Cidades

DESCANSO

Capital antecipa feriado e servidores terão cinco dias consecutivos de folga

Comemoração do dia Servidor Público será antecipada para o dia 8 de outubro

Continue lendo...

Servidores da Prefeitura de Campo Grande terão cinco dias consecutivos de descanso, devido à antecipação do dia do Servidor Público, que será celebrado no dia 8 de outubro, conforme publicado no Diário Oficial da Capital nesta terça-feira (28). 

O documento também aponta que o dia é uma forma de prestar homenagem e reconhecimento aos servidores. Originalmente, a data é comemorada em 28 de outubro.

“Considerando que a data comemorativa ao Dia do Servidor constitui um meio de prestar homenagem e reconhecimento ao esforço e dedicação a todos os partícipes da construção da história de Campo Grande, fica transferida, para o dia 8 de outubro de 2021, a data para comemoração do Dia do Servidor Público Municipal”, diz o decreto assinado pelo prefeito.

Últimas notícias

Na segunda-feira (11), é feriado da criação de Mato Grosso do Sul, na terça-feira (12), é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Com isso, os servidores não vão trabalhar sexta, sábado, domingo, segunda e terça-feira e terão feriadão de cinco dias.

O decreto não se aplica às unidades e serviços considerados essenciais no atendimento à população. 

Assine o Correio do Estado

Cidades

Qualidade da água de rio será testada após queda de caminhão com acido sulfúrico

As notas fiscais dos caminhões envolvidos no desabamento de ponte apontam quantidades consideráveis de defensivos agrícolas e ácido sulfúrico na carga

24/12/2024 17h02

Continue Lendo...

A Agência Nacional de Águas (ANA) anunciou nesta terça-feira (24) que está avaliando a qualidade da água no Rio Tocantins, na área onde desabou a ponte Juscelino Kubitschek, entre os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA).

As análises se justificam pela informação de que alguns dos caminhões que caíram no rio após a queda da ponte carregavam pesticidas e outros compostos químicos.

Conforme nota da ANA, o foco das análises está no abastecimento de água a jusante (rio abaixo) a partir do local do acidente. A agência informou também que, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente do Maranhão, vai determinar os parâmetros básicos de qualidade da água e coletar amostras para as análises ambulatoriais para detectar “os principais princípios ativos dos pesticidas potencialmente lançados na coluna d´água do rio Tocantins”.

As notas fiscais dos caminhões envolvidos no desabamento apontam quantidades consideráveis de defensivos agrícolas e ácido sulfúrico na carga dos veículos acidentados.

No que diz respeito aos defensivos agrícolas, a nota aponta que “ainda não há informações sobre o rompimento efetivo das embalagens, que, em função do acondicionamento da carga, podem ter permanecido intactas”.

Por causa da natureza tóxica das cargas, no domingo e ontem (23), não foi possível recorrer ao trabalho dos mergulhadores para as buscas submersas no rio.

O Corpo de Bombeiros do Maranhão confirmou hoje (24) a morte de quatro pessoas (três mulheres e um homem) e o desaparecimento, até o momento, de 13 pessoas.

Na quinta-feira (26) está prevista a reunião da “sala de crise para acompanhamento dos impactos sobre os usos múltiplos da água decorrentes do desabamento da ponte sobre o rio Tocantins”.

Além da própria ANA, outros órgãos participam da sala de crise, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Ministério da Saúde.

O Dnit está com técnicos no local avaliando a situação para descobrir as possíveis causas do acidente. Segundo o órgão, o desabamento foi resultado porque o vão central da ponte cedeu.

O Rio Tocantins é o principal da bacia Tocantins – Araguaia, tendo grande potencial para geração de energia e alta navegabilidade em vários trechos, além do abastecimento de água para vários municípios da região.

Cidades

Helena e Miguel são eleitos os nomes preferidos de 2024 em MS

Nomes lideraram os registros de bebês no estado pelo segundo ano consecutivo; confira o ranking nacional

24/12/2024 16h30

Pais adotam preferência por nomes curtos e de fácil pronúncia

Pais adotam preferência por nomes curtos e de fácil pronúncia Reprodução, Pixabay

Continue Lendo...

Os nomes Helena e Miguel foram eleitos os nomes preferidos nos registros de 2024 em Mato Grosso do Sul. Também vencedores em 2023, a dupla marca o segundo ano seguido na liderança dos nomes mais queridos entre os pais do estado.

No total, Helena recebeu 438 registros nos cartórios sul-mato-grossenses e ficou na primeira colocação geral. Ao longo da história, o nome já foi tendência nacional na década de 50 e batizou 6,5 mil crianças no estado. Já o segundo colocado Miguel, recebeu 420 registros.

As informações foram divulgadas em levantamento da base de dados do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela entidade Arpen-Brasil.

Preferência por nomes curtos e de fácil pronúncia

Ainda conforme o levantamento, os dados mais registrados em Mato Grosso do Sul reforçam a preferência estadual por nomes com fácil pronúncia e tamanho pequeno, como Gael, Ravi, Theo, Noah e Maite. Também é comum, perceber a mesclagem entre a tradição com sonoridade, tendências atuais e a utilização de nomenclaturas bíblicas.

Depois de Helena, entre os nomes mais escolhidos do sexo feminino estão Cecilia, com 389 registros; Maite, com 312 registros; e Alice com 256 registros. Já entre os meninos estão Gael, com 390 registros; Heitor, com 314 registros; e Arthur com 281 registros.

O presidente da Arpen MS, Marcus Roza, destaca a importância da boa escolha de um nome. Segundo ele, a nomenclatura representa a identidade do ser humano e seu ponto de conexão com o mundo.

“É no cartório de registro civil que nossa jornada se inicia legalmente, registrando em seus arquivos o desenho da composição de cada família e indivíduo. É na certidão de nascimento que se obtém acesso a direitos e que cada pessoa adquire um registro único e individual com seu nome, sua parentalidade; é o início da anotação de sua história”, ressaltou.

Confira os rankings completos dos nomes mais registrados em Mato Grosso do Sul no ano de 2024:

Os 10 nomes mais registrados

  1. Helena – 438 registros
  2. Miguel – 420 registros
  3. Gael – 390 registros
  4. Cecilia – 389 registros
  5. Heitor – 314 registros
  6. Maite – 312 registros
  7. Arthur – 281 registros
  8. Samuel – 273 registros
  9. Ravi – 270 registros
  10. Alice – 256 registros

Os 10 nomes masculinos mais registrados em MS

  1. Miguel – 420 registros
  2. Gael – 390 registros
  3. Heitor – 314 registros
  4. Arthur – 281 registros
  5. Samuel – 273 registros
  6. Ravi – 270 registros
  7. Theo – 253 registros
  8. Davi – 250 registros
  9. Noah – 243 registros
  10. Bernardo – 224 registros

Os 10 nomes femininos mais registrados em 2024 em MS

  1. Helena – 438 registros
  2. Cecília – 389 registros
  3. Maite – 312 registros
  4. Alice – 256 registros
  5. Aurora – 227 registros
  6. Heloisa – 222 registros
  7. Antonella – 204 registros
  8. Maria Cecilia – 190 registros
  9. Isis – 183 registros
  10. Maria Alice – 180 registros

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).