bairro Jardim Imá, uma árvore caiu em cima do muro de uma residência. A dona da casa não estava no momento, mas foi avisada pela vizinha.

“Sorte que não caiu nos meus bichinhos, assim que a vizinha me ligou eu vim direto pra casa”, conta a fisioterapeuta, Juliana que iria viajar para o Guarujá neste final de semana, mas que por um "pressentimento" decidiu ficar.

No bairro Monte Castelo e Taveiropólis houve a queda de energia elétrica. Já no bairro Vila Popular, que fica na região do aeroporto, foi registrado pico de energia. "Aqui não choveu muito, mas o vento foi bem forte. A luz chegou a piscar algumas vezes mas não acabou", conta o estudante, Alvaro Lima Ferreira, de 19 anos.

Nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Aena Brasil, que é responsável pelo Aeroporto Internacional de Campo Grande, mas até o fechamento desta matéria não tivemos retorno sobre quando o monumento será consertado.

Confira os rastros de destruição:

Previsão meteorológica

O domingo havia amanhecido ensolarado em Campo Grande, neste domingo (3), com o termômetro marcando temperatura máxima de 34ºC, mas rapidamente o cenário mudou e a temperatura caiu para 25ºc, com sensação térmica de 21,1ºc, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Conforme o meteorologista da Uniderp, Natalio Abraão, o vento na região do aeroporto da Capital atingiu 57,41km/h, com rajadas contínuas durante 16 minutos. Além disso, nas primeiras horas desta tarde, foram registrados 1.360 raios e chuva de 13,2mm.

"Na região da Vila Progresso choveu 14,2mm; na região das Moreninhas 9,4mm; Aeroporto 5,0mm; Em Santa Rita do Pardo12,8mm; Itaquiraí 11,4mm; Água Clara 6,3mm; São Gabriel do Oeste14,0mm e Corumbá 2,6mm com possibilidade de chuva a noite", aponta Natalio Abraão.

Anteriormente, o Correio do Estado, já havia noticiado que o Inmet renovou o alerta de tempestade para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul com previsão de chuva entre 20 e 50 mm (milímetros) em 24 horas, ventos intensos (de 40 a 60 km/h) e queda de granizo, raios e rajadas de vento.

Cabe destacar, que devido a tempestade com chuvas e vendavais, há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e de alagamentos. O alerta termina às 9h de amanhã (4). 

Em caso de emergência, a população deve ligar para a Defesa Civil pelo 199 ou para o Corpo Militar de Bombeiros pelo 193. 

Falta de energia

Em nota, a Energisa informa que a chuva, com ventania, em Campo Grande,  trouxe ocorrências pontuais na cidade, sendo as de maior relevância no bairro Taveirópolis.

"Neste momento, equipes da concessionária estão em atendimento às chamadas,  para o restabelecimento de forma segura, o mais rápido possível. A Energisa alerta que, diante de situações de temporais, pode haver curto-circuito e rompimento de cabos que, ao cair ao solo, podem estar energizados. Mantenha a distância e acione a Energisa.". 

Os canais de atendimento da Energisa, são: O call center: 0800 722 7272, pelo site:energisa.com.br, via WhatsApp Gisa: (67) 99980-0698 ou pelo aplicativo Energisa On.

Assine o Correio do Estado.

Droga líquida

O que é "loló", entorpecente que causou explosão em transportadora

Também conhecido como "lança-perfume", a droga é popular entre os jovens e causa preocupação nas autoridades de saúde pública

23/11/2024 10h30

Reprodução

Continue Lendo...

O conteúdo do pacote que explodiu em uma transportadora em Campo Grande, na tarde da última segunda-feira (18), foi identificado pela polícia como "lança-perfurme", entorpecente líquido popularmente conhecido como "loló".

Mas afinal, o que é loló?

O loló se enquadra em um grupo chamado "drogas depressoras da atividade do Sistema Nervoso Central (SNC)", ou seja, drogas que diminuem atividades cerebrais. Ele consiste em um entorpecente psicoativo feito a partir de solventes químicos.

Geralmente, é comercializado em frascos de alta pressão, mas em eventos, como festas, por exemplo, é comum ser armazenado em latinhas de bebida e garrafinhas plásticas.

O entorpecente evapora rapidamente quando entra em contato com o ar, então seu uso é feito por inalação, através da boca e do nariz. 

Composição

Geralmente, é composto por cloreto de etila, éter e clorofórmio, acompanhados por etanol, e uma essência perfumada ou bala para saborizar.

Efeitos

Um artigo desenvolvido por estudantes da Universidade de São Paulo (USP), explica que os inalantes são absorvidos pelos  pulmões e iniciam seus efeitos rapidamente, ultrapassando a barreira hematoencefálica, uma estrutura que regula a passagem de substâncias entre o sangue e o sistema nervoso central, ou seja, a droga é absorvida com facilidade, e chega rapidamente - em questão de segundos - ao encéfalo. 

Os efeitos da inalação duram pouco tempo, uma média de 10 a 30 minutos, o que faz com que os usuários façam cada vez mais o uso de doses da droga.

A substância inibe os receptores do sistema nervoso central relacionados à excitabilidade neuronal. Dessa forma, surgem efeitos como:

  • excitação;
  • euforia;
  • tranquilidade;
  • hilaridade;
  • sensação de flutuação;
  • relaxamento;
  • alucinações.

Ainda conforme a pesquisa publicada pela USP, com exceção das alucinações, os efeitos iniciais se assemelham aos de consumo de álcool.

No entanto, após essa fase, os usuários costumam apresentar sintomas como:

  • confusão;
  • perda do autocontrole;
  • sonolência;
  • descoordenação muscular;
  • diminuição dos reflexos;
  • fala pastosa;
  • cefaleia;
  • vertigem;
  • batimentos cardíacos acelerados;
  • zumbidos nos ouvidos;
  • náuseas e vômitos;
  • e desorientação.

Em casos de inalação intensa e repetitiva, a depressão do sistema nervoso central é tamanha que pode levar à morte por parada cardiorrespiratória, diz a pesquisa.

História

A droga se popularizou no Brasil no início do século XX, importada da Argentina. Inicialmente, era borrifada entre os foliões em bailes e carnavais, se tornando, inclusive, símbolo das festividades cariocas.

A "brincadeira" tomou maiores proporções quando a mistura deixou de ser borrifada em determinado público e passou a ser diretamente inalada pelos jovens. Para isso, eram utilizados lenços molhados.

Com o avanço do abuso do uso da substância, inúmeras mortes por intoxicação começaram a ser registradas, causadas por parada cardiorrespiratória.

Em 1961, a fabricação, o comércio e o uso do produto foram proibidos no país por decreto do presidente Jânio Quadros, o que posteriormente gerou a Lei N° 5.062/6612, que vigora até os dias de hoje.

Obviamente, a legislação não fez com que as pessoas parassem de consumir o entorpecente, e o loló continua tendo espaço, principalmente entre os jovens.

Um dos ilícitos mais consumidos do Brasil

Uma estimativa feita pela Fundação Oswaldo Cruz, divulgada no “III Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira”, 2019, revelou que as substâncias tipo loló estão entre as drogas ilícitas mais consumidas no país, atrás apenas de maconha e cocaína em pó.

Em números absolutos, estima-se que 4,2 milhões de brasileiros já tenham consumido inalantes do tipo em algum momento da vida.

Explosão em transportadora

Na tarde da última segunda-feira (18), um pacote explodiu ao ser manuseado pelo funcionário de uma transportadora localizada no bairro Coronel Antonino, em Campo Grande.

Imagens da câmera de segurança do local mostram que o funcionário não chegou a abrir a caixa. Ele derrubou o pacote, e no momento em que pegou de volta, a embalagem explodiu. Confira:

Conforme noticiado anteriormente pelo Correio do Estado, o funcionário sofreu um corte no rosto, e foi socorrido pelos próprios colegas.

Assine o Correio do Estado.

Jaraguari

Polícia Civil apreende meia tonelada de cocaína e dois fuzis em MS

Carga apreendida foi avaliada em aproximadamente R$ 15 milhões

23/11/2024 09h15

Operação apreendeu meia tonelada de cocaína e dois fuzis

Operação apreendeu meia tonelada de cocaína e dois fuzis Foto: Divulgação / PCMS

Continue Lendo...

Por meio da Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denar), a Polícia Civil  apreendeu 523 kg de cocaína, dois fuzis e outros 205 kg de maconha em Jaraguari, cidade distante 55 km da Capital.

A ação realizada nesta sexta-feira (22) se deu por meio denúncia  de que fardos de drogas haviam sido avistados na região. A carga apreendida foi avaliada em aproximadamente R$ 15 milhões.

Operação Células 

Na última quinta (21), foi deflagrada em Dourados a operação “Células”, também em combate ao tráfico de drogas. A ação foi coordenada pela 2ª Delegacia de Polícia Civil do município  e contou com apoio de cerca de 60 policiais.  

Foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, que fecharam oito “bocas de fumo”. Dez pessoas foram presas em flagrante por  tráfico de drogas, associação para o tráfico, posse irregular de arma de fogo de uso permitido e posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Foram encontrados cocaína, maconha e crack, um revólver de calibre 38, um revólver de calibre 32, munições de calibres diversos e mais de R$ 20 mil em espécie.

De acordo com a Polícia Civil, a expressão “Células” se refere aos diversos núcleos de traficantes que atuam espalhados por diversos bairros do município. O objetivo da ação é desmantelar e enfraquecer esses grupos. 

Assine o Correio do Estado
 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).