Cidades

Benefício

Com novo valor programa Mais Social reforça renda de famílias em vulnerabilidade em MS

Após passar por "pente fino" programa teve aumento de 50%

Continue lendo...

Após passar por "pente fino", o programa Mais Social, utilizado para compras de alimentação passou a valer R$ 450 reais. Desde janeiro os beneficiários estão recebendo o auxílio com reajuste de 50%.

As famílias em situação de vulnerabilidade contempladas pelo programa recebiam R$ 300 em 2023. Conforme levantamento feito pelo Correio do Estado, 70 mil famílias recebiam o benefício em todo Mato Grosso do Sul.

Pente fino

Em janeiro, a secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead) Patrícia Cozzolino, realizou o recadastramento dos beneficiários e encontrou diversas irregularidades no uso do auxílio.

A titular da pasta se deparou com relatórios do programa documentados à mão e imediatamente solicitou ao governador Eduardo Riedel (PSDB) que o cadastro fosse todo atualizado no sistema para fins de controle. 

Durante o processo, a secretária apontou que 15% dos 70 mil cartões estavam sendo utilizados de maneira irregular. O cartão estava sendo usado para pagar motel, por agiotas e compra de passeios.  Até crianças foram cadastradas e recebiam o benefício.

A partir do levantamento foi possível verificar pessoas que deixaram a extrema pobreza e não necessitam mais do benefício. 

Mudanças

O recadastramento nas 79 secretarias municipais de Assistência Social de Mato Grosso do Sul, possibilitou organizar os dados dos beneficiários, novas regras foram aplicadas, como a exigência da nota fiscal para que a pasta esteja ciente da utilização do cartão. 

Para pedir o auxílio o cidadão precisa ter uma renda de no máximo meio salário mínimo e ter os dados atualizados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

** Colaborou João Gabriel Vilalba

Assine o Correio do Estado

VILÕES OU ALIADOS?

Para lidar com o provão do Enem, lanches nada saudáveis são 'queridinhos' em Campo Grande.

Entre chocolates, batatas e refrigerantes, alimentos que fornecem energia aparecem como queridinhos para aturar as cinco horas de prova

10/11/2024 14h30

Entre exageiros e cardápios mais

Entre exageiros e cardápios mais "resumidos", guloseimas; refrigerantes e o chocolate aparecem como itens mais vistos na mão dos aluno Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

Ainda que o segundo dia de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tenha 30 minutos a menos de duração prevista, o "provão" que é decisivo para o futuro de muitos ainda é encarado como desafio, onde vale inclusive "apelar" para lanches pouco saudáveis para aguentar as cerca de cinco horas da avaliação. 

Com candidatos considerando ainda o segundo dia do Enem como o "mais difícil", como bem acompanhou o Correio do Estado, seja para treineiros ou os que já estão no popular "terceirão", o cardápio para o dia de provas varia entre os que levam poucos itens e aqueles que "fazem a feira" para aguentar as cinco horas de prova. 

Potes com bolachas avulsas; pacotes de guloseimas; refrigerantes e o chocolate aparecem como os itens mais vistos na mão dos alunos, com candidatos repetindo o "cardápio", de olho inclusive no que fez falta durante o primeiro dia de provas.

Vale lembrar que, o topo dos alimentos adequados para os dias de prova no Enem traz na lista as famosas barras de cereal, como tratado pelo Correio do Estado, sendo que o candidato deve priorizar por alimentos práticos, leves e saudáveis para os dois dias de avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o que não foi observado em Campo Grande. 

"Nossa, eu levei bastante doce, muito mesmo, só que eu esqueci minha água, então foi um pouco ruim", comenta Sabrina Franco. 

Aos 17 anos, a aluna do terceiro ano da Escola Estadual Profª Zélia Quevedo Chaves explica que a falta de água não chegou a atrapalhar seu desempenho na prova, levantando cerca de duas vezes apenas para ir ao banheiro, apontando a guloseima como aliada na prova. 

"O docinho ajudou, deu mesmo uma acordadinha mesmo o chocolate no primeiro dia e vou repetir a dose hoje", expõe Sabrina. 

Em busca de uma vaga para cursar medicina, ela revela que a preparação para o Enem 2024 foi boa, mas não suficiente para o curso desejado. 

"confio no meu potencial de uma nota boa, talvez não o suficiente, mas uma nota... honesta. No primeiro dia comecei pelo rascunho, depois passei a limpo nos 30 minutos finais e fui fazendo a prova durante. Fazia 15 e passava para o gabarito, as que eu não sabia não perdia muito tempo, lia e marcava o que achava que era", complementa ela. 

'Nada saudáveis'

Junto de Sabrina, Rafaela Correa, que busca cursar biomedicina também revelou seu cardápio ideal: as populares batatinhas, o que ela disse ajudar durante o primeiro dia e, por isso, vai repetir a dose. 

Isadora Marques Pacheco, de 17 anos, é aluna do terceiro ano do colégio Hércules Maymone, diz que matemática não é sua área, mas, mirando cursar biologia - com o 2º dia trazendo 90 questões de múltipla escolha, 45 de química, física e biologia, e 45 de matemática -, ressalta que consegue lidar melhor com a parte teórica dessas ciências naturais.

Porém, Isadora foi vítima da ansiedade e revela que, trazendo uma mochila cheia de guloseimas e outros lanches, para o primeiro dia de provas, acabou comendo o restante do investimento em lanches durante a semana e para este domingo (10) trouxe apenas a garrafa d'água. 

Entre as candidatas focadas no lanche para o Enem, cabe menção honrosa à treineira Sarah Silvestre, de 18 anos, que para o segundo dia de provas do Enem, neste domingo (10), até trouxe uma mochila carregada de guloseimas, porém, acabou esquecendo o documento. 

"O que tem de comida nessa mochila é brincadeira, comprei tudo o que vi pela frente. Trouxe pão; esquine; energético; chipa... a padaria inteira", brinca ela. 

Percebendo a falta do documento pessoal instantes antes do fechamento, a também aluna do Hércules Maymone que busca cursar educação física com o intuito de se tornar personal desistiu de concluir o segundo dia de provas.

 

Assine o Correio do Estado

Estado de Saúde

Após avaliação médica, Lula retoma agenda de viagens aéreas

Presidente foi reavaliado neste domingo, no Hospital Sírio Libanês

10/11/2024 14h01

Presidente sofreu um acidente doméstico e precisou de pontos

Presidente sofreu um acidente doméstico e precisou de pontos Agência Brasil

Continue Lendo...

Após receber liberação médica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva está autorizado a retomar viagens aéreas e voltar à agenda internacional. A decisão vem após uma avaliação de sua equipe médica, que considerou o estado de saúde do presidente apto para deslocamentos de avião, abrindo caminho para compromissos externos importantes e a participação em encontros globais.

Segundo boletim médico liberado às 11h, ele permanece sem sintomas após o acidente doméstico sofrido no último dia 19 de outubro. A avaliação constatou melhora no exame deste domingo em relação aos anteriores, e ele deve manter suas atividades habituais.

Lula sofreu uma queda no banheiro da residência oficial, no Palácio da Alvorada, bateu a cabeça e precisou levar cinco pontos na região da nuca. Exames de imagem realizados logo após o acidente mostraram uma pequena hemorragia no cérebro do presidente.

Após a queda, a equipe médica recomendou, por precaução, que Lula evitasse viagens de longa distância. Por esse motivo, o presidente cancelou a viagem que faria para participar da Cúpula de Líderes do Brics, em Kazan, na Rússia. Também não esteve em São Paulo para o segundo turno das eleições municipais, no domingo (27).

O presidente segue sob acompanhamento dos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.

ENEM

Por meio das redes sociais, o presidente desejou boa prova aos estudantes que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio neste domingo.

"Não se esqueçam de levar documentos e todos os materiais necessários. Saiam com antecedência de casa para chegar sem problemas ao local da prova. Bom dia a todos", alertou nesta manhã.


 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).