Cidades

VIOLÊNCIA

Estudante preso por matar 6 taxistas no RS confessa os crimes

Estudante preso por matar 6 taxistas no RS confessa os crimes

FOLHA PRESS

14/04/2013 - 15h45
Continue lendo...

Um estudante de 21 anos foi preso ontem suspeito de matar seis taxistas no Rio Grande do Sul. Os crimes aconteceram em Porto Alegre e em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, entre os dias 28 e 30 de março.

Luan Barcelos da Silva confessou o crime alegando motivação financeira, informou o secretário-adjunto da Polícia Civil, Juarez Pinheiro, durante coletiva de imprensa transmitida pela Rádio Gaúcha na manhã de hoje (14) no Palácio da Polícia Civil em Porto Alegre. O jovem foi preso no bairro de Santa Cecília, na capital.

De acordo com o delegado Gabriel Bicca, o rapaz foi identificado com a ajuda de câmeras de vigilância e por meio dos relatos de testemunhas. Em todas as imagens, o jovem aparece usando uma calça clara, tênis e um casaco. As roupas foram encontradas na residência do criminoso. Testes apontaram para manchas de sangue na roupa.

No interrogatório que durou 3h, o acusado disse que serviu o Exército Brasileiro e deu detalhes de cada assassinato. Ele afirmou que precisava pagar o aluguel atrasado de um apartamento em que morava em Santana do Livramento. Ao todo, ele roubou R$ 470 de três taxistas em Santana do Livramento e, 48h depois, mais R$ 400 de outros três taxistas de Porto Alegre.

O criminoso ainda disse que iria matar um sétimo taxista, mas não conseguiu porque deixou a arma no banco de trás do carro ao mudar para o banco da frente à pedido do taxista.

Segundo o delegado, o rapaz cometeu os crimes de forma aleatória. "Ele parava no ponto de táxi, fazia a corrida, não anunciava o assalto, apenas atirava na cabeça e roubava a quantia que encontrava".

Segundo agentes do DHPP (Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa), as mortes ocorreram em um intervalo de 90 minutos. Nos três casos, os carros dos taxistas foram abandonados em locais distantes dos corpos.

De acordo com o Instituto Geral de Perícias, os cartuchos encontrados nos locais dos assassinatos em Porto Alegre são da mesma arma, calibre 22. Trata-se do mesmo calibre dos projéteis encontrados nos corpos dos motoristas executados em Santana do Livramento. A arma ainda não foi localizada pela polícia.

O criminoso está preso em uma unidade prisional no interior de Porto Alegre. A Secretaria de Segurança Pública não divulgou o nome do local para preservar o preso.  

Pantanal

IHP nega envolvimento em incêndio na Serra do Amolar em janeiro

Instituto afirma ter provas técnicas e brigada permanente na região para prevenção e combate ao fogo

09/10/2024 19h32

Serra do Amolar pegou fogo em janeiro

Serra do Amolar pegou fogo em janeiro IHP

Continue Lendo...

O Instituto Homem Pantaneiro (IHP) divulgou ontem uma nota afirmando que possui segurança técnica para comprovar que não teve responsabilidade no incêndio ocorrido na Serra do Amolar, no Pantanal, entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano.

A nota foi publicada após a reabertura do inquérito do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), que investiga a autoria do incêndio. O IHP declarou que apresentará laudos técnicos e testemunhas para comprovar sua inocência.

“O IHP reafirma que não realiza manejo de fogo por si próprio em hipótese alguma. Além disso, atua na região da Serra do Amolar com a gestão de cinco Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), e executa essa gestão com total zelo, incluindo a parceria com a Ecotrópica (Fundação de Apoio à Vida nos Trópicos) por meio de um Termo de Parceria”, destaca o comunicado.

Para colaborar na prevenção e combate a incêndios florestais, o IHP mantém uma brigada permanente na região, que opera durante os 12 meses do ano.

O instituto também utiliza o sistema Pantera, uma ferramenta de inteligência artificial capaz de detectar focos de incêndio em apenas três minutos, otimizando o tempo de resposta e aumentando as chances de impedir a propagação das chamas.

O incêndio florestal na Serra do Amolar teve início em janeiro deste ano e devastou uma área de 1.289,67 hectares, de acordo com mensuração feita pela Polícia Militar Ambiental e o MPMS.

O IHP apontou que o episódio causou impactos negativos diretos para a instituição, a sociedade civil e os cofres públicos. Entre os danos estão a destruição da vegetação nativa, custos com ações emergenciais, e a necessidade de mobilização de aeronaves dos Bombeiros de Mato Grosso do Sul.

Por fim, o IHP expressou seu desejo de que a apuração identifique e responsabilize a autoria do incêndio florestal, ressaltando que o instituto esteve envolvido diretamente nas ações de combate ao fogo, junto com agentes do Ibama/Prevfogo e os bombeiros locais, para evitar que as chamas se alastrassem ainda mais.

Assine o Correio do Estado
 

Juventude Cristã

Igreja promove conferência para jovens cristãos em Campo Grande

A 7ª Conferência Relevante 2024 ocorre entre os dias 10 e 12 de outubro e pretende reunir a juventude cristã

09/10/2024 18h50

Divulgação IECG

Continue Lendo...

Evento da Igreja Evangélica Comunidade Global (IECG) reunirá jovens para a 7ª Conferência Relevante 2024, cujo tema será “Relevância do Jovem Cristão” em Campo Grande.

A capital sul-mato-grossense receberá, entre os dias 10 e 12 de outubro, um dos eventos mais aguardados pela juventude cristã.

Um dos objetivos é reunir jovens e adolescentes que estão em busca de alcançar o verdadeiro propósito.

Divulgação IECG

Conferência


Em sua sétima edição, a conferência foi criada pelos pastores Aldo Giovanni e Rebeca Sousa, líderes do ministério de jovens, adolescentes e pré-adolescentes da IECG.

Segundo a comunidade, o evento tomou proporção, tornando-se um marco anual que atrai jovens de diversos municípios de Mato Grosso do Sul e de outros estados.

“O jovem cristão precisa compreender sua importância como alguém que transforma o mundo ao seu redor, guiado pelos princípios do Reino de Deus. Estamos prontos para mergulhar em Deus e receber tudo aquilo que Ele tem para nós, ao lado de convidados, discípulos e amigos especiais”, enfatiza o pastor Aldo.

Atrações da Jornada da Juventude


Com a experiência das edições anteriores, a Conferência Relevante promete uma megaestrutura em que os participantes viverão uma verdadeira experiência.

Os espaços foram pensados para que todos os jovens saiam tocados. Assim que chegarem ao local, terão uma recepção personalizada, com kits exclusivos, sala profética, espaços de comunhão e outras atividades.

Voluntários


Serão mais de 250 voluntários colaborando com dedicação e alegria, o que tornará a comunhão entre os participantes uma experiência única.

“Nosso objetivo é capacitar os jovens para enfrentarem os desafios do mundo moderno com fé, sabedoria e união. Nossa conferência vai fornecer as ferramentas necessárias para que eles sejam relevantes em suas vidas e na sociedade”, diz a pastora Rebeca Sousa.

A estudante de publicidade e propaganda Julia Arruda, de 22 anos, é conferencista há anos e destaca o quanto esse evento tem impactado sua vida.

“A Conferência Relevante teve um papel crucial na minha conversão ao evangelho, sendo uma semente que transformou minha vida. Em cinco anos de participação, especialmente nos últimos três, experimentei uma mudança profunda, deixando para trás vícios e problemas emocionais. Hoje, vivo plenamente com Deus e levo o evangelho como o centro da minha vida. A conferência é mais que um evento; é um renascimento espiritual para muitos, como foi para mim”, completa.

Conheça os Preletores


A Conferência Relevante 2024 trará um time de palestrantes, incluindo alguns dos líderes mais influentes da atualidade:

  • Edmilson Oliveira – Apóstolo e líder da Comunidade Global
  • David Lago – Pastor, professor e autor best-seller
  • Yuri Breder – Pastor na PIB Maringá e colaborador da Escola do Discípulo
  • Pedro Vuks – Pastor da Igreja Batista Atitude no Rio de Janeiro e escritor
  • Fernando Silva – Pastor na Rescue Church em Miami, EUA
  • John Dias – Cantor gospel


Os anfitriões, pastores Aldo Giovanni e Rebeca Sousa, também estarão à frente, compartilhando suas visões e experiências com a juventude.

Juventude Relevante


A Juventude Relevante é um dos maiores ministérios evangélicos de jovens em Mato Grosso do Sul, que, desde 2015, vem reunindo centenas de pessoas em torno de um propósito claro: viver e compartilhar o evangelho de maneira autêntica e apaixonada. Como igreja, a IECG tem expandido suas atividades ao longo dos anos, levando a mensagem de Cristo para além das fronteiras estaduais. Com novos campi surgindo em diferentes municípios e estados, a IECG continua a ser um ponto de encontro para pessoas de todas as idades que buscam um relacionamento mais profundo com Deus.

A Conferência Relevante 2024 é mais que um evento. É uma jornada para quem quer viver o Reino de Deus com intensidade e propósito. Inscreva-se já pelo site juventuderelevante.com.br ou pelo Instagram @juventuderelevanteiecg.

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).