Cidades

DISPUTA MUNICIPAL

Em MS, 14 dos 79 municípos têm menos eleitores que há dois anos

Das cinco maiores cidades do Estado, somente Campo Grande não "encolheu" na comparação com a eleição de 2022

Continue lendo...

Embora o número de eleitores nos 79 municípios de Mato Grosso do Sul tenha aumentado 1,8% em dois anos, em 14 deles a quantidade de pessoas aptas a participarem da eleição de 6 de outubro deste ano é menor que na disputa de 2022. 

Em 2022, conforme dados da Justiça Eleitoral divulgados na quinta-feira (18), Mato Grosso do Sul tinha 1.996.510 eleitores habilitados. Neste ano, são 2.032.487. 

As estatísticas da Justiça Eleitoral mostram que das cinco maios maiores cidades do Estado, somente Campo Grande teve aumento. As outras quatro encolheram. Em Dourados, segundo maior colégio eleitoral, eram 164.395 e agora a quantidade recuou upara 169.042. Três Lagoas teve comportamento parecido, recuando de 88.165 para 86.968. 

Corumbá tinha 70.963 pessoas aptas e agora são 67.737. Por conta disso, passou da quarta para quinta posição entre os maiores colégios eleitorais. Ladário, cidade vizinha, também teve redução.

Quem assumiu o lugar de Corumbá foi Ponta Porã, que tem 69.438 eleitores. Mas a cidade na fronteira com o Paraguai também "andou para trás", pois em 2022 tinha 70.278 pessoas cadastradas na Justiça Eleitoral. 

Campo Grande, município com o maior número de pessoas aptas, ganhou pouco mais de 6,3 mil eleitores, passando de 639.873 para 646.198 votantes, o que representa aumento de 0,98%. 

O crescimento, porém, é insignificante se comparado a Figueirão, município com o menor número de eleitores no Estado. Na pequena cidade eram 2.466 votantes. Agora, o número saltou para 2.760, o que representa aumento de quase 12%. 

Outro município com taxa de crescimento significativa foi Ribas do Rio Pardo, onde até o fim de julho será ativada uma fábrica de celulose que demandou investimentos de R$ 22,2 bilhões. Em 2022 os candidatos a presidente, governador, senador e deputado disputaram os votos de 14.569 eleitores. Agora, serão 15.576, o que representa acréscimo da ordem de 7%. 

Mas, se a menor cidade do Estado apresentou crescimento significativo, a segunda menor continua encolhendo. Em Novo Horizonte do Sul eram 3.865 votantes e agora serão 163 a menos.

E o fenômeno do encolhimento esta ocorrendo em outros municípios da faixa leste do Estado, como Bataguassu, Cassilândia, Costa Rica, Aparecida do Taboado e Três Lagoas. 

MUNICÍPIOS COM REDUÇÃO

-Aparecida do Taboado
-Batagussu
-Bodoquena
-Cassilândia
-Corumbá
-Costa Rica
-Dourados
-Glória de Dourados
-Ladário
-Nioaque
-Novo Horizonte do Sul
-Ponta Porã
-Rio Verde de Mato Grosso
-Três Lagoas

ALERTA

Procon-MS alerta para mensagens falsas usando o nome da instituição

A orientação da instituição, é para que não se clique em links desconhecidos

06/04/2025 17h30

Procon faz alerta sobre golpes utilizando nome da instituição

Procon faz alerta sobre golpes utilizando nome da instituição FOTO: Divulgação

Continue Lendo...

O Procon de Mato Grosso do Sul veio a público para alertar consumidores e fornecedores sobre golpes que estão sendo aplicados, utilizando o nome da instituição, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos (Sead).

Conforme o órgão, golpista estão enviando notificações por e-mail ou por aplicativos de mensagens, informando a abertura de uma denúncia ou reclamação. Em seguida, fica disponível um link para supostamente "verificar autos", conteúdo que pode causar danos ao destinatário, devendo ser denunciado e apagado.

A instituição orienta que não se clique em links desconhecidos, já que os golpistas estão utilizando essa prática para enganar as pessoas, sugerindo acesso sobre denúncias ou reclamações e redirecionando-as para páginas falsas na internet.

O Procon reforçou que, as mensagens que realmente são enviadas pela instituição, utilizam o domínio "@procon.ms.gov.br" ou o telefone fixo (67) 3316-9800.

Em caso de dúvidas, os consumidores podem recorrer ao atendimento pelo disque Procon 151 ou pelo telefone (67) 3316-9800. Também é possível denunciar a ocorrência de golpes enviando a cópia do e-mail para cartorio@procon.ms.gov.br.

Assine o Correio do Estado.

 

DENGUE

MS registra 2,4 mil casos de dengue em três meses

O Estado já contabiliza 7 mortes e outras 6 seguem em investigação

06/04/2025 17h00

A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade

A vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade FOTO: Divulgação

Continue Lendo...

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela SES/MS - (Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul), na última sexta-feira (04), de janeiro a março, Mato Grosso do Sul já registrou um total de 2.445 casos de dengue.

Ainda conforme o documento, o Estado já contabiliza sete mortes e outras seis seguem em investigação. Nos últimos 14 dias, os municípios de  Aparecida do Taboado e Figueirão foram os que registraram maior aumento nos casos confirmados.

As mortes registradas ocorreram nos municípios de Inocência, Três Lagoas, Nova Andradina, Aquidauana, Dourados, Ponta Porã e Coxim.

O boletim ainda mostrou que, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde o equivalente a 241.030 doses do imunizante contra a doença. Desse número, 201.349 já foram aplicadas no público alvo. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

Até o momento, conforme recomendação do Ministério da Saúde, a vacinação é recomendada para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias de idade, faixa etária que concentra o maior número de hospitalização por dengue.

Assine o Correio do Estado.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).