Cidades

PONTA PORÃ

Companhia aérea apresenta projeto de
voo direto para fronteira

Linha sairá de Campinas (Viracopos) direto para Ponta Porã (MS)

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Uma proposta de expansão da rota sul-mato-grossense até o estado de São Paulo pode viabilizar o retorno de voos diretos para o município de Ponta Porã, localizado na fronteira com Pedro Juan Caballero (PY). 

A iniciativa foi apresentada nesta terça-feira (18), por executivos da Azul Linhas Aéreas durante reunião com o governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), que demonstrou interesse com a apresentação da rota. 
“Da nossa parte, o interesse é total. Temos uma população grande na região que será beneficiada. São produtores, universitários, empresários. É um voo interessante para nós e para empresa”, destacou. 

O diretor-presidente da Fundação de Turismo do Estado (Fundtur), Bruno Wendling,  participou do encontro e observou que a abertura da linha aérea fortalecerá o mercado hoteleiro de Ponta Porã. 

“Turismo de compras já é consolidado na região e agora começamos a fortalecer a rede hoteleira. Com o voo direto, naturalmente, o fluxo de visitantes aumenta. As pessoas podem até ir fazer compras do outro lado da fronteira, negócios, mas ficam hospedados em Ponta Porã”, destaca.

O diretor de Distribuição e Alianças da Azul, Marcelo Bento, explica que, inicialmente, a proposta é que os voos sejam disponibilizados três vezes por semana, entre o aeroporto de Ponta Porã (MS) e Viracopos, em Campinas (SP). O fluxo semanal previsto é de 270 passageiros.

“Nós acreditamos no potencial de viagem de negócios para a região. A localização do município é estratégica, com Pedro Juan no outro lado da fronteira”, frisa. 

Se concretizada, essa será a primeira linha aérea saindo direto de Ponta Porã até o Estado de São Paulo. Nos últimos anos, quatro municípios ganharam linhas áreas no Estado: Dourados, Três Lagoas, Bonito e Corumbá, sendo a Azul a única empresa a operar nesses locais.

HISTÓRIA DO AEROPORTO

As atividades aéreas em Ponta Porã foram iniciadas com a fundação de um aeroclube, em setembro de 1941, que contava com duas aeronaves que atendiam a população da fronteira Brasil-Paraguai. 

Em 11 de março de 1955 o aeroclube recebeu o status de aeroporto e começou a ser administrado pela Aeronáutica. Para atender o constante crescimento econômico da região que na década de 1960 passou da atividade rural – exploração da erva mate em Ponta Porã e do café em Pedro Juan Caballero (Paraguai), para a exploração da atividade comercial e do turismo de compras de produtos importados, em 1967 foi construído o terminal de passageiros no aeroporto.

Anos mais tarde, em 1974, o terminal passou a ser internacional, devido a sua posição estratégica, na fronteira com o Paraguai. Em outubro de 1980, a jurisdição administrativa foi transferida para a Infraero.

Com capacidade para receber 1,1 milhão passageiros por ano, em 2016, foram registrados 3.744 embarques e desembarques no terminal sul-mato-grossense

 

PERIGO NA ESTRADA

Ministro do Tribunal do Trabalho de MS capota carro em ponte da BR-060

Amaury Rodrigues Pinto Junior estava acompanhado da esposa e cunhada quando saiu da pista e capotou o veículo no Estado vizinho de Mato Grosso

22/12/2024 12h07

Informações preliminares apontam que o próprio ministro é quem dirigia o veículo

Informações preliminares apontam que o próprio ministro é quem dirigia o veículo Reprodução/PRF e TRT24

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Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Amaury Rodrigues Pinto Junior acabou envolvido em um acidente e ficou ferido, após o veículo em que trafegava pela BR-060, no município mato-grossense de Rio Verde, sair da pista, cair em uma ponte e capotar. 

Conforme os portais de notícias locais do Estado vizinho, Mato Grosso, o acidente aconteceu ainda no sábado, com o ministro, que estava no carro junto de sua esposa, a juíza Izabella de Castro Ramos, e cunhada, advogada Luciana de Castro Ramos, sendo levado ao Hospital Municipal Universitário. 

Informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros mostram que, esse acidente aconteceu próximo ao quilômetro 426 da rodovia 060, com a passageira mais velha, de 52 anos, sendo atendida fora do veículo com dores pelo abdômen e tórax e a segunda, de 48, ainda dentro do carro indicando dores no ombro. 

Além de também apresentar dores no membro superior esquerdo, o ministro indicou aos bombeiros uma dor que sentia em sua perna esquerda, além de apresentar um hematoma na região da cabeça. 

Informações preliminares apontam que o próprio ministro é quem dirigia o veículo e, consciente e orientado, a assessoria do Tribunal indicou que Amaury já estava verbalizando e com sinais estáveis no início da manhã de hoje. 

Quem é o ministro? 

Natural de Curitiba (PR), Amaury nasceu em 13 de novembro de 1963, bacharelado no fim de 1988, pela Faculdade de Direito de sua cidade natal. 

Doutor no seguimento pela Universidade de São Paulo (USP), começou na magistratura trabalhista em 1989, sendo Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF). 

Sua ligação com Mato Grosso do Sul começou já em março de 1991, quando promovido a Juiz Presidente da Junta de Conciliação e Julgamento de Mundo Novo (MS), se removendo para a 2ª Junta de Conciliação e Julgamento de Campo Grande em março/1992, segundo biografia junto ao TST. 

Sua posse como  Ministro do Tribunal Superior do Trabalho aconteceu em 21 de julho de 2021, quando exercia o cargo de presidente do TRT24, da região de Mato Grosso do Sul. 

 

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BEM-ESTAR

Itens apreendidos pelo Ibama serão doadas ao Sesc Mesa Brasil

Apreensões, em grande maioria de produtos de origem animal, serão destinadas a asilos, creches e associações comunitárias

22/12/2024 11h22

Pelo valor mais alto e por serem perecíveis, esses produtos de proteína animal, normalmente, são recebidos em menor quantidade pelo programa

Pelo valor mais alto e por serem perecíveis, esses produtos de proteína animal, normalmente, são recebidos em menor quantidade pelo programa Reprodução/ABR/A.C

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Parceria entre o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a partir de 2025, alimentos apreendidos em ações de fiscalização ambiental sejam destinados ao programa Sesc Mesa Brasil. 

Com isso, haverá ampliação da rede de apoio a famílias em situação de vulnerabilidade social. O acordo de cooperação técnica visa fortalecer o combate à fome e o desperdício de alimentos no Brasil.

As doações do Ibama, por serem em grande parte produtos de origem animal, ampliam a inclusão de proteína nas refeições oferecidas pelas entidades assistenciais cadastradas no Sesc Mesa Brasil.

Por terem um valor mais alto e por serem perecíveis, esses produtos de proteína animal, normalmente, são recebidos em menor quantidade pelo programa.

“O acordo vai representar um importante reforço nutricional para as pessoas atendidas. A parceria representa, ainda, o comprometimento do Sesc com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial a meta de erradicação da fome”, explica o Sesc.

“Essa parceria traz inúmeras vantagens para todos. Entre elas, está o aproveitamento responsável de alimentos que seriam descartados, contribuindo para a redução do desperdício e a eficiência no uso de recursos. Além disso, fortalece o papel social do Sesc, que amplia sua capacidade de atender comunidades vulneráveis”, destaca José Roberto Tadros, presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac.

Recorde de doações

Sesc Mesa Brasil vai encerrar 2024 com a maior arrecadação de alimentos desde sua criação, há três décadas. São mais de 52 milhões de quilos em doações e a expectativa é que o balanço total do ano chegue a 55 milhões de quilos, impulsionados pelas campanhas natalinas realizadas em dezembro.

A marca histórica é mais uma celebração nos 30 anos do programa de combate à fome e ao desperdício de alimentos.

Maior rede privada de bancos de alimentos da América Latina, o Sesc Mesa Brasil faz a ponte entre empresas doadoras e instituições que levam refeições e alimentos a famílias em vulnerabilidade alimentar.

O programa conta com 3,4 mil empresas parceiras, que doam seus excedentes de produção para serem distribuídos a 7,2 mil entidades assistenciais cadastradas, contemplando mensalmente mais de 2,2 milhões de pessoas.

“Nós temos visto crescer a solidariedade e as doações ao longo do último ano, mostrando que a sociedade brasileira está na luta para ampliar a segurança alimentar.

Ao propor o aproveitamento integral de alimentos e evitar o descarte desses produtos, que poderiam acabar nos lixões, contribuímos para diminuir as emissões de gases de efeito estufa que levam ao aquecimento global, uma das maiores preocupações da humanidade atualmente”, disse Tadros.

O Sesc Mesa Brasil atua em parceria com empresas, propriedades rurais, entrepostos de hortifruti, supermercados, pequenas feiras e comércios, que doam seus excedentes de produção e alimentos fora dos padrões de comercialização, mas ainda seguros para consumo.

Os produtos são destinados a instituições como asilos, creches e associações comunitárias.

 

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