As escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) começaram a ser preparadas para atender protocolos de biossegurança para o início do ano letivo de 2021, previsto para começar no dia 8 de fevereiro, com aulas presenciais.
De acordo com a Secretaria Municipal de Ensino (Semed), 94 escolas de ensino fundamental e 12 de Educação Infantil (Emeis) já passam por limpeza e desinfecção, devido a terem recebido seções eleitoras no dia 15 de novembro.
Além desta limpeza especial, as unidades escolares realizam higienização regularmente, mesmo sem os alunos, que estão em aulas remotas desde o dia 18 de março.
Plano de biossegurança para o retorno das aulas presenciais, que irá ocorrer apenas no ano letivo de 2021, ainda está em fase de elaboração e prevê, entre outras medidas, a instalação de pias na entrada de algumas escolas para a higienização das mãos.
Já foram iniciadas a instalação de dispenser de álcool em gel e de sabão em diversos locais das escolas.
A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Piratininga é uma onde as adaptações já tiveram início.
“Estamos criando áreas externas com calçadas, construindo lavatório de mãos na entrada da escola e trocando janelas basculantes por janelas de abrir, para melhorar a ventilação”, comentou a diretora Ana Cristina Dorsa.
A Escola Municipal Professor Nagib Raslan, no Jardim Petrópolis, também passa por mudanças. “Implantei dispensers de álcool em gel, nas entradas das salas, e lixeiras com pedal. A intenção, ainda, é adaptar as pias”, afirmou a diretora Valéria Cristina Pereira.
Para o próximo ano letivo, Semed irá disponibilizar equipamentos às escolas, professores e alunos para complementar as medidas de biossegurança.
Dentre os equipamentos a serem adquiridos, estão os dispensers de álcool em gel e de sabão, avental para uso de professores em sala de aula, face “shield” (máscara de proteção facial), termômetro eletrônico e máscaras confeccionadas em parceria com o Fundo de Apoio a Comunidade (FAC).