Cidades

Campo Grande

Homofobia é o tema abordado no Cineclube

Homofobia é o tema abordado no Cineclube

DA REDAÇÃO

28/06/2012 - 00h00
Continue lendo...

O Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região (CRP-MS), em parceria com a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), exibe no sábado (30) no projeto Cineclube o filme "Filadélfia", abordando a homofobia. A sessão é gratuita e começa às 14h, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo.

O filme "Filadélfia" (EUA/Drama/1993/125min/13anos) apresenta o efeito social da AIDS, a questão do preconceito, sua dor e suas origens contra homossexuais e a relação mútua e confusa do preconceito frente a estas questões na sociedade do final do século XX.

Após a apresentação do filme, o público presente participa de um debate, cuja mesa de discussão é composta por profissionais de diversas áreas de conhecimento. E para auxiliar os estudantes universitários com as atividades extracurriculares, o CRP-MS ainda fornece uma declaração de participação no Cineclube.

O Centro Cultural José Octávio Guizzo está localizado na Rua 26 de Agosto, 453. Mais informações podem ser obtidas no CRP-MS através do telefone 3382-4801.

Frente Fria

Campo Grande terá mínimas de 8ºC já na próxima semana

Tempo continuará instável neste fim de semana, porém, a partir de terça-feira, a temperatura sofrerá uma nova queda, gerando chuvas e nebulosidade

25/05/2024 10h30

Sexta-feira foi de muita neblina na Capital por conta da frente fria

Sexta-feira foi de muita neblina na Capital por conta da frente fria Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

Após a chegada de uma frente fria em todo Mato Grosso do Sul, a próxima semana em Campo Grande tenderá a ser ainda mais fria, com temperaturas mínimas que podem chegar a 8°C.

De acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS), entre os dias 28 e 29, na Capital, são esperadas mínimas entre 8°C e 10°C.

Já a região sul e o extremo sul do Estado poderão registrar temperaturas próximas de 5°C e, pontualmente, até mesmo abaixo dos 4°C. Isso favorece, mesmo com menor probabilidade, a chance de geada fraca nessas localidades.

Essa tendência meteorológica para a semana indicará continuidade do frio no Estado, uma vez que ele será impulsionado por uma outra frente fria, a qual se formará entre segunda e terça-feira, favorecendo um novo pulso gelado em direção ao Centro-Oeste.

Sobre a previsão de chuvas no Estado, o Cemtec-MS alerta que até o dia 31 há previsão de acumulados de chuva entre 15 mm e 35 mm, com destaque para a região sul de MS. Porém, do fim deste mês até o dia 8 de junho não há previsão de chuvas.

Para este fim de semana, a previsão do Cemtec-MS é de muitas nuvens e com possibilidade de chuvas. As amplitudes térmicas devem ser pequenas, ou seja, com pouca diferença entre as temperaturas mínima e máxima.

A sensação de frio será reforçada em função do tempo fechado. Os locais com maior probabilidade de chuvas são as regiões centro-sul, sudoeste e oeste do Estado, com acumulados previstos entre 20 mm 
e 30 mm. Estão previstas mínimas entre 9°C e 12°C e máximas entre 13°C e 16°C para as mesmas localidades.

Já na região pantaneira são esperadas mínimas entre 13°C e 15°C e máximas entre 16°C e 18°C. Para as regiões norte, leste e Bolsão, esperam-se mínimas que vão de 15°C a 17°C e máximas entre 18°C e 24°C.
Em Campo Grande, são esperadas mínimas entre 13°C e 15°C e máximas entre 16°C e 19°C. Os ventos atuam do quadrante sul com valores entre 30 km/h e 50 km/h. Pontualmente, poderão ocorrer rajadas 
de vento acima dos 50 km/h.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), existe risco de perigo potencial de chuvas intensas na região norte e centro-oeste de Mato Grosso do Sul neste fim de semana.

QUEDA DE TEMPERATURA

A frente fria com muita nebulosidade que chegou ao Estado no fim da tarde de quinta-feira, em Campo Grande, derrubou a temperatura em 15,1°C dentro de 24 horas.

Segundo o Inmet, a Cidade Morena chegou a registrar máxima de 32,3°C no início da tarde de quinta, temperatura que caiu para 17,2°C no mesmo horário desta sexta-feira.

A mesma variação de temperatura foi verificada em Dourados, município quase 230 km distante da Capital. Às 13h de quinta, os termômetros marcavam 32,9°C, enquanto na sexta caíram para 17,8°C.

Em Ponta Porã, a variação de temperatura foi ainda maior, de 16,8°C no mesmo horário. Por lá, os termômetros foram de 30,4°C para 13,6°C em 24 horas. Corumbá também registrou uma grande queda 
na temperatura, saindo de 35,4°C para 18,8°C – uma variação de 16,6°C.

A tendência é de que as temperaturas caiam ainda mais neste fim de semana. Conforme Cemtec-MS, o tempo continuará instável, com bastante nebulosidade, chuvas e, pontualmente, tempestades – 
e tudo isso em virtude do avanço da frente fria.

As temperaturas máximas ficarão amenas, com valores entre 16°C e 22°C, principalmente na região centro-sul do Estado. Além disso, em razão do avanço do ar frio, poderá ocorrer a chamada mínima invertida, com temperaturas que diminuem ao longo do dia.

Saiba

Na segunda-feira, conforme o Inmet, o tempo em Campo Grande deverá começar chuvoso, com temperatura mínima de 12°C e máxima de 22°C.

Assine o Correio do Estado

Friaca

Prévia do frio: MS deve registrar mínima de 4°C na próxima semana

Com mínima invertida, temperaturas podem diminuir ao longo do dia neste sábado e domingo

25/05/2024 10h15

Frio se espalha por todo o Estado nesse fim de semana

Frio se espalha por todo o Estado nesse fim de semana Foto: Marcelo Victor / Correio do Estado

Continue Lendo...

Com uma amostra de que o frio não está para brincadeira, aos poucos o outono começa a ganhar cara de inverno em Mato Grosso do Sul, onde as temperaturas devem continuar em declínio na próxima semana. Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam que na região Sul do Estado os termômetros podem atingir os 4° C.

A previsão meteorológica do Instituto indicam que outra frente fria pode se formar no início da próxima semana, sendo que a partir de quarta-feira (29), o acúmulo de ar frio ganha força, derrubando as temperaturas principalmente no sul e extremo sul de MS, onde as mínimas previstas variam entre 4°C e 5° C.Com a pontual queda, há chance de geada fraca nessas regiões.

Para Campo Grande, no entanto, esperam-se mínimas entre 8 e 10°C entre terça-feira (28) e a próxima quarta-feira, ou seja, uma queda de pelo menos 3° C na comparação com o registro deste sábado (25), onde a mínima registrada no início da manhã, conforme o Inmet foi de 13° C.

A meteorologista do Inmet, Andrea Ramos destaca que hoje o declínio de temperatura já atinge quase todo o Mato Grosso do Sul. " Bem mais acentuado no Sul e no Sudoeste do Estado, onde a redução registrada é de 5ºC. No domingo (26), já fica restrito na parte do centro ao norte do Estado”, detalha.

TEMPERATURA 

Exemplo de mínima invertida, em Ponta Porã, o sábado teve início com mínima de 9° C, contudo, a temperatura segue registrando queda chegando a 7,9° C as 7 horas da manhã.

Em Amambai o fenômeno também pode ser observado, uma vez que as 4 horas de hoje os termômetros  marcavam 9,9° C, às 8 horas 9,6° C e as 9 horas 9,3°.

Já em Corumbá, região pantaneira do Estado, o dia iniciou com a temperatura mínima de 15°C e segue também registrando queda gradual, marcando 14° C por volta das 9 horas, como indica o Instituto Nacional de Meteorologia com dados da estação de Corumbá.

Aquidauana registra movimento inverso e segue com as temperaturas em elevação neste sábado. A mínima de 14° C passou para 16° C nesta manhã.

A Capital, que começou com mínima de 13° C, registrou redução mínima de meio grau, porém segue tendência de elevação nesta manhã, onde a máxima não deve ultrapassar os 16° C. 

Dourados acompanha o cenário de Campo Grande neste sábado. Com temperaturas em queda nas primeiras horas da manhã quando os termômetros marcaram 11,2° C, recuou para 10,6° C  está subindo novamente.

 

Domingo

O Centro de Monitoramento do Tempo e Clima de Mato Grosso do Sul (Cemtec-MS) prevê a permanências das baixas temperaturas em todo o Estado. A previsão indica a formação de nuvens carregadas que podem resultar em chuvas ao longo do fim de semana. Com a manutenção do clima frio, a amplitude térmica será pequena, ou seja, com pouca diferença entre a temperatura máxima e a mínima.

O tempo fechado acompanhado pela chuva potencializa a sensação de frio. Os locais com maior probabilidade de precipitação são as regiões centro-sul, sudoeste e oeste do Estado, com acumulados previstos entre 20-30 mm. Estão previstas mínimas entre 9-12°C e máximas entre 13-16°C para as regiões sul, sudeste e sudoeste.

O Pantanal sul-mato-grossense e regiões adjacentes devem registrar mínimas entre 13-15°C e máximas que não ultrapassam os 18°C. Para as regiões norte, leste e bolsão esperam-se mínimas entre 15-17°C e máximas entre 18-24°C.

No domingo (26), Campo Grande marca mínimas entre 13-15°C e máximas entre 16 e 19° C. Os ventos atuam do quadrante sul com valores entre 30-50 km/h e, pontualmente, podem ocorrer rajadas de vento acima de 50 km/h.

 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).