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Fim da aula teórica dá desconto insignificante na CNH, diz sindicato

O Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado disse que a categoria está trabalhando no 'limite da honra' e que abater aproximadamente R$ 320,00 não reduziria em nada o custo da habilitação

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Diante da proposta que pode pôr fim à obrigatoriedade de aulas em autoescolas, o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado afirmou que, mesmo que as aulas teóricas fossem retiradas, o desconto na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seria irrisório.

Segundo o presidente do SindCFCMS, Henrique José Fernandes, o preço de 45 aulas teóricas gira em torno de R$ 320,00, o que representaria um desconto insignificante no processo de retirada da habilitação.

A medida apresentada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, trata do lançamento de um novo modelo com a proposta de desburocratizar o processo. A ideia é retirar a obrigatoriedade de frequentar os Centros de Formação de Condutores (CFC) para tirar a CNH nas categorias A e B – respectivamente motocicletas e veículos de passeio –, conforme entrevista concedida ao C-Level, videocast da Folha.

A proposta sugere a gratuidade das aulas teóricas, cujo conteúdo seria aplicado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Ao interessado em tirar a CNH restaria o pagamento das taxas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do exame médico para concluir o processo. Com o novo modelo, restaria apenas o pagamento das taxas do Detran, o que, conforme o ministro, reduziria em média 74% o custo da habilitação.

Caberia ao interessado realizar o pagamento das taxas do Detran e do exame médico para concluir o processo. Com relação às aulas práticas, que hoje são obrigatórias, passariam a ser opcionais.

Caso o candidato seja aprovado no exame teórico e se sinta seguro para realizar o exame prático, poderá seguir diretamente para a próxima fase. Já os que precisarem de aulas poderão contratar um centro de formação ou um instrutor autônomo.

Para o presidente do SindCFCMS, Henrique José Fernandes, a proposta não vai funcionar, e ele calcula que “qualquer curioso vai se meter a dar aulas”.

“Quem vai acompanhar as aulas desse instrutor autônomo? Hoje o Detran fiscaliza as autoescolas e acompanha, inclusive pedagogicamente, por meio das tecnologias embarcadas. Eles terão o mesmo investimento?”, questionou o presidente do sindicato.

Enquanto o presidente do SindCFCMS lamenta a proposta, deixa claro que os centros de condutores estão trabalhando “no limite da honra”. Para ele, o Ministério dos Transportes não extingue a atividade das autoescolas, mas abre o mercado para uma competição livre com instrutores autônomos.

Contrários a medida

A Associação Nacional dos Detrans (AND) pretende agendar uma reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar da proposta que elimina a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ainda conforme a nota, todos os Departamentos Estaduais de Trânsito estão alinhados na busca por alternativas que mantenham a qualidade na formação dos motoristas.

A reação ocorreu após o ministro dos Transportes, Renan Filho, manifestar a intenção de reduzir o custo da habilitação ao informar que o Governo Federal pode retirar a obrigatoriedade de aulas em centros de formação de condutores.

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Cidades

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários, enquanto aguardam decisão da Fazenda

O benefício de vale-natal faz parte do ACT firmado pela empresa e os trabalhadores da estatal, em 2024

05/12/2025 19h00

Foto: Emerson Nogueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

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Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus funcionários, valor que foi pago em 2024, após Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). A empresa comunicou seus funcionários sobre o não pagamento na noite de quarta-feira. Ao mesmo tempo, a estatal espera a avaliação da equipe econômica sobre os próximos passos nas negociações com os bancos.

O benefício de vale-natal faz parte do ACT firmado pela empresa e os trabalhadores da estatal, em 2024. Ele vem sendo renovado, enquanto a atual direção negocia novos termos, mas o benefício de Natal foi cancelado em função da crise e da necessidade de cortes de custos. A informação foi publicada pela Folha de S. Paulo e confirmada pelo Estadão.

Em paralelo, a empresa aguarda avaliação do Tesouro Nacional sobre o plano de recuperação, para poder voltar a negociar com os bancos um empréstimo na casa dos R$ 20 bilhões. A expectativa era de que isso fosse concluído ainda esta semana, mas o desfecho dessa análise deve ficar para a semana que vem.

Na terça-feira, o Tesouro informou à estatal que não dará aval a um empréstimo de R$ 20 bilhões caso as taxas de juros estejam acima de 120% do Certificado de Depósito Interbancário (CDI). A proposta dos bancos, segundo apurou o Estadão, foi de 136% do CDI. Ou seja: com essa taxa, a proposta foi recusada, dando início a uma nova rodada de negociação.

A equipe econômica estuda uma forma de dar um fôlego de curto prazo para a companhia, para que ela não negocie com os bancos sob forte pressão. Mas o desenho dessa ajuda ainda não foi definido.

Nesta quinta-feira, 4, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que se isso ocorrer com aportes do Tesouro, será dentro das regras fiscais.

Rombo bilionário

Os Correios correm para conseguir a liberação do empréstimo para lidar com uma crise financeira sem precedentes. De janeiro a setembro deste ano, a empresa teve prejuízo de R$ 6,05 bilhões, em uma combinação de queda de receitas com aumento de despesas.

Com o empréstimo, a empresa pretende quitar uma dívida de R$ 1,8 bilhão, além de financiar um programa de desligamento voluntário (PDV) e fazer investimentos para tentar recuperar espaço no mercado de encomendas e elaborar novas fontes de receitas.

A estatal também precisa regularizar pendências com fornecedores Isso é visto como crucial pela atual gestão para que a empresa recupere a performance no setor de entregas, a confiança de clientes e tenha aumento de receitas.

Cidades

Prefeita sanciona lei que dificulta emissão de atestado médico em Campo Grande

Lei pretende desestimular o uso indevido e fraudulento de atestado

05/12/2025 18h45

Foto: Reprodução

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A prefeita Adriane Lopes (PP) sancionou a o Projeto de Lei que endurece e dificulta o acesso a atestado médico aos pacientes da rede municipal de Saúde em Campo Grande.

O texto foi aprovado em regime de urgência e única discussão instituindo o Programa Atestado Responsável, com a finalidade de endurecer a emissão de atestados, proposta  dos vereadores Rafael Tavares e André Salineiro.

Segundo o texto aprovado, a emissão de atestados deverá ocorrer de forma criteriosa e ética, sendo prerrogativa exclusiva do médico, que decidirá sobre a necessidade e o período de afastamento do paciente.

Quando não houver justificativa médica para afastamento, poderá ser emitida apenas uma declaração de comparecimento, comprovando a presença do paciente na unidade de saúde. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não especifica sobre a apresentação deste documento para abonar  a falta no trabalho, ou seja, a empresa não tem a obrigação de pagar o salário do dia.

Conforme a lei, o programa “Atestado Responsável” tem objetivo de promover a emissão de atestados médicos de forma responsável e ética, priorizando as reais necessidades clínicas dos pacientes, contribuir para a redução da sobrecarga de atendimentos nas UPA’s e Postos de Saúde, direcionando os recursos para os casos de maior urgência e gravidade. 

Além disso, pretende desestimular o uso indevido e fraudulento de atestados para fins de justificação de ausências sem real necessidade de afastamento laboral, fortalecer a autonomia, a segurança e a responsabilidade do profissional médico na tomada de decisão clínica sobre a necessidade de afastamento do trabalho.

Conforme o texto, o intuito do programa é implementar medidas de controle, registro e transparência na emissão de atestados médicos incluindo o monitoramento da quantidade de documentos emitidos, identificação de padrões de uso e eventuais fraudes, de modo a permitir a avaliação contínua da política pública e seus ajustes futuros.

O que diz as regras da CLT?

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) não especifica a declaração de comparecimento, exceto em situações específicas, prevista no Artigo 473, em que o trabalhador pode se ausentar sem prejuízo do salário para acompanhar a esposa ou companheira durante a gravidez até dois dias para consultas médicas e exames, ou para acompanhar um filho de até 6 anos em consulta médica, uma vez por ano.

Para outros tipos de consultas e exames, o abono de faltas não é previsto na lei e a aceitação do documento depende da política interna da empresa ou de acordos coletivos.

 

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