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Em análise de denúncias, CPI recomenda manutenção e monitoramento de pontualidade de ônibus

Comissão recebeu 452 denúncias, sendo a maioria por má conservação, superlotação e problemas estruturais

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A ouvidoria da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o transporte coletivo de Campo Grande recebeu 452 denúncias durante o mês de julho. Em análise a essas denúncias, os vereadores fizeram recomendações que vão de manutenção da frota a monitoramento da pontualidade.

De acordo com o relatório, ss denúncias foram categorizadas e agrupadas em grandes eixos temáticos para identificar os principais problemas enfrentados pelos usuários do transporte público.

As principais queixas foram sobre a má conversação ou falta de manutenção dos veículos, que incluem ônibus quebrados, com defeitos, sujos, deteriorados ou com necessidade de manutenção. Esta categoria recebeu 168 denúncias.

Na sequência, a maioria das reclamações, com 79 denúncias, é referente a superlotação.

Em terceiro, são 67 denúncias registradas sobre problemas diversos que não se enquadram nas categorias principais, incluindo questões específicas e pontuais.

Estas três categorias representam 69,5% de todas as denúncias, indicando que estes são os problemas mais
críticos enfrentados pelos usuários, segundo o relatório.

Confira as 10 principais denúncias sobre o transporte público de Campo Grande:

  • - Má Conservação/Manutenção:168 denúncias (37,2%)
  • - Superlotação: 79 denúncias (17,5%)
  • - Outros: 67 denúncias (14,8%)
  • - Falta de Ônibus: 59 denúncias (13,1%)
  • - Atraso/Pontualidade: 34 denúncias (7,5%)
  • - Descaso com Usuário: 21 denúncias (4,6%)
  • - Má Gestão: 10 denúncias (2,2%)
  • - Problemas com Motorista/Conduta: 5 denúncias (1,1%)
  • - Sugestões de Melhoria: 5 denúncias (1,1%)
  • 10º - Não Especificado: 4 denúncias (0,9%) 

Com relação à distribuição regional das denúncias, dentre os que identificaram a localidade, a maioria veio de usuários da região sul do município, seguida por região central, norte e sudoeste. 

Em análise, a CPI concluiu que as principais reclamações são relacionadas a problemas estruturais, como conservação e falta de ônibus, enquanto os problemas operacionais, como superlotação, atraso e descaso, tem menos queixas.

Com base nas denúncias, foram feitas cinco recomendações prioritárias, que serão encaminhadas aos órgãos responsáveis, sendo:

  • Investimento urgente em manutenção preventiva e corretiva da frota;
  • Ampliação da frota para reduzir superlotação e falta de ônibus;
  • Melhoria nos processos de gestão e controle de qualidade;
  • Foco especial na Região Sul que concentra grande volume de denúncias;
  • Implementação de sistema de monitoramento de pontualidade e qualidade do serviço.

CPI do Ônibus

A fase de oitivas da CPI do Ônibus foi encerrada no dia 9 de julho, sendo ouvidos a secretária especial de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Catiana Sabadin Zamarrenho, a diretora-adjunta da Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) Andréa Luiza Torres de Figueiredo da Silva, e o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ednei Marcelo Miglioli.

Com a conclusão das oitivas, os vereadores iniciaram a análise técnica de documentos para elaboração do relatório final,  que deverá apontar responsabilidades e propor soluções para os problemas enfrentados pelos usuários do transporte coletivo em Campo Grande.

“Cada membro da CPI vai passar uma minuta com suas percepções, análises documentais para a relatora considerar no relatório final”, afirmou o presidente da comissão, vereador Dr. Lívio, na ocasião.

“O relatório tem como objetivo colocar o ‘dedo na ferida’ do Consórcio Guaicurus e da Prefeitura, mostrando suas responsabilidades e deficiências, tanto na prestação de serviço como na fiscalização”, acrescentou o parlamentar.

A previsão de conclusão dos trabalhos é até 15 de agosto, caso não haja mais prazo para análise dos dados.

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Vestibular UFGD: gabarito preliminar será divulgado nesta quarta-feira (17)

Convocação para as matrículas da primeira chamada está prevista para 14 de janeiro de 2026

16/12/2025 15h45

Foto: Divulgação

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A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) divulga nesta quarta-feira (17) o resultado preliminar do Vestibular 2026, etapa do processo seletivo aguardada pelos mais de 6,8 mil candidatos que realizaram a prova em 19 de outubro. O resultado final do vestibular e a convocação para as matrículas da primeira chamada estão previstos para 14 de janeiro próximo. 

O cronograma previsto também inclui o período para recursos, que poderá ser acessado nos dias 18 e 19 de dezembro. O Boletim de Desempenho Individual, com a pontuação da redação e o total de acertos, ficará liberado ao candidato durante todo o processo.

No último dia 12 de novembro, o Centro de Seleção divulgou o gabarito definitivo e as respostas aos recursos sobre o gabarito preliminar.

As matrículas serão realizadas pela Pró-reitoria de ensino e graduação (Prograd), com editais e cronogramas próprios, seguindo a ordem de desempenho e o número de vagas disponíveis em ampla concorrência e cotas sociais.

Inicialmente, serão chamados os candidatos que escolheram o curso como 1ª opção, e aqueles que selecionaram como 2ª opção serão convocados apenas se restarem vagas. A lista de documentos pode ser consultada em edital. 

O Vestibular 2026 oferece 984 vagas em 35 cursos presenciais e gratuitos, com provas aplicadas nas cidades de Amambai, Campo Grande, Dourados, Naviraí e Nova Andradina.

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Com 2,5 milhões de doses aplicadas, MS é líder nacional de vacinação

Campanhas nas escolas foram o principal meio utilizado para ampliar a cobertura vacinal em crianças e adolescentes

16/12/2025 15h00

Arquivo/SES

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Segundo um levantamento divulgado pelo Centro de Liderança Pública CLP, Mato Grosso do Sul atingiu a marca de 100 pontos, nota máxima, no Ranking de Competitividade dos Estados 2025. Ao todo, foram mais de 2,5 milhões de doses de vacinas aplicadas em todo o estado.

Para atingir esse marco, houve um trabalho integrado entre Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES), municípios e Governo Federal, com campanhas planejadas, profissionais capacitados e gestão estratégica, para garantir a proteção coletiva e o controle de doenças.

“Essa nota máxima em cobertura vacinal é fruto de um trabalho consistente e coletivo. Esse resultado não se explica em um único dado, mas na soma de profissionais preparados, campanhas planejadas com responsabilidade e uma gestão que coloca a saúde pública como prioridade. Cada dose aplicada representa proteção, confiança e futuro para nossa população”, destaca Frederico Moraes, gerente de Imunização da SES.

Metas atingidas

Diversos indicadores positivos na cobertura vacinal de Mato Grosso do Sul foram responsáveis pelo estado se destacar nacionalmente. Veja os dados extraídos da Rede Nacional de Dados em Saúde RNDS, referentes às doses aplicadas até o dia 01/10/25 às 00:00.

  • Cobertura vacinal infantil acima da meta: BCG (104,68%), Hepatite B >30d (103,80%), Pneumocócica 10 (96,23%), Rotavírus (93,51%) e a Tríplice Viral D1 (96,28%).
  • Campanhas sazonais de sucesso: mais de 1 milhão pessoas vacinadas contra Influenza, destas mais de 400 mil em grupos prioritários (crianças, gestantes e idosos).
  • Vacinas especiais e proteção ampliada: imunização contra dengue com mais de 200mil doses aplicadas, atingindo 100% da meta em 23 municípios do estado;
  • Introdução da dose zero contra sarampo; oferta da meningocócica ACWY dose de reforço aos 12 meses em todos os municípios; extensão da vacina contra o HPV para jovens e adolescentes não vacinados de 15-19 anos até dezembro de 2025 e dez anos sem casos humanos de febre amarela

Um ponto chave para a ampla cobertura vacinal foi o programa “Aluno Imunizado”, que intensificou as ações nas escolas para imunizar alunos e professores. A participação das escolas permitiu alcançar públicos estratégicos, reforçando a cultura de prevenção e a importância da vacinação desde cedo. 

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