Cidades

FIM DE SEMANA

Frente fria chega ao Estado e deve causar chuva fraca amanhã

Frente fria chega ao Estado e deve causar chuva fraca amanhã

Redação

08/07/2010 - 09h59
Continue lendo...

DANIELLA ARRUDA

Frente fria proveniente da região sul do País chega hoje à tarde até a fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, mudando as condições do tempo principalmente nos municípios do oeste e sul. Segundo previsão do Centro de Monitoramento de Tempo, Clima e Recursos Hídricos (Cemtec), da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), pode chover no extremo sul do Estado amanhã e há a possibilidade de chuva acompanhada de raios e ventos fortes em Corumbá entre sexta-feira e sábado. Já na região central, a frente fria deixa o céu nublado entre hoje e amanhã. Em Campo Grande, onde não chove há 31 dias, há previsão de precipitação fraca, com volume inferior a 10 milímetros. Em Porto Murtinho, região oeste do Estado, pode chover em torno de 15 milímetros.
Segundo informações da meteorologista e coordenadora do Cemtec, Cátia Braga, a frente fria permanece estacionada sobre o Estado até o fim de semana. “No domingo, deve ter instabilidade em todo o Estado, inclusive na região do bolsão, onde há a possibilidade de chuva forte”, explicou.
Além da Capital, os municípios de Chapadão do Sul, Ivinhema, Miranda e Três Lagoas também estão há 31 dias sem chuvas. O município que enfrenta maior período de seca até agora é o de São Gabriel do Oeste, com 47 dias sem chuvas.

Mudança
Ainda como consequência da frente fria, as temperaturas mínimas registradas em Mato Grosso do Sul estarão em declínio no fim de semana, porém não de forma acentuada. Em Campo Grande, a temperatura mínima pode cair de 18ºC, índice registrado nos últimos dias, para 15ºC no sábado. Já em Porto Murtinho, na região oeste, onde a influência da frente fria se dará de maneira mais intensa, o índice baixa de 20ºC para 15ºC.
Também haverá aumento da umidade relativa do ar, que nos últimos dias tem atingido índices mínimos abaixo dos 30%, principalmente nos municípios da região norte. Segundo aferição do Cemtec, o mais baixo índice do mês de julho em Mato Grosso do Sul foi registrado em Paranaíba no sábado passado (20%), seguido de São Gabriel e Sidrolândia (21% anteontem). Em Maracaju e Sidrolândia, o mais baixo índice foi de 23%, também registrado na última terça-feira. Já em Chapadão do Sul e Cassilândia, a umidade relativa do ar chegou a 24% no mesmo dia. Em Campo Grande, a umidade também está baixa. O menor índice do mês, de 24%, foi registrado na sexta-feira passada. Anteontem, a umidade chegou a 25% na Capital, conforme registro do Cemtec.
Já segundo monitoramento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Campo Grande teve anteontem o mais baixo índice de umidade do ar entre as 27 capitais, 23%. Esse percentual refere-se às condições registradas até as 16h de terça-feira. Outro registro, desta vez do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), referente à manhã de ontem, confirma que a umidade do ar na Capital continua baixa. Às 11h, o índice chegou a 23%, com temperatura e sensação térmica de 28ºC.

Cidades

Turistas são resgatados após ficarem perdidos na mata em Bonito

Quatro homens decidiram iniciar o ano descendo o rio Formoso a nado, mas acabaram se perdendo em meio à mata

02/01/2025 18h34

Arquivo Correio do Estado

Continue Lendo...

No dia 1º de janeiro, para comemorar o início do ano, quatro turistas decidiram descer o rio Formoso a nado no início da tarde. Contudo, acabaram se perdendo em meio à mata em Bonito.

Segundo informações da assessoria do Corpo de Bombeiros repassadas ao Correio do Estado, desde o acionamento, o resgate durou cerca de três horas.

Os turistas relataram que estavam nadando próximo às margens do rio, saindo de uma propriedade rural, quando a mata ficou fechada. Nesse ponto, entraram em contato com plantas conhecidas como arranha-gato e capim-navalha.

Ainda que a vegetação causasse desconforto, o grupo só decidiu parar ao avistar uma cachoeira e optou por não seguir em frente. Como não retornaram, e as horas foram passando, os familiares acionaram o Corpo de Bombeiros.

A equipe realizou o trajeto durante a noite e, após percorrer alguns quilômetros, começou a ouvir gritos de socorro das vítimas. Conforme os bombeiros, o grupo revezava os gritos em intervalos regulares para facilitar a localização.

Dessa forma, os bombeiros conseguiram localizar os quatro homens, que estavam bem. O resgate emocionou um deles, que chorou muito e, segundo relatos, sofreu uma crise nervosa.

Mesmo na escuridão e em uma região de mata fechada, a equipe conseguiu realizar o resgate com sucesso. Eles desceram o rio utilizando técnicas de segurança e cuidado, garantindo que todos saíssem da área até uma estrada vicinal. Os turistas foram encaminhados ao hospital local e liberados após receberem atendimento.

Assine o Correio do Estado

Cidades

Corumbá inicia mutirão de limpeza mudando visual para o Carnaval

Além de preparar a cidade para receber turistas, preocupação é também com a incidência de casos de dengue, zika vírus e Chikungunya

02/01/2025 17h45

Mutirão de limpeza já se iniciou no primeiro dia útil em Corumbá

Mutirão de limpeza já se iniciou no primeiro dia útil em Corumbá Foto: Divulgação

Continue Lendo...

O primeiro dia de trabalho do prefeito corumbaense Gabriel Oliveira foi pelas ruas da cidade, tomada pelo lixo e mato reflexos do abandono da gestão anterior. A preocupação não é apenas com a incidência de casos de dengue, zika vírus e Chikungunya, mas em preparar a cidade para receber os milhares de turistas em março, quando ocorrerá o carnaval.

Logo pela manhã, Gabriel lançou as ações da campanha "Feliz Cidade, Cidade Limpa, Povo Feliz", na rua Pedro de Medeiros, bairro Popular Velha. Conversou com moradores e se reuniu com seu secretariado e técnicos, oportunidade em que pediu o empenho de todos. "Será uma campanha de longo prazo e vamos envolver as escolas e empresas", disse.

Novo visual

O foco central é a prevenção às doenças em um período de muita chuva, porém o aspecto de abandono da cidade preocupa o novo gestor. "É uma limpeza do ambiente que a gente vê na cidade, que, infelizmente, está tomada pela sujeira. Acredito que até o carnaval vamos fazer uma boa conscientização e conseguir transformar o visual da cidade", comentou.

Logo cedo, trabalhadores e máquinas "invadiram" o bairro Popular Velha com serviços de em roçada, pintura de meio-fio, coleta de lixo, varrição e controle de endemias nas ruas, terrenos baldios, prédios públicos e residências. A entrada da cidade, pelas BRs 262 e 359, também receberão atenção especial.

O deputado Paulo Duarte acompanhou o início do mutirão e afirmou que a cidade vive um novo momento. "De fato, Corumbá vai viver novos tempos. Tenho certeza que o doutor Gabriel será, junto com a Bia (vice-prefeita), o grande condutor dessa mudança. Estarei sempre aqui para apoiar toda e qualquer ação da prefeitura", destacou.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).