Cidades

INTERIOR

Gaeco faz operação contra compra de votos em MS

Ministério público encontrou lista com 900 nomes e valores ao lado que variavam entre 150 e 500 reais

Continue lendo...

Sidrolândia, distante cerca de 70 quilômetros da Capital de Mato Grosso do Sul, amanheceu debaixo de uma devassa feita por policiais do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), mirando indivíduos ligados à então prefeita e candidata à reeleição, em apuração de possível compra de votos. 

Batizada de "Operação Vigília", cerca de 13 residências e cinco veículos foram alvos de busca e apreensão em Sidrolândia. 

Policiais devidamente trajados e carros oficiais foram vistos pelas ruas de Sidrolândia desde a primeira hora da manhã desta sexta-feira (04). Confira: 

Na mira

Longe pouco mais de 48 horas do primeiro turno das eleições deste ano, até mesmo o escritório de coordenação de campanha de Vanda, que fica no bairro Porto Seguro II, recebeu visita de agentes do Gaeco.

Essa ação obedece à decisão judicial do Juiz Eleitoral de Sidrolândia, que requereu ao Ministério Público investigação do crime de compra de votos e demais correlatos nesta eleição.

Das práticas criminosas, o grupo é investigado por planejar a compra de votos, coagindo eleitores, sendo que em apenas uma das casas, conforme o Ministério Público, foi encontrada uma lista com 900 nomes. 

Não só isso, mas ao lado dos nomes estavam listados uma série de valores, que variavam entre 150 e 500 reais, sendo que o Gaeco apreendeu aproximadamente R$ 75 mil em espécie na manhã de hoje (04), bem como diversos celulares. 

Além do escritório de campanha, conforme a mídia local, alguns nomes próximos da atual prefeita também foram visitados, como os ex-secretários de Fazenda e Saúde; Waldemar Acosta e a advogada Elaine Brito, respectivamente, entre outros. 

Também o nome que assumiu interinamente a Secretaria Municipal de Governo e Desburocratização, Edno Ribas e Ademir Osiro, ex da pasta de Turismo de Sidrolândia, aparecem nas apurações oficiais que até o momento não foram confirmadas pelo Gaeco. 
**(Matéria atualizada às 11h04 para correção de informações)

 

Assine o Correio do Estado

BODAS DE CIPRESTE

Casal de MS completa 76 anos de casamento e revela segredo para relação durar

Idosos formaram uma família gigantesca ao logo de sete décadas de amor: são 12 filhos (9 vivos e 3 mortos), 20 netos, 10 bisnetos e 4 tataranetos

04/10/2024 12h00

Lídia da Silva Sacamota, de 91 anos e Gabriel Sacamota, de 93 anos são casados há 76 anos

Lídia da Silva Sacamota, de 91 anos e Gabriel Sacamota, de 93 anos são casados há 76 anos MARCELO VICTOR

Continue Lendo...

Lídia da Silva Sacamota, de 91 anos e Gabriel Sacamota, de 93 anos completaram 76 anos de casados, bodas de Cipreste, na última quarta-feira (3).

São pouco mais de sete décadas de amor, companheirismo, união, carinho, paciência, amizade, paixão e o mais importante de tudo: muito respeito.

Ao longo de sete décadas, ambos formaram uma família gigantesca: são 12 filhos (9 vivos e 3 mortos), 20 netos, 10 bisnetos e 4 tataranetos.

Eles se conheceram em setembro de 1948, na Fazenda Várzea Alegre, em Nioaque, município localizado a 183 quilômetros de Campo Grande. Ela tinha 15 anos e ele 17. 

Lídia da Silva Sacamota, de 91 anos e Gabriel Sacamota, de 93 anos são casados há 76 anosSr. e Sra. Sacamota. Foto: Marcelo Victor

Dona Lídia nasceu em 3 agosto de 1933 e Seu Gabriel nasceu em 18 de março de 1930, ambos em Nioaque. Lídia morava na fazenda e Gabriel trabalhava como cozinheiro no local.

Foi amor à primeira vista: o primeiro beijo aconteceu na fazenda. Não demorou muito para se apaixonarem e muito menos se casarem: surpreendentemente, um mês depois, juntaram as escovas de dente.

Anos depois, se mudaram para a Aldeia Limão Verde, em Aquidauana. Em seguida, vieram para Campo Grande, onde moraram no Piratininga e atualmente moram na Moreninhas III, com três filhos. Desde então, nunca mais se largaram e estão juntos até hoje.

Questionada pela reportagem o que dona Lídia viu nele, ela respondeu "é um homem trabalhador, cozinhava para os peões da fazenda". Já seu Gabriel respondeu que se interessou por ela porque era "novinha". 

Vivem em harmonia e são unidos, a ponto de um tirar a comida do prato para dar para o outro, mas, como todo casal, dão “choque” as vezes, principalmente quando um puxa a coberta na cama à noite.

São unidos até na escolha do cardápio do almoço: arroz, carne, feijão, salada e verdura. “Gostamos de comida forte, que sustenta”, ressaltou dona Lídia.

Lídia da Silva Sacamota, de 91 anos e Gabriel Sacamota, de 93 anos são casados há 76 anosRegistro da festa de Bodas de Vinho, 70 anos de casados. Foto: Marcelo Victor

Eles ainda revelaram, à reportagem, qual é o segredo e a receita para manter um casamento duradouro: compreensão.

“O segredo é a compreensão, um entender o outro, entender o companheiro, eu entender ele e ele me entender. É por isso a gente está junto até hoje”, revelou. O respeito sempre foi a base do casamento do senhor e senhora Sacamota.

O hobby preferido do casal é dormir e assistir televisão juntinhos. Ambos não gostam de sair de casa, mas adoram receber visitas.

Nesses 76 anos de casados, a matriarca deixou uma declaração para o amado. “Eu quero dizer que eu amo ele e desejo muitos anos de casados para nós”, disse a snehora, emocionada.

Lídia da Silva Sacamota, de 91 anos e Gabriel Sacamota, de 93 anos são casados há 76 anosCasal só começou a usar alicanças aos 70 anos de casados. Foto: Marcelo Victor

O casal só passou a usar alianças aos 70 anos de casados, quando os filhos se reuniram para comprar os anéis aos pais.

A primeira e única festa para comemorar aniversário do casal ocorreu aos 70 anos, bodas de vinho, com direito a missa, churrasco e bolo para 100 pessoas. O próximo festão acontecerá nas bodas de Carvalho, quando completarem 80 anos de casados.

Filhos, netos, bisnetos e tataranetos estão espalhados pelo Brasil (Curitiba [PR], São Paulo [SP] e São José do Rio Preto [SP], Costa Rica [MS] e Campo Grande [MS]), mas, no fim do ano, todos se reúnem para comemorar as festividades com a matriarca e patriarca da família.

A filha, Adelaide Sacamoto, parabenizou os pais pelas bodas de Cipreste. “Que Deus abençoe e prolongue essa união que é tão linda, que hoje tá tão raro de se ver. Parabéns, felicidade para eles, que passem de 100 anos de casados. É um exemplo para todos nós”, disse.

Sr e Sra Sacamota: que nem a morte os separe.

Lídia da Silva Sacamota, de 91 anos e Gabriel Sacamota, de 93 anos são casados há 76 anosFilha do casal, Adelaide Sacamota. Foto: Marcelo Victor

PREVISÃO DO TEMPO

Chuva passa longe de Campo Grande, mas deve chegar a partir de quarta-feira

Sem chuvas na última semana, capital deve enfrentar temporal nos próximos dias

04/10/2024 11h35

Chuva, trovoadas e ventos fortes devem atingir todo o Estado a partir de quarta-feira

Chuva, trovoadas e ventos fortes devem atingir todo o Estado a partir de quarta-feira Gerson Oliveira/ Correio do Estado

Continue Lendo...

De modo contrário a previsão meteorológica, Campo Grande viveu dias de intenso calor e sem chuvas na última semana. No entanto, segundo o Climatempo, mudanças bruscas de temperatura, chuvas e trovoadas devem voltar a partir da próxima quarta-feira (09). 

Conforme a previsão, a onda de calor em Campo Grande deve se prolongar até terça-feira (08), com temperaturas elevadas e índices de umidade baixos. A partir de quarta-feira, a chegada de uma frente fria no sul do estado deve alcançar a capital e provocar mudanças significativas no tempo, com previsão de chuva e trovoadas.

De acordo com o meteorologista Natalio Abrahao, as temporada de chuva e trovoadas deve durante todo o fim de semana, com fim previsto somente para a segunra-feira (14).

Confira:

Ano mais quente da história

A capital sul-mato-grossense enfrenta uma onda de calor sem precedentes. Com diversas altas temperaturas registradas nos últimos meses, Campo Grande já possui a maior média anual desde que os registros começaram, em janeiro.

O pior, no entanto, ainda está por vir  uma vez que historicamente os meses finais do ano são os mais quentes, com outubro, novembro e dezembro concentrando as temperaturas mais elevadas

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).