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De erosão a asfalto esburacado, Avenida Ernesto Geisel continua sem solução

O custo total das obras de revitalização na via da Capital estava estimado em R$ 57,7 milhões, mas deverá ter um reajuste

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Não é de hoje que a Avenida Ernesto Geisel apresenta problemas em sua infraestrutura, com a malha asfáltica degradada, enchentes, lixo e desmoronamentos, o estado da via não é dos melhores e o poder público não tem previsão de quando a avenida será revitalizada. 

Enquanto isso, os campo-grandenses aprendem a conviver com a difícil situação.  

Atualmente a Ernesto Geisel conta com dois desmoronamentos em decorrência do período de chuvas, sendo um em frente ao Ginásio Guanandizão, onde parte da via está interditada desde 2021, devido ao assoreamento que tem engolido cada vez mais parte do asfalto.

Conforme o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), Rudi Fiorese, o ponto tem sido monitorado e está estabilizado.  

“Aquilo ali já faz um tempo, está estabilizado, para fazer uma intervenção é preciso que as chuvas parem, porque durante as chuvas pode ficar pior a situação. Estamos monitorando, e acredito que na segunda quinzena de maio poderemos mexer no local”, afirmou Fiorese.

Segundo o secretário de infraestrutura, o assoreamento não evoluiu nos últimos meses, no entanto, a reportagem do Correio do Estado realizou uma comparação com registros feitos em outubro do ano passado e abril deste ano e pôde constatar que a situação evoluiu.  

O segundo ponto de desabamento da avenida está localizado em frente ao Centro Belas Artes, no local compreendido entre as ruas Carupaití e Plutão, no bairro Cabreúva, região central de Campo Grande. Por três vezes, o ponto descrito sofreu com desmoronamento.  

A cratera surgiu quando o muro de contenção cedeu pela primeira vez em novembro de 2021. A segunda vez ocorreu no dia 27 de janeiro, por uma infiltração devido ao escoamento da água da chuva.  

As obras deveriam durar 30 dias, mas não foram concluídas e o local voltou a ceder por uma terceira vez em 11 de março deste ano.  

Nesta situação em questão, Rudi Fiorese afirmou que as obras de reparo do ponto devem ser concluídas nas próximas duas semanas.  

“Estamos trabalhando no reparo deste ponto da avenida há alguns dias, e tivemos muito êxito. Ali agora é só terminar o aterramento, devemos concluir entre esta semana ou na próxima”, declarou.  

OUTROS PROBLEMAS

Considerada uma das principais vias de Campo Grande, o local se tornou um verdadeiro depósito de restos de móveis, pneus, sacos de lixo e entulhos de construções.  

O trecho, próximo a um dos shoppings da Capital, assusta quem passa pelo local.  

O cenário é de abandono, com lixo por todos os lados, matagal alto e paredões de contenção para enchentes do Rio Anhanduí inacabados.  

A comerciante Geisa Mara dos Santos, de 44 anos, já perdeu suas esperanças quanto à melhoria do local.

“Eu tenho minha conveniência aqui há 20 anos, fiquei contente com o início das obras de revitalização, pensei que fosse a respostas para os problemas que tínhamos aqui, mas foi totalmente contrário ao que eu esperava, só ficou pior, as obras só ficam paralisadas e agora com entulhos”, relatou ao Correio do Estado.

Além do lixo, a população também reclama do asfalto degradado da via.  

“Eu vejo anúncio de recapeamento em vias da Capital, mas esqueceram da Ernesto Geisel, a avenida está totalmente remendada, em péssimo estado”, disse um motorista à reportagem.  

REVITALIZAÇÃO

A promessa de revitalização da Avenida Ernesto Geisel existe há anos em Campo Grande. Em janeiro de 2012 a empresa Engepar Engenharia e Participações foi a vencedora do certame para obras de manejo de águas pluviais no Córrego Anhanduí pelo valor de R$ 47,4 milhões.

Pouco tempo depois, em outubro de 2013, o temor pela falta de pagamento fez com que a empreiteira desistisse das intervenções, no decorrer da gestão do prefeito Alcides Bernal (PP).

Durante os quatro anos seguintes, a obra ficou paralisada, até que em 2018 os trabalhos foram retomados. O percurso atravessa os bairros Coophamat, Taquarussu, Jacy e Marcos Roberto.

O projeto prevê a construção de paredões de gabião para proteger as margens da erosão e evitar o transbordamento do rio, além de drenagem, ciclovia, urbanização e recapeamento das pistas.

De acordo com o titular da Sisep, 60% da obra já foi executada. Quando questionado sobre a conclusão total das intervenções, Fiorese não soube dizer o prazo necessário para a finalização da obra, em razão dos atrasos nos repasses.  

A licitação que escolheu a empresa vencedora para a obra é de 2018, na época, conforme a publicação do Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande), a Gimma Engenharia executaria a revitalização na Ernesto Geisel entre a rua Santa Adélia e Abolição com o custo de R$ 13,1 milhões.  

Esse valor sofreu uma alteração e em 2020 teve aumento de R$ 627,7 mil, com o custo final deste lote da obra passando para R$ 13,7 milhões. Esse trecho, segundo Fiorese, foi o único a ser concluído.

Já em relação aos outros dois lotes, que ficaram a cargo da Dreno Engenharia, chegaram a sofrer aditivos, mas, mesmo assim, o encarecimento dos materiais de construção fez com que o aumento necessário ficasse alto e a opção mais viável fosse uma relicitação.

Os dois trechos executados pela Dreno Engenharia tiveram o valor de seus dois contratos reajustados em 2019. Um deles passou dos R$ 13,4 milhões iniciais para R$ 14,8 milhões, e outro passou de R$ 21,9 milhões para R$ 24,6 milhões.  

Ao todo a obra tinha previsão de custar R$ 57 milhões, dos quais R$ 47 milhões serão do governo federal e outros R$ 10 milhões vindo de contrapartida da Prefeitura de Campo Grande.  

Desse valor, já foram destinados cerca de R$ 32 milhões para as empreiteiras.

A previsão é de que a obra seja relicitada no segundo semestre de 2022, podendo ser iniciada em 2023 e finalizada em 2024, caso siga o cronograma informado pelo secretário de Infraestrutura.

“Não iniciamos a licitação ainda, porque o processo de rescisão de contratos com a empreiteira ainda não foi feito. A previsão é de que até o final do ano realizemos essa licitação, a partir do novo contrato assinado, as obras devem durar um ano, não temos estimativas de valores ainda”, esclareceu Fiorese.

transporte coletivo

Prefeita contrapõe Consórcio, apresenta recibos de pagamento e diz que greve é ilegal

Adriane disse que Município tem cumprido todas as obrigações contratuais e que já tomou medidas administrativas e judiciais para encerrar a greve

16/12/2025 16h00

Prefeita apresentou comprovantes de pagamento ao Consórcio Guaicurus

Prefeita apresentou comprovantes de pagamento ao Consórcio Guaicurus Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

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Contrapondo as declarações do Consórcio Guaicurus, a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), que já havia negado estar devendo o concessionário de transporte coletivo, apresentou, nesta terça-feira (16), comprovantes de pagamentos realizados. Adriane também afirmou que a greve dos ônibus é abusiva e que, caso não haja solução em audiência nesta tarde, o problema será resolvido na Justiça.

Conforme reportagem do Correio do Estado, o Consórcio Guaicurus afirma ter dívida de R$ 15,2 milhões, conta que vai de débitos com fornecedores a funcionários. Pela falta de pagamento aos funcionários, a greve foi iniciada nessa segunda-feira (15).

A prefeita disse que todos os repasses devidos ao consórcio estão em dia.

"Todas as verbas que são contratuais, que tem relação do Município com o Consórcio Guaicurus foram feitos os repassos, ou seja, a subvenção de R$ 19 milhões, pagamento de vale-transporte de R$ 16 milhões, o Governo do Estado transferiu R$ 7 milhões, ele fez um acordo de R$ 13 milhões neste ano e R$ 4 milhões ficou para o ano que vem, acordado com o consórcio, então todas as verbas que implicam o Poder Público foram transferidas", disse o secretário municipal de Governo, Ulisses Rocha.

"O que existe é o Consórcio discutindo na Justiça um reequilíbrio da tarifa, aí ele aponta que há uma distorção de x milhões de reais, que isso está sendo apurado e discutido. Ele [consórcio] quer que o município aumente o preço da tarifa técnica para ele poder receber mais valores, essa é a discussão. Então não tem cadê o dinheiro, o dinheiro foi pago. Se o dinheiro foi repassado para funcionários e tem funcionários sem receber, o que a prefeitura pode fazer diante disso?", acrescentou.

Conforme os documentos apresentados pela prefeita, neste mês foram pagos R$ 3.005.705,19 líquidos ao Consórcio Guaicurus.

Além disso, com relação às subvenções das gratuidades do vale-transporte, de janeiro a dezembro foram repassados mais de R$ 19,5 milhões ao concessionário pela prefeitura, além de mais R$ 7,3 milhões pelo Governo do Estado.

A subvenção das gratuidades são referentes aos estudantes da Rede Pública municipal e estadual, pessoas com deficiência (PCD) e idosos.

"Além das gratuidades, o Município aporta também o vale-transporte dos nossos servidores, que são adquiridos e utilizados pelos servidores do município e, rigorosamente está em dia esse repasse. As questões judiciais serão discutidas na justiça, dentro da legalidade e da realidade, tanto do Consórcio como do Município", disse a prefeita.

Adriane disse ainda que, além das gratuidades, o Consórcio Guaicurus recebe dinheiro de pessoas que utilizam o transporte coletivo e pagam por ele e questionou ainda onde o Consórcio Guaicurus estaria investindo o dinheiro.

"O dinheiro que é a responsabilidade do Município foi pago e, se o Município está rigorosamente em dia, a empresa também teria que estar rigorosamente em dia com os pagamentos dos seus funcionários", disse.

Por fim, a prefeita disse que há um processo em andamento na Justiça do Trabalho e que uma audiência a ser realizada nesta tarde pode por um fim na greve, que ela classifica como ilegal, pois houve a paralisação total dos ônibus.

Greve

A greve dos motoristas foi deflagrada nessa segunda-feira, ocasionada pelo não pagamento do salário dos funcionários do Consórcio Guaicurus, que deveria ter sido depositado no quinto dia útil do mês. Outro motivador é o anúncio das empresas do consórcio de que também não devem honrar o pagamento do 13º salário, que deve ser depositado até o dia 20 deste mês.

O Consórcio Guaicurus afirma que o não pagamento salarial se deve à dívida do poder público com a concessionária. Conforme o grupo de empresas, não teriam sido pagos valores referente ao subsídio das gratuidades e do vale-transporte dos servidores, que totalizaria R$ 13,2 milhões.

A informação, no entanto, é negada tanto pela Prefeitura de Campo Grande quanto pelo governo do Estado, que também contribui com o subsídio.

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) determinou, em decisão judicial, que 70% dos motoristas trabalhem durante a paralisação, por se tratar de um serviço essencial de transporte coletivo urbano.

O valor da multa diária era de R$ 20 mil, mas, após nova decisão do Desembargador Federal do Trabalho, César Palumbo, subiu para R$ 100 mil.

Ele exige que os motoristas cumpram com urgência a decisão, que tem caráter de mandado judicial.

Cidades

Vestibular UFGD: gabarito preliminar será divulgado nesta quarta-feira (17)

Convocação para as matrículas da primeira chamada está prevista para 14 de janeiro de 2026

16/12/2025 15h45

Foto: Divulgação

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A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) divulga nesta quarta-feira (17) o resultado preliminar do Vestibular 2026, etapa do processo seletivo aguardada pelos mais de 6,8 mil candidatos que realizaram a prova em 19 de outubro. O resultado final do vestibular e a convocação para as matrículas da primeira chamada estão previstos para 14 de janeiro próximo. 

O cronograma previsto também inclui o período para recursos, que poderá ser acessado nos dias 18 e 19 de dezembro. O Boletim de Desempenho Individual, com a pontuação da redação e o total de acertos, ficará liberado ao candidato durante todo o processo.

No último dia 12 de novembro, o Centro de Seleção divulgou o gabarito definitivo e as respostas aos recursos sobre o gabarito preliminar.

As matrículas serão realizadas pela Pró-reitoria de ensino e graduação (Prograd), com editais e cronogramas próprios, seguindo a ordem de desempenho e o número de vagas disponíveis em ampla concorrência e cotas sociais.

Inicialmente, serão chamados os candidatos que escolheram o curso como 1ª opção, e aqueles que selecionaram como 2ª opção serão convocados apenas se restarem vagas. A lista de documentos pode ser consultada em edital. 

O Vestibular 2026 oferece 984 vagas em 35 cursos presenciais e gratuitos, com provas aplicadas nas cidades de Amambai, Campo Grande, Dourados, Naviraí e Nova Andradina.

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