Cidades

Dia E

Hospitais de Mato Grosso do Sul participam de mutirão de atendimentos

Estarão participando 45 Hospitais Universitários em todo o país, com mais de mil cirurgias

Continue lendo...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, em entrevista na última quarta-feira (2) mais um mutirão de saúde envolvendo Hospitais Universitários da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em todo o país. 

Dos 45 hospitais participantes, 2 estão presentes em Mato Grosso do Sul: o Hospital Universitário da Universidade Grande Dourados (HU-UFGD) e o Hospital Universitário da Universidade Federal (HUMAP-UFMS). 

O Mutirão Agora Tem Especialistas acontece neste sábado (5), promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Saúde (MS), onde o objetivo é ampliar o atendimento e reduzir o tempo de espera na rede pública de saúde no país. 

No total, devem ser realizadas 1.088 cirurgias, 7.902 exames ou procedimentos e 1.342 consultas realizadas nos 45 hospitais da Ebserh, nas especialidades de Oncologia, Cardiologia, Ortopedia, Oftalmologia e Saúde da Mulher. 

A rede de Hospitais Universitários conta com 87 mil profissionais de saúde, mais de 55 mil alunos de graduação e mais de dez mil médicos residentes. O ministro da Educação, Camilo Santana reforçou que a ação deve contar com a presença de ministros para ajudar a mobilizar a rede de profissionais de saúde nos Hospitais Universitários.

“Vamos utilizar essa rede de Hospitais Universitários públicos, que é a maior do hemisfério sul global, para reduzir tempo de espera e garantir um atendimento mais rápido para a população”, afirmou. 

Como participar

Para participar dos mutirões, é preciso que o paciente já esteja em atendimento nos Hospitais Universitários e atenda aos critérios de prioridade. Ele também pode ser encaminhado pela central de regulação municipal ou estadual. Já foram realizados 166 mutirões em todo o país desde o início do ano. 

Hospitais Universitários

Os Hospitais Universitários Federais são centros de formações na área da saúde e prestam apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão das Instituições federais de ensino superior às quais estão vinculados. 

No Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, em Campo Grande, serão realizados 20 cirurgias de laqueadura tubária; 60 tomografias de abdômen; 60 ultrassonografias (musculoesquelético, rins, abdome e vias urinárias); 14 biópsias de tireoide e 15 ecocardiogramas transtorácicos, totalizando 169 procedimentos em um só dia. 

No Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados, em Dourados, serão realizadas 33 pequenas cirurgias; 2 colonoscopias – com planejamento para ampliação; 6 eletroencefalogramas e mais alguns atendimentos, totalizando 74 procedimentos somente no sábado. 


 

Cidades

Homem rouba igreja e é preso em MS

Suspeito pode estar envolvido em outros furtos registrados em Aral Moreira

18/12/2025 15h00

Divulgação/PCMS

Continue Lendo...

Um homem de 28 anos foi preso pela Polícia Civil de Aral Moreira, com apoio da Polícia Militar, na manhã da última quarta-feira (17), por furto qualificado cometido contra uma igreja localizada na região central do município.

Segundo as informações levantadas pela Polícia Civil, o crime ocorreu durante a madrugada, quando o ladrão pulou o muro da igreja e roubou uma roçadeira e um botijão de gás. A ação foi registrada por câmeras de segurança, que ajudaram na identificação do autor.

O homem foi encontrado pelos policiais na casa da própria mãe, ainda usando as mesmas roupas registradas nas imagens da câmera de segurança.

Ele confessou o crime e indicou os locais onde havia escondido os objetos, que foram totalmente recuperados. Parte dos bens estava em posse de um segundo envolvido, de 35 anos, que também foi conduzido à Delegacia.

Os policiais encontraram ainda, durante a investigação, mensagens em um celular relacionadas à negociação de objetos furtados, o que pode indicar envolvimento em outros crimes patrimoniais registrados recentemente no município. 

 

Cidades

IFMS convoca aprovados para matrícula nos cursos técnicos integrados de 2026

Período de matrícula será de 12 a 16 de janeiro, exclusivamente pelo sistema de matrículas da instituição

18/12/2025 14h45

Divulgação/IFMS

Continue Lendo...

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta quinta-feira (18) a primeira chamada do Exame de Seleção 2026, convocando candidatos aprovados para a matrícula nos cursos técnicos integrados ao ensino médio. O período de matrícula será de 12 a 16 de janeiro, exclusivamente pelo Sistema de Matrículas do IFMS.

A convocação segue o resultado final da prova, divulgado na quarta-feira (17), respeitando os critérios de ampla concorrência e ações afirmativas (cotas).

De acordo com a diretora de Educação Básica do IFMS, Glaucia Vasconcelos, os 20 primeiros colocados ocupam 50% das vagas, independentemente do tipo de vaga para o qual se inscreveram, seja ampla concorrência ou ações afirmativas.

As outras 20 vagas são distribuídas entre os primeiros colocados de cada cota, conforme os critérios de reserva para estudantes de escola pública.

Nesta primeira chamada, constam apenas os nomes dos candidatos convocados para matrícula. A lista de espera será divulgada no dia 23 de janeiro, data em que também está prevista a publicação da segunda chamada.

Nos cursos em que o número de inscritos foi menor do que o número de vagas ofertadas, todos os candidatos estão convocados para a matrícula. É o caso dos cursos Técnico em Edificações, em Aquidauana; Técnico em Agropecuária, em Nova Andradina; e Técnico em Informática , em Ponta Porã, todos vespertinos.

As vagas desses cursos poderão ser ocupadas, preferencialmente, por candidatos inscritos em outro curso no mesmo campus. Para isso, será necessário manifestar interesse pela vaga no momento da matrícula, entre os dias 12 e 16 de janeiro.

Matrícula

A matrícula deve ser feita on-line, por meio do Sistema de Matrículas do IFMS. Os candidatos que não têm acesso à internet poderão comparecer ao campus do IFMS para realizar a matrícula de forma assistida, nos endereços e horários de atendimento da unidade.

  • No ato da matrícula, deverão ser anexados ao sistema:
  • Histórico escolar do ensino fundamental ou equivalente;
  • Documento oficial de identificação com foto;
  • Documento oficial com foto do responsável legal, no caso de candidatos menores de 18 anos;
  • Comprovante de regularidade com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino;
  • Foto digital atual no formato 3x4 ou selfie;
  • Declaração de Vacinação Atualizada; documentos exigidos para candidatos beneficiários de ações afirmativas, conforme o Anexo III do edital;
  • Laudo médico acompanhado do formulário específico do Anexo V, para candidatos com deficiência inscritos por cota.

Os procedimentos e a lista completa de documentos exigidos estão disponíveis no edital da primeira chamada.

O Exame de Seleção 2026 é regido pelo Edital nº 058/2025 e ofertou 1.840 vagas em 11 cursos técnicos integrados ao ensino médio, distribuídos em dez municípios de Mato Grosso do Sul. As aulas têm início previsto para fevereiro de 2026.

Nesse modelo de curso, o estudante cursa simultaneamente o ensino médio e a formação técnica, ampliando as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho e no ensino superior.

Serviço

Dúvidas sobre o Exame de Seleção 2026 podem ser encaminhadas para o e-mail [[email protected]]

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).