Cidades

É AMANHÃ

Enem 2019: saiba como funciona o sistema de correção

Enem 2019: saiba como funciona o sistema de correção

Continue lendo...

Chutar apenas em último caso e só nas questões difíceis e resolver primeiro as questões fáceis das provas. Essas são algumas dicas de especialistas para melhorar o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O exame começa a ser aplicado neste domingo (3), em mais de 1,7 mil municípios. Cerca de 5,1 milhões de estudantes estão inscritos.

“Chutar ou não chutar é uma questão complexa em se tratando de TRI [teoria de resposta ao item]”, diz o professor de física do curso online Descomplica, Rafael Vilaça. “Se uma questão é fácil, é esperado que aluno saiba fazer. Se ele chuta uma questão fácil, isso é mal interpretado pelo sistema. A meu ver, é mais tranquilo chutar uma questão difícil”, explica.

Para ir bem na prova, é preciso conhecer o sistema de correção do exame. No Enem, não há um valor fixo para cada questão. A pontuação varia conforme o percentual de acertos e erros naquele item entre os participantes e, também, de acordo com o desempenho de cada estudante na própria prova. A correção segue chamada teoria de resposta ao item (TRI).

“A TRI leva três aspectos em consideração: o conhecimento do candidato; o nível da questão em si, se é fácil, médio ou difícil; e, a aleatoriedade, ou seja, o chute”, diz Vilaça.

Se a questão tiver um grande número de acertos entre os candidatos, ela será considerada fácil e, por essa razão, valerá menos pontos. Por outro lado, o estudante que acertar um item com alto índice de erros, poderá ganhar mais pontos por ele.

O sistema de correção permite ainda detectar chutes, pois avalia o comportamento de cada candidato na prova. A TRI pressupõe que um candidato com um certo nível de proficiência tende a acertar os itens de nível de dificuldade menor que o de sua proficiência e errar aqueles com nível de dificuldade maior. É muito comum dois participantes acertarem o mesmo número de itens, mas terem médias finais diferentes no Enem.

Na TRI é importante, portanto, que o estudante resolva as questões fáceis, pois, parecerá ao sistema que ele está chutando se acertar apenas questões difíceis. “Se errar as fáceis e acertar as difíceis, a nota é menor”, diz o diretor pedagógico do Curso Anglo, de São Paulo, Renan Miranda.

“Se ficou na dúvida, pule a questão e volte depois. Não se desgaste. Tenha um tipo de marcação para as questões que vai pular, mas assinale alternativas em todas as questões. Não deixe nenhuma em branco”, orienta Miranda.

Uma dica, segundo ele, é ler com atenção os enunciados da prova. “No tipo de prova do Enem, mesmo não sabendo a resposta, uma boa leitura do enunciado e das alternativas, no mínimo, vai ajudar a eliminar umas duas alternativas, e a chance de acerto será maior. Mesmo o chute, precisa de raciocínio”, afirma.

Neste domingo (3), os participantes farão as provas de redação, linguagens e ciências humanas. O Enem continua no próximo domingo (10), quando serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática. A TRI é usada na correção de todas as provas, com exceção da redação. Ao todo, os estudantes responderão a 45 questões de múltipla escolha em cada uma delas.

Atenção!

Os portões abrirão às 12h e fecharão às 13h, no horário de Brasília. A prova começará a ser aplicada às 13h30 e terminará às 19h. O Ministério da Educação (MEC), divulgou a lista dos horários locais do Enem, de acordo com os fusos horários do país.

O local de prova de cada candidato está disponível no Cartão de Confirmação da Inscrição, que pode ser acessado na Página do Participante e pelo aplicativo do Enem, que pode ser baixado nas plataformas Apple Store e Google Play.

Para fazer o exame, é obrigatório apresentar um documento oficial de identificação, original e com foto. A lista dos documentos aceitos no Enem está disponível na internet. Além disso, é preciso ter uma caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. Se a prova for respondida com qualquer caneta que não atenda essas especificações, o candidato será eliminado.

Aqueles que precisam comprovar que fizeram a prova para justificar falta no trabalho, por exemplo, devem imprimir e levar a Declaração de Comparecimento para ser entregue ao aplicador na sala do exame. Esse documento é personalizado e está disponível também na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não fornecerá comprovantes após as provas. Além disso, é aconselhável imprimir e levar o Cartão de Confirmação da Inscrição.

PREVISÃO

Natal em MS terá calor e chance de chuva isolada

Próximos dois dias indicam sol entre muitas nuvens, com aumento da nebulosidade e maior chance de chuva a partir da tarde

23/12/2025 12h15

As manhãs devem começar com sol e variação de nebulosidade, mas o aquecimento diurno, aliado à alta umidade e à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, favorece a formação de instabilidades

As manhãs devem começar com sol e variação de nebulosidade, mas o aquecimento diurno, aliado à alta umidade e à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, favorece a formação de instabilidades Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

O feriado de Natal em Mato Grosso do Sul será marcado por calor, sensação de abafamento e possibilidade de pancadas de chuva, cenário típico do verão sul-mato-grossense. A previsão indica sol entre muitas nuvens, com aumento da nebulosidade e maior chance de chuva a partir da tarde, principalmente em áreas isoladas.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta quarta-feira (24), véspera de Natal, os termômetros na Capital devem variar entre 23°C e 32°C, com umidade relativa do ar entre 30% e 100%.

Durante a manhã, há previsão de muitas nuvens com possibilidade de chuva isolada, enquanto à tarde e à noite o tempo segue com céu predominantemente nublado. Os ventos sopram do quadrante norte a nordeste, com intensidade fraca a moderada.

Já na quinta-feira (25), dia de Natal, o tempo permanece semelhante. A mínima prevista é de 25°C, com ligeira elevação, e máxima de 33°C. O céu segue com muitas nuvens, umidade variando entre 30% e 90%, e ventos de norte a nordeste, também de fraca a moderada intensidade.

Confira a previsão em outros municípios: 

Dourados

Quarta-feira (24/12)

  • Mínima de 23°C e máxima de 34°C, com tendência de ligeira elevação
  • Umidade entre 40% e 100%
  • Manhã com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas
  • Tarde com muitas nuvens e chuva isolada
  • Noite com muitas nuvens

Quinta-feira (25/12)

  • Mínima de 23°C e máxima de 35°C, com tendência estável
  • Umidade entre 40% e 100%
  • Predomínio de muitas nuvens
  • Ventos fracos de NE a N

Corumbá

Quarta-feira (24/12)

  • Mínima de 23°C e máxima de 38°C, com ligeira elevação
  • Umidade entre 30% e 100%
  • Manhã com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas isoladas
  • Tarde com chuva isolada
  • Noite com muitas nuvens
  • Ventos fracos de NE a N

Quinta-feira (25/12)

  • Mínima de 23°C e máxima de 39°C, com tendência estável
  • Umidade entre 30% e 100%
  • Muitas nuvens, com possibilidade de chuva isolada
  • Ventos fracos de NE a N

Mundo Novo

Quarta-feira (24/12)

  • Mínima de 24°C e máxima de 31°C, em declínio
  • Umidade entre 70% e 100%
  • Manhã com pancadas de chuva e trovoadas isoladas
  • Tarde com chuva isolada
  • Noite com muitas nuvens
  • Ventos fracos, variando de NE a SE

Quinta-feira (25/12)
    •    
Mínima de 23°C e máxima de 33°C, com ligeiro declínio
    •    Umidade entre 55% e 100%
    •    Muitas nuvens, com possibilidade de chuva isolada
    •    Ventos fracos de NE a E

Coxim

Quarta-feira (24/12)

  • Mínima de 22°C, em ligeiro declínio, e máxima de 36°C
  • Umidade entre 30% e 100%
  • Manhã com possibilidade de chuva isolada
  • Tarde e noite com muitas nuvens
  • Ventos fracos de NE a N

Quinta-feira (25/12) 

  • Mínima de 22°C e máxima de 36°C, com tendência estável
  • Umidade entre 40% e 90%
  • Muitas nuvens ao longo do dia
  • Ventos fracos de NE a N

Ponta Porã

Quarta-feira (24/12)

  • Mínima de 22°C e máxima de 33°C, com tendência estável
  • Umidade entre 40% e 100%
  • Manhã com pancadas de chuva e trovoadas isoladas
  • Tarde com chuva isolada
  • Noite com muitas nuvens
  • Ventos fracos de N a NE

Quinta-feira (25/12)

  • Mínima de 21°C, em ligeiro declínio, e máxima de 34°C, em elevação
  • Umidade entre 40% e 100%
  • Predomínio de muitas nuvens
  • Ventos fracos de N a NE

Três Lagoas

Quarta-feira (24/12)

  • Mínima de 23°C e máxima de 34°C, com tendência estável
  • Umidade entre 40% e 90%
  • Muitas nuvens durante todo o dia
  • Ventos fracos, variando de N a SE

Quinta-feira (25/12)

  • Mínima de 22°C e máxima de 35°C, com ligeira elevação
  • Umidade entre 40% e 90%
  • Muitas nuvens
  • Ventos fracos de NE a N

Semana de Natal com padrão típico de verão

De acordo com a previsão do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), o período entre segunda-feira (22) e quinta-feira (25) será caracterizado por altas temperaturas, elevada umidade e maior frequência de pancadas de chuva, especialmente a partir da tarde e durante a noite.

As manhãs devem começar com sol e variação de nebulosidade, mas o aquecimento diurno, aliado à alta umidade e à atuação de áreas de baixa pressão atmosférica, favorece a formação de instabilidades.

Em pontos isolados do Estado, não estão descartadas chuvas mais intensas, acompanhadas de raios e rajadas de vento. Os ventos predominam do quadrante norte, intensificando a sensação de calor e abafamento, com velocidades entre 30 e 50 km/h, podendo ocorrer rajadas pontuais acima de 50 km/h.

Temperaturas por região

  • Regiões Sul, Cone-Sul e Grande Dourados: mínimas entre 21°C e 24°C e máximas entre 30°C e 34°C;
  • Regiões Pantaneira e Sudoeste: mínimas entre 24°C e 27°C e máximas entre 32°C e 36°C;
  • Regiões do Bolsão, Norte e Leste: mínimas entre 23°C e 26°C e máximas entre 32°C e 38°C;
  • Campo Grande: mínimas entre 23°C e 25°C e máximas entre 31°C e 33°C.

A recomendação é redobrar os cuidados com hidratação, evitar exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes e ficar atento a mudanças rápidas no tempo, comuns neste período do ano.

Assine o Correio do Estado

 

VIAGEM

MS: 790 mil veículos devem trafegar na BR-163 no Natal e Ano Novo

No Natal, 343 mil veículos vão passar pela rodovia e 446 mil no Ano Novo

23/12/2025 12h00

BR-163, em MS

BR-163, em MS Gerson Oliveira

Continue Lendo...

O movimento será intenso neste fim de ano nas estradas que cortam Mato Grosso do Sul. Quem tem disponibilidade e oportunidade, não perde a chance de curtir o Natal e Ano Novo em outra cidade.

De acordo com a Motiva Pantanal, e estimativa é que 790.279 veículos trafeguem pela BR-163/MS entre 23 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026.

No Natal, entre 23 e 28 de dezembro, 343.326 veículos vão passar pela rodovia. Os dias com maior pico no movimento serão 23, 26 e 27 de dezembro.

No Ano Novo, entre 29 de dezembro até 5 de janeiro, o tráfego será de 446.953 veículos. Os dias mais movimentados serão 2, 3 e 4 de janeiro.

Operação Fim de Ano, da Motiva Pantanal - antiga CCR MSVia - iniciou às 00h desta terça-feira (23) e vai até 5 de janeiro.

BR-163

A BR-163 é a rodovia que corta o sul-norte de Mato Grosso do Sul. Possui 845,4 quilômetros de extensão e cruza 21 cidades, sendo elas:

  • Mundo Novo
  • Eldorado
  • Itaquiraí
  • Naviraí
  • Juti
  • Caarapó
  • Dourados
  • Douradina
  • Rio Brilhante
  • Nova Alvorada do Sul
  • Campo Grande
  • Jaraguari
  • Bandeirantes
  • Camapuã
  • São Gabriel do Oeste
  • Rio Verde de Mato Grosso
  • Coxim
  • Sonora
  • Pedro Gomes

A BR-163 em Mato Grosso do Sul (MS) possui nove praças de pedágio, nos municípios de Sonora, Coxim, São Gabriel do Oeste, Bandeirantes, Campo Grande, Rio Brilhante, Dourados, Naviraí e Mundo Novo.

A rodovia é 100% monitorada por 477 câmeras de monitoramento, distribuídas ao longo da BR-163/MS, permitindo acompanhamento em tempo real das condições de tráfego e apoio às ações integradas com a Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso do Sul (PRF/MS).

ORIENTAÇÕES

Se for pegar estrada neste fim de ano, é necessário que o condutor:

  • Não dirija caso consuma bebida alcoólica
  • Não dirija cansado ou com sono
  • Use cinto de segurança
  • Respeite a sinalização
  • Respeite o limite de velocidade da via
  • Porte documentos oficiais com fotos, os quais devem estar quitados
  • Realize revisão do carro: pneus, limpadores de para-brisa, freios, nível de óleo, bateria, lâmpadas, lanterna e extintor

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).