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'Enem dos Concursos': saiba o que pode levar no dia da prova

Avaliações serão aplicadas no próximo dia 18, nos turnos matutino e vespertino

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O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), mais conhecido como 'Enem dos Concursos', está chegando. Com prova marcada para domingo (18), o Ministério da Gestão divulgou o que pode ou não levar no dia, confira a seguir as principais recomendações:

Obrigatório

  • Cartão de confirmação - Mesmo não obrigatório, o cartão de confirmação deve ser impresso e levado para facilitar a localização da sala. 
  • Documentos - É obrigatória a identificação com o documento de identidade original com foto. Não será aceito cópias, mesmo que autenticadas. Vale lembrar que serão aceitos documentos digitais. Conforme o edital, será permitido que o candidato acesse o aplicativo no momento da identificação na entrada da sala.
  • Caneta preta transparente - O candidato deve levar uma caneta preta de material transparente para o dia da prova. Canetas não serão fornecidas e não será permitido solicitar durante a prova. É recomendável também que os candidatos tragam mais de uma caneta reserva.
  • Roupas e acessórios - É recomendado a utilização de roupas e sapatos confortáveis no dia da prova. Vale lembrar que é proibido o uso de relógio, óculos escuro, boné, chapéu, gorro e protetores auriculares.
  • Eletrônicos - Conforme o edital, o porte e/ou uso de dispositivos eletrônicos durante a prova resultará na eliminação do candidato. Isso inclui, mas não se limita a: agendas eletrônicas, gravadores, pendrives, mp3 players, fones de ouvido, chaves com alarme ou componentes eletrônicos, celulares, microcomputadores portáteis, e similares. 

A comunicação com outros candidatos e o uso de máquinas de calcular, livros, códigos, manuais, apostilas, impressos ou anotações também são proibidos.

  • Envelopes porta-objetos - A Fundação Cesgranrio fornecerá envelopes para guardar celulares (que devem permanecer desligados e sem alarmes), relógios e outros itens. 

Os envelopes devem ser lacrados e identificados antes que o candidato se dirija à sua carteira de prova e devem ser guardados embaixo da cadeira. Todos os pertences podem ser retirados e o celular ligado somente após a saída do local de prova.

  • Alimentação - Caso o candidato opte por levar comida, ela deve estar em embalagem lacrada e as garrafas de água precisam ser transparentes.
  • Caderno de provas - Os candidatos não podem levar o caderno de provas em nenhum dos turnos. No entanto, aqueles que aguardarem os últimos 30 minutos de cada turno receberão uma folha para anotar suas respostas, essa sim, poderá ser levada para casa.
  • Tempo de permanência em sala - O tempo mínimo de permanência nos locais de prova é de duas horas em ambos os turnos. Caso o candidato termine antes, deve utilizar o tempo restante para revisar as questões. Sair antes do tempo estipulado resultará na eliminação do candidato.

Horário das provas

No período matutino os portões serão abertos às 6h30 e fechados às 7h30, no horário de MS. Já no período vespertino, os inscritos poderão entrar nos locais de provas a partir de 12h e os portões serão fechados às 13h, conforme horário de Mato Grosso do Sul. Os horários completos estão disponíveis na página oficial

A recomendação da banca organizadora é para que os candidatos inscritos cheguem ao local, com no mínimo, duas horas de antecedência para o início de cada turno das provas. Vale lembrar que não será permitida a entrada de candidatos nem antes do horário da abertura, e nem após o horário de fechamento.

O início da prova no turno da manhã, está marcado para 8h - horário de MS, com duração de 2 horas e 30 minutos. Na parte da tarde, as provas começarão às 13h30, e o tempo de duração será de 3 horas e 30 minutos.

Provas

De manhã, os inscritos  para os blocos de nível superior (1 a 7), responderão 20 questões objetivas de múltipla escolha sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico. Para o bloco de nível médio (bloco 8), os candidatos farão 20 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação.

Já no período da tarde, os candidatos dos blocos de nível superior (1 a 7), responderão a 50 questões objetivas de múltipla escolha de conhecimentos específicos. Enquanto os inscritos no bloco de nível médio farão mais 40 questões objetivas de múltipla escolha. As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.

Desistências

De início, foram mais de 2,14 milhões de inscrições no Brasil, deste número 34 449 em Mato Grosso do Sul e 21 538 de Campo Grande. Após o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), anunciar que 682 sul-mato-grossenses desistiram de fazer a prova, atualmente são 33.767 candidatos.

O prazo para solicitação de reembolso ou alteração teve início na sexta-feira (5/7) e se encerrou no domingo (7/7). Em âmbito nacional, foram 31 mil desistências, o pedido pode ser feito por todos os candidatos inscritos no país. 

Cerca de 138 moradores do Rio Grande do Sul pediram alteração do local de prova. Essa opção foi aberta para os candidatos com residência no RSl que fariam prova em outros estados ou candidatos com residência em outros estados que fariam prova no RS. Apenas nestes casos, foi permitida a alteração de local de prova.

 

Cidades

Cadela Laika encontra corpo de idoso que desapareceu em Campo Grande

O idoso Joaquim Gonzales, que sofria de Alzheimer, foi localizado sem vida na tarde desta terça-feira (14), no Jardim Itamaracá

14/01/2025 18h00

Reprodução Redes Sociais

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O idoso Joaquim Gonzales, de 78 anos, natural da Espanha, que desapareceu no último domingo (12), foi encontrado morto na tarde desta terça-feira (14), nas proximidades do pontilhão do Jardim Itamaracá, em Campo Grande.

A vítima, que sofria de Alzheimer, estava desaparecida desde domingo, segundo relatos de familiares. De acordo com eles, Joaquim deixou a residência de madrugada. O corpo foi encontrado com o auxílio da cachorra Laika, do Corpo de Bombeiros.

Imagens de câmeras de segurança ajudaram a orientar as buscas. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, Joaquim foi identificado nas gravações, e a partir disso, os militares delimitaram um perímetro de buscas.

Na região, que possui mata, foram localizados próximos a uma estrada de terra o chinelo, o boné e até um cinto que pertenciam ao idoso.

O trabalho da cachorra Laika foi fundamental para encontrar o local onde o corpo de Joaquim estava. Após a localização, os militares confirmaram que se tratava do desaparecido.

Equipamentos como drones com sensor de calor também foram utilizados durante as buscas. Durante todo o processo, familiares permaneceram mobilizados, espalhando cartazes pela cidade em busca de Joaquim.

Cadela que auxiliou nos resgates

A cadela de busca Laika do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMS), que atua ao lado do sargento Thiago Kalunga, levou poucos minutos para localizar o corpo da vítima. Em outubro de 2023 recebeu a Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate.

Laika, que é da raça pastor holandês, foi aprovada na prova de ‘busca urbana’ realizada nos dias 4 a 6 de outubro durante a 21ª edição do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), em Gramado no Rio Grande do Sul. 

Além de estar apta para atender todos os municípios de Mato Grosso do Sul, após a certificação nacional, a cadela também está autorizada a atuar em ocorrências em todo o Brasil.

Posteriormente, no dia 13 de maio de 2024, Laika fez parte da  1º equipe especializada em busca e resgate juntamente com outros cães e militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul para auxiliar no resgate das vítimas na tragédia que assolou o Rio Grande do Sul. A equipe do Estado atuou no município de Encantado.

 A equipe formada pelo sargento Thiago Kalunga e os soldados Jéssica Lopes e Humberto permaneceu em torno de  10 dias atuando nos locais com as estruturas colapsadas pela enchente e inundação.

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Transtorno

Briga na Justiça: passageiros de MS sofreram 1 atraso de voo por dia em 2024

Cenário acarretou em 435 ações judiciais contra empresas aéreas no estado

14/01/2025 17h45

Saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande

Saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande Gerson Oliveira, Correio do Estado

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Os passageiros do setor aéreo em Mato Grosso do Sul sofreram com um número médio de 1 atraso de voo por dia em 2024. 

Conforme levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), esse cenário acarretou em um total de 435 ações judiciais contra empresas aéreas entre os meses de janeiro e novembro do ano passado no estado.

Os processos foram solicitados principalmente por passageiros, em busca reparação por prejuízos causados pela alteração indevida do horário das viagens.

Apesar de alto, o número de ações judiciais em Mato Grosso do Sul apresentou uma leve queda se comparado com 2023, ano em que registrou 440 processos. Em 2022, o número foi ainda maior, com 520 ações judiciais registradas.

Serviço ineficaz

A principal insatisfação dos consumidores é com a falta de resolução eficaz por parte das companhias aéreas. As buscas dos passageiros na Justiça são de valores financeiros por danos materiais e morais.

Segundo Mayra Sampaio, advogada especializada na área, a decisão de processar está diretamente relacionada à incapacidade das companhias aéreas de resolverem essas questões de forma adequada e em tempo hábil.

"Esse alto número acaba não só impactando esses processos a terem uma rápida solução, mas também o consumidor deve ter seus direitos respeitados, e infelizmente, não é o que tem acontecido por parte das companhias aéreas. Desta forma, talvez esse alto número acabe influenciando as companhias a reverem suas políticas para evitarem esses problemas judiciais", afirma.

Já para Henrique Arzabe, advogado especialista em Direito do Consumidor, o alto número de ações evidencia que, apesar da recuperação do setor aéreo após a pandemia, as companhias aéreas ainda enfrentam desafios para oferecer um serviço eficiente.

“O crescimento de casos pode ser um indicador para que as companhias revejam suas práticas e evitem recorrências judiciais, buscando soluções mais rápidas e eficazes para os consumidores”, conclui.

Atraso vs cancelamento

Ainda confome Arzabe, a diferença entre atraso e cancelamento de voo está na execução do serviço. Nesse sentido, as situações impactam o passageiro de maneira diferente.

“O atraso ocorre quando há uma nova previsão de partida e o voo é realizado, mesmo fora do horário inicial. O cancelamento, geralmente, implica maiores prejuízos para o passageiro, como a perda de compromissos ou diárias de hospedagem, além do transtorno de ter que replanejar toda a viagem”, ressalta.

Brisa Nogueira, advogada especializada em Direito do Consumidor alerta que o tempo de espera é um fator determinante para os direitos do consumidor em casos de atraso de voo.

“Em termos de direito do consumidor em relação ao atraso no voo, nós precisamos pensar quantas horas o consumidor fica ali à disposição da companhia aérea para que seja dada, se for dada, alguma providência. Até duas horas há ali uma pendência de alimentação, especialmente despesas com água e comida. Excedendo-se quatro horas de espera e havendo a necessidade de pernoite no aeroporto, é necessário que a companhia aérea faça o custeio de hospedagem, bem como transporte de deslocamento e retorno ao aeroporto, sem prejuízo do direito do consumidor de ser alocado no próximo voo, havendo disponibilidade”, afirma.

Registre provas

Vale destacar que é importante o consumidor conhecer seus direitos e ficar preparado para buscar reparação em casos de prejuízos causados por atrasos ou cancelamento de voo.

Nesse sentido, ao sentir-se lesado, é importante que o passageiro registre o maior número de provas possível, para assim, conseguir reinvindicar reparação jurídica de maneira mais eficaz.

“É muito importante o consumidor constituir a prova. Primeiro, prova do atraso do voo e, também, dos prejuízos. Se a empresa oferecer algum voucher, é importante registrar isso. Principalmente, se a empresa não o ofereceu, é fundamental ter a prova de que, por exemplo, o atraso gerou outro tipo de prejuízo, como a perda de uma diária de hotel ou reserva de carro. Relembrando que, a partir de quatro horas de atraso injustificado, é devido dano moral ao consumidor”, destaca Brisa Nogueira.

Por fim, o advogado Henrique Arzabe o consumidor não deve pensar duas vezes quando for buscar reparação caso se sinta prejudicado.

“As companhias aéreas têm a obrigação de oferecer um serviço adequado e de prestar assistência, independentemente do motivo do atraso ou cancelamento. Até porque, pequenos atrasos podem causar prejuízos significativos para o cliente, como perder uma conexão ou uma reserva. Por isso, documentar tudo é essencial para garantir que seus direitos sejam respeitados”, conclui.

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