Especial Coronavírus (COVID-19) - Leia notícias e saiba tudo sobre o assunto. Clique aqui.

CORONAVÍRUS

Governo suspende cirurgias eletivas na rede púbica e contratualizada

A resolução excepciona as cirurgias cardíacas, oncológicas e as que possam resultar em danos permanentes
20/03/2020 18:53 - Daiany Albuquerque


O Governo do Estado suspendeu, a partir de segunda-feira (23) as cirurgias eletivas feitas pela rede pública de saúde estadual e também pela rede contratualizada. Com a medida, os recursos humanos e materiais foram destinados para o tratamento de possíveis pacientes com Covid-19, o novo coronavírus.

De acordo com publicação no Diário Oficial do Estado, as cirurgias cardíacas, oncológicas e aquelas que, “mesmo se tratando de eletivas, possam causar danos permanentes ao paciente caso não sejam realizadas” continuarão a ser realizadas.

Com a paralisação, o Estado determinou que toda essa estrutura deverá ser direcionada “para o enfrentamento da emergência de saúde pública em razão da pandemia por Doenças Infecciosas Virais - COVID-19, nos termos do art. 7º do Decreto Estadual nº 15.396, de 19 de março de 2020”.

Durante o período de vigência da resolução da Secretaria de Estado de Saúde, assinada pelo secretário Geraldo Resende, as metas contratuais de cirurgias eletivas com as entidades não serão consideradas.

Nesta sexta-feira o governo também conseguiu a aprovação da Assembleia Legislativa de decreto que estabeleceu estado de calamidade pública por conta do avanço do novo coronavírus em Mato Grosso do Sul. Conforme boletim epidemiológico divulgado ontem, 12 pessoas foram confirmadas com a doença no Estado, sendo 11 em Campo Grande e uma em Sidrolândia.

 

Felpuda


Apressadas que só, figurinhas tentaram se “apoderar” do protagonismo de decisão administrativa. Não ficaram sequer vermelhas quando se assanharam todas para dizer que tinham sido responsáveis pela assinatura de documento que, aliás, era uma medida estabelecida desde 2019. Quem viu o agito da dupla não pode deixar de se lembrar daquele pássaro da espécie Molothrus bonarienses, mais conhecido como chupim, mesmo. Afe!