As festividades de 7 de setembro em Corumbá e Ladário ocorreram ao longo de toda esta quinta-feira (7) e mobilizou milhares de moradores. Pela manhã, houve o desfile cívico-militar.
No período da tarde, navios da Marinha do Brasil e embarcações da Armada Boliviana fizeram um desfile fluvial de cerca de 30 minutos.
O desfile cívico-militar em Corumbá interditou cinco quadras no centro da cidade. A fila de veículos, militares e estudantes foi formada por cerca de 1 km e o desfile aconteceu nas proximidades da praça Jardim da Independência até a avenida General Rondon, onde estava o palco com autoridades.
Em Corumbá e Ladário estão as três Forças Armadas. Na Capital do Pantanal há a 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal e o 17⁰ Batalhão de Fronteira, além da Força Aérea Brasileira.
Na Pérola do Pantanal fica o 6⁰ Comando do Distrito Naval. A Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental também participaram do desfile.
No período da tarde, no rio Paraguai, cerca de 250 militares ficaram envolvidos no desfile fluvial de navios da Marinha.
No Centro de Corumbá, tradicionalmente ocorre uma quermesse para angariar fundos para a APAE da cidade e a festa teve início logo após o desfile da manhã, por volta das 10h30.
Por conta da aglomeração de pessoas, virtuais candidatos à Prefeitura de Corumbá circularam pelo local e cumprimentaram dezenas de pessoas. Um veículo também ficou circulando no Jardim da Independência com jingle cantando críticas indiretas ao prefeito Marcelo Iunes.
O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes (PSDB) não participou da cerimônia pela manhã. O vice Dirceu Miguéis foi quem esteve na cerimônia de hasteamento da bandeira junto com o General de Brigada combatente Marcelo Zanon Harnisch, comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, e o contra-almirante e comandante do 6⁰ Comando do Distrito Naval, Iunis Távora Said.











