A partir de amanhã (1 de dezembro), os condutores que não respeitarem os pedestres que atravessam na faixa, serão punidos em R$ 191 e sete pontos na carteira de motorista. Policiais da Companhia Independente de Policiamento de de Trânsito (Ciptran) estão em dez pontos da cidade realizando o monitoramento do tráfego.
A campanha intitulada “Pedestre, Eu Cuido!”, começou no dia 10 de novembro com ações voltadas para conscientizar os condutores de forma educativa. O soldado Alencar, que monitora o tráfego na Avenida Afonso pena, em frente a Morada dos Baís, diz que os condutores ainda não respeitam como deveriam. “Se as notificações já estivessem começado, muitos condutores já teriam penalizados. Mas todos vão se adaptar, por bem ou por mal”, pontua.
Pedestre flagrado atravessando fora da faixa na Afonso Pena / Foto: Gerson Oliveira
A secretária municipal de educação, Maria Cecilia Amêndola da Motta, esteve em um ponto monitorado pela Ciptran, em frente a Morada dos Baís nesta manhã e destacou a importância do respeito no trânsito. “É tudo uma questão de educação. A secretaria tem se empenhado bastante para conscientizar os pais de alunos nessa primeira etapa”, explica a secretaria, informando que ano que vem, ações voltadas a educação no trânsito serão intensificadas com as crianças da rede municipal de ensino.
Fiscalização
Além dos dez pontos, que serão monitorados das 7h30min às 19h30min pela Ciptran, os condutores que forem flagrados desrespeitando os pedestres em outros locais também serão multados. A Ciptran explica que o desrespeito ao pedestre pode variar de acordo com a interpretação do agente de trânsito.
Locais da Campanha "Pedestre, eu cuido!":
- Rua Dom Aquino, em frente ao Belmar e Rua Barão do Rio Branco;
- Rua 15 de Novembro, em frente ao mercadão;
- Rua 7 de setembro com Travessa José Bacha, em frente ao Mercadão;
- Rua Anhanduí esquina do Posto;
- Rua Brasil, em frente a Pestalozzi.
- AV. Zahran, em frente ao Comper;
- AV. Zahran, em frente a Caixa;
- AV. Zahran, em frente ao HSBC;
- AV. Gury Marques, em frente a Anhanguera;
- Rua Cândido Mariano, em frente ao Maria Constância;


