O final de semana em Mato Grosso do Sul promete ser de muita chuva, o que é considerado normal para a estação do ano.
Nesta sexta-feira, no sábado (12) e domingo (13) podem ser os dias mais chuvosos, segundo Cléber Souza, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), “o sistema vai favorecer a nebulosidade inclusive já tem ocorrência de chuvas em boa parte do Mato Grosso do Sul. Amanhã, novamente, outro sistema deverá formar, então, vai intensificar as áreas de chuva sobre o Estado”, comenta.
Vai haver uma trégua no calor intenso dos últimos dias, devido ao aumento da nebulosidade, a temperatura em Campo Grande não deve ultrapassar os 31ºC.
As chuvas tendem a ser mais intensas durante a noite, mas com o aumento da nebulosidade pode ocorrer durante qualquer hora do dia.
É necessário também manter atenção em relação às possíveis tempestades. “A gente sabe que com um aquecimento das nuvens pode haver temporais a partir da tarde e a noite com maior frequência nessa estação do ano, a primavera. Como vai formar uma grande área de instabilidade, as chuvas podem vir acompanhadas de trovoadas, rajadas de vento e quedas de raios”.
A previsão de chuvas deve abranger todo o Estado. Na Capital a média de temperatura é de mínima de 18ºC, e a máxima não deve ultrapassar os 31ºC. Em Dourados, a mínima do fim de semana será de 21ºC, e máxima 34ºC. Na região pantaneira, em Corumbá, a mínima não será menor que 22ºC e a máxima deve atingir 40ºC no domingo.
Sexta chuvosa
Na madrugada desta sexta-feira a chuva já iniciou no Estado, atingindo principalmente a região sul e sudoeste. Foram registradas mais de 523 mil descargas atmosféricas e ventos de até 95km/h na região sul, de acordo com o Inmet.
Em Campo Grande, segundo a Energisa, houveram alguns rompimentos de cabos da rede elétrica, atingidos por galhos de árvores. Mas a concessionária destaca que não há bairros sem energia total. De acordo com o metereologista Natálio Abrahão, o volume de chuva na Capital foram 14,6 mm.