Cidades

SHOPPINGS

Contratação de temporários deve crescer 7%

Contratação de temporários deve crescer 7%

agência brasil

05/12/2011 - 20h00
Continue lendo...

Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) estima que sejam contratados 140 mil trabalhadores temporários para atender à demanda deste fim de ano nos shopping centers. O número significa um crescimento de 7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Em 2010, houve um aumento de 13% no número de contratações temporárias em comparação com 2009, com a abertura de 130 mil vagas. A Alshop ressalta, no entanto, que “a atual redução da expectativa de aumento [em comparação com o ano passado] não chega a ser considerada um índice negativo, pois o período natalino de 2010 ocorreu em meio a um desempenho extremamente forte da economia brasileira”.

A maioria (60%) dos trabalhadores sazonais é jovem (entre 18 e 40 anos), incluindo estudantes do ensino médio e universitários. Os setores que mais vão contratar, segundo a Alshop, são os supermercados e as lojas de vestuário, calçados, eletrodomésticos e perfumaria.

O presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, lembrou que o contrato sazonal é uma oportunidade para os que pretendem trabalhar no varejo, no próximo ano. “O Natal é a data mais esperada do comércio varejista, podendo ser os trabalhos temporários o início de uma grande carreira no varejo”.

Doação

Órgãos de padrasto que sofreu infarto ao reconhecer corpo vão salvar mais de três vidas

Homem de 59 anos teve um infarto após reconhecer o corpo do enteado, que morreu afogado; órgãos serão transplantados em pacientes de três estados

07/01/2025 08h40

Córrego Lagoa

Córrego Lagoa Arquivo/Correio do Estado

Continue Lendo...

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), realizou na última segunda-feira (6) a primeira captação de órgãos do ano.

Foram captados um fígado, dois rins e duas córneas de um homem de 59 anos, que teve a morte encefálica constatada durante o fim de semana. Ele morreu no último domingo (5), dois dias após sofrer uma parada cardíaca pouco depois de reconhecer o corpo do enteado, que estava desaparecido e foi encontrado morto no Córrego Lagoa, localizado no Jardim Tijuca, na sexta-feira (3).

O homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMMS), que já estava no local retirando o corpo da vítima de afogamento da água, e posteriormente, foi encaminhado para o HRMS. Dois dias depois, não resistiu e morreu.

O transplante dos órgãos do homem devem salvar, pelo menos, três vidas. O fígado será transplantado em um paciente de Mato Grosso do Sul, e os rins serão transportados para o Rio Grande do Sul e Minas Gerais. Já as córneas foram encaminhadas ao Banco de Olhos da Santa Casa de Campo Grande.

Coordenador do CIHDOTT, o médico Ivair Ximenes Lopes Jr. explica que, após todos os protocolos de constatação da morte encefálica terem sido concluídos, a equipe faz o acolhimento dos familiares e a abordagem de consulta sobre a doação dos órgãos.

“Neste caso, vamos modificar cinco vidas com a doação de uma pessoa. A doação de órgãos traz sobrevida e melhora a qualidade de vida de um paciente que, às vezes, está ligado a uma máquina de diálise ou sem enxergar por conta de um problema na córnea”, explica o médico.

Entenda os casos

Henrique Pena, de 47 anos, foi encontrado morto no córrego Lagoa após passar dias desaparecido. Segundo a família, ele tinha deficiência mental e fazia o uso de medicamentos controlados.

Foi o padrasto de Henrique quem compareceu ao local para fazer o reconhecimento do corpo. Pouco após o procedimento, o homem começou a passar mal, e precisou ser socorrido pelo Corpo de Bombeiros, que já estava no local fazendo o resgate de Henrique.

Foi feita manobra de reanimação, e o homem foi intubado e encaminhado ao Hospital Regional de Mato Grosso do Sul. No dia 5 de dezembro, porém, foi constatada a morte encefálica do paciente.

Doação de órgãos

Quem tem interesse em ser um doador de órgãos, deve comunicar a família sobre a decisão. Após a morte, os familiares são responsáveis por autorizar a retirada de órgãos e tecidos e a doação.

Os órgãos doados vão para pacientes que necessitam de um transplante e estão aguardando em lista de espera. A lista é única, organizada por estado ou região, e monitorada pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

Reestruturação do CIHDOTT

No final de 2024, o CIHDOTT do HRMS passou por uma reestruturação, além de ampliação da equipe. Diretor-geral do HRMS, o médico Paulo Limberger destaca que a reestruturação foi pensada justamente para agilizar a captação de órgãos no hospital e, assim, impactar positivamente a vida de milhares de pessoas que aguardam por um transplante.

“A reestruturação do CIHDOTT é uma medida essencial para otimizar o processo de captação de órgãos, no HRMS, que é o maior hospital público de Mato Grosso do Sul. Com isso, estamos trabalhando para reduzir o tempo de espera para os pacientes que dependem de um transplante para continuar suas vidas. Cada minuto conta, e por isso, agilizar esse processo é, sem dúvida, uma das ações mais importantes para a saúde pública do estado”, afirma Limberger.

De acordo com a diretora-presidente da Fundação Serviços de Saúde de Mato Grosso do Sul (FUNSAU), médica Marielle Alves Corrêa Esgalha, “a reestruturação do CIHDOTT é parte de um esforço contínuo para melhorar o atendimento à população e reforçar o compromisso do HRMS e do governo estadual com a saúde e o bem-estar de todos os cidadãos”.

A reestruturação da Comissão também busca ampliar a disseminação de informações sobre a doação de órgãos.

“Quanto mais pessoas conseguirmos sensibilizar sobre a importância da doação de órgãos, ampliamos a possibilidade daqueles pacientes que aguardam por um órgão de, enfim, vivenciar o momento do transplante. Nossa ideia é que todos sejam replicadores de informações sobre esse assunto. Por isso, a CIHDOTT vai investir na educação continuada e em ações com a comunidade, ao longo deste ano”, ressalta Marielle.

Cidades

Anac cria painel com indicadores de qualidade de aeroportos concedidos

Objetivo é tornar informação acessível para usuários

06/01/2025 22h00

Anac cria painel com indicadores de qualidade de aeroportos concedidos

Anac cria painel com indicadores de qualidade de aeroportos concedidos FERNANDO FRAZÃO/AGÊNCIA BRASIL

Continue Lendo...

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) criou painel com indicadores de qualidade dos serviços prestados pelas concessionárias de 29 aeroportos brasileiros. Trata-se do Painel Indicadores de Qualidade de Serviço em Aeroportos Concedidos, que apresenta informações específicas por aeroporto, mês a mês, levando em conta todos os aspectos medidos pela agência no acompanhamento dos contratos de concessão.  O objetivo é tornar a informação acessível e intuitiva para os usuários.

O acompanhamento dos indicadores por parte da Anac permite verificar se os aeroportos concedidos à iniciativa privada estão oferecendo serviços apropriados aos usuáriosdo transporte aéreo e aos operadores de aeronaves.O aeroporto quetiver desempenho abaixo do estabelecido no contrato pode ser penalizado no reajuste de tarifas e multado, de acordo com as regras da concessão.. 

Indicadores de Qualidade de Serviço  

Os Indicadores de Qualidade de Serviço (IQS) fazem parte do sistema de monitoramento e avaliação da qualidade dos serviços listados nos contratos de concessão de aeroportos. São dados e informações para avaliar a qualidade de elementos essenciais do atendimento prestado aos usuários do transporte aéreo. Os IQS são agrupados de acordo com os seguintes aspectos: serviços diretos; disponibilidade de equipamentos; pesquisa de satisfação de passageiros. 

O aspecto de serviços diretos contempla o tempo na fila de inspeção de segurança e de atendimento a Passageiros com Necessidades de Atendimento Especial (Pnae). Quanto ao aspecto de disponibilidade de equipamentos, estão incluídos os indicadores que medem o percentual de tempo em que equipamentos essenciais ao funcionamento do aeroporto estão efetivamente em condições de operar. 

Por fim, os indicadores da pesquisa de satisfação são aqueles apurados junto aos passageiros a partir da aplicação de entrevistas ou questionários, realizados por empresa especializada. O resultado de cada indicador é calculado pela média aritmética das notas dadas pelos passageiros, que variam em uma escala de 1 a 5, sendo 1 péssimo e 5 muito bom.  

Em caso de conflito, sugestões ou outras manifestações sobre os serviços prestados por um aeroporto, o usuário do transporte aéreo deve entrar em contato com a ouvidoria da concessionária ou ainda pelo Consumidor.gov.br. Além disso, os cidadãos também podem enviar à Anac suas manifestações ou reclamações sobre a qualidade do serviço prestado no transporte aéreo e pelas concessionárias pelo Fala.BR. 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).