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Hospital da Cassems terá serviço de hemodiálise

Hospital da Cassems terá serviço de hemodiálise

DA REDAÇÃO

11/02/2014 - 00h00
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Na sexta-feira (14), a Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), inaugura, às 19h, no prédio do Hospital Cassems em Dourados, o Centro de Diagnóstico e serviço de hemodiálise. O Hospital de Dourados foi o primeiro da Rede Própria construído pela Caixa dos Servidores.

O Centro de Diagnóstico, que ocupará uma área com cerca de 500m², é uma parceria entre a Cassems e as empresas MS Diagnóstico, Laboratório Mansur e RAF Serviços Médicos. De acordo com o diretor de Unidades Hospitalar da Caixa dos Servidores, Flávio Stival, além do amplo espaço, o Centro de Diagnóstico vai oferecer diversos serviços

“Além de disponibilizar um leque de procedimentos, o Centro de Diagnóstico vai trazer facilidade e comodidade aos nossos beneficiários. Cerca de 30 funcionários, muito bem treinados, darão esse suporte que, além de aumentar a capacidade do atendimento, trará mais qualidade aos serviços prestados”, explica Stival.

De acordo com o responsável pelo Centro de Diagnóstico, Vander Caetano Vieira, os novos serviços vão facilitar a vida de todos. “A vinda desses procedimentos para Dourados possibilitará a economia de materiais e, principalmente, economia de tempo para os pacientes. Estamos trazendo uma estrutura de última geração, de alta complexidade e que vai melhorar muito a qualidade do atendimento e o acesso à Saúde, não só do município, mas de toda a região”, explicou.

O presidente da Cassems, Ricardo Ayache,  disse que esses novos serviços em Dourados fortalecem a interiorização do atendimento.

Hemodiálise

Também situado no Hospital Cassems do município, o serviço de hemodiálise funcionará 24 horas por dia e também estará apto a realizar dois tipos de diálises peritoneais: a Diálise Peritoneal Ambulatorial Contínua (CAPD, na sigla em inglês) e a diálise Home Choice. O espaço, com cerca de 300m², além dos pontos de hemodiálise, terá a disposição dos beneficiários técnico de enfermagem, assistente social, enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta e uma estrutura de última geração.

Segundo o diretor de Unidades Hospitalares, o grande propósito do serviço de hemodiálise oferecido no Hospital Cassems de Dourados é humanizar o atendimento com um acolhimento diferenciado aos usuários.

“O espaço foi todo reformado dentro das exigências dos órgãos reguladores e equipado com equipamentos de última geração, como as máquinas de hemodiálise e o tratamento de filtragem da água em 100%, garantindo uma água pura e sem a mínima chance de contaminação. Agora, o grande diferencial é que cada paciente que usar o serviço de hemodiálise no hospital terá um tablet para se distrair enquanto acontece o processo. Nós sabemos que é um procedimento difícil para quem o usa, por isso, o nosso objetivo é acolhê-lo da melhor forma possível, a fim de diminuir o sofrimento deles”, explica Stival.

A disponibilização da diálise peritoneal Home Choice cumpre o propósito de acolher da melhor maneira possível o doente renal crônico. Para o responsável pelo serviço de hemodiálise, o nefrologista Antônio Pedro Bitencourt, esse serviço vai trazer uma melhora significativa para os doentes renais crônicos de Dourados.

“Há alguns pacientes que não podem se deslocar até o hospital, então, com o Home Choice eles podem realizar o procedimento na sua casa com a mesma segurança se estivesse no hospital. O paciente recebe o equipamento e faz todo o tratamento no seu próprio domicílio, precisando vir ao hospital apenas uma vez por mês”, explica Bitencourt.

O nefrologista ainda salienta o ganho que toda a Grande Dourados vai receber com a vinda desse serviço para a região. “Hoje, grande parte dos pacientes renais crônicos da nossa região não tem como fazer a hemodiálise. Com o oferecimento dos nossos serviços, vamos beneficiar toda a Grande Dourados. O hospital vai ser a casa do renal crônico em Dourados”, comemora Bitencourt. 

Cidades

Cadela Laika encontra corpo de idoso que desapareceu em Campo Grande

O idoso Joaquim Gonzales, que sofria de Alzheimer, foi localizado sem vida na tarde desta terça-feira (14), no Jardim Itamaracá

14/01/2025 18h00

Reprodução Redes Sociais

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O idoso Joaquim Gonzales, de 78 anos, natural da Espanha, que desapareceu no último domingo (12), foi encontrado morto na tarde desta terça-feira (14), nas proximidades do pontilhão do Jardim Itamaracá, em Campo Grande.

A vítima, que sofria de Alzheimer, estava desaparecida desde domingo, segundo relatos de familiares. De acordo com eles, Joaquim deixou a residência de madrugada. O corpo foi encontrado com o auxílio da cachorra Laika, do Corpo de Bombeiros.

Imagens de câmeras de segurança ajudaram a orientar as buscas. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, Joaquim foi identificado nas gravações, e a partir disso, os militares delimitaram um perímetro de buscas.

Na região, que possui mata, foram localizados próximos a uma estrada de terra o chinelo, o boné e até um cinto que pertenciam ao idoso.

O trabalho da cachorra Laika foi fundamental para encontrar o local onde o corpo de Joaquim estava. Após a localização, os militares confirmaram que se tratava do desaparecido.

Equipamentos como drones com sensor de calor também foram utilizados durante as buscas. Durante todo o processo, familiares permaneceram mobilizados, espalhando cartazes pela cidade em busca de Joaquim.

Cadela que auxiliou nos resgates

A cadela de busca Laika do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMS), que atua ao lado do sargento Thiago Kalunga, levou poucos minutos para localizar o corpo da vítima. Em outubro de 2023 recebeu a Certificação Nacional de Cães de Busca e Resgate.

Laika, que é da raça pastor holandês, foi aprovada na prova de ‘busca urbana’ realizada nos dias 4 a 6 de outubro durante a 21ª edição do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom), em Gramado no Rio Grande do Sul. 

Além de estar apta para atender todos os municípios de Mato Grosso do Sul, após a certificação nacional, a cadela também está autorizada a atuar em ocorrências em todo o Brasil.

Posteriormente, no dia 13 de maio de 2024, Laika fez parte da  1º equipe especializada em busca e resgate juntamente com outros cães e militares do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul para auxiliar no resgate das vítimas na tragédia que assolou o Rio Grande do Sul. A equipe do Estado atuou no município de Encantado.

 A equipe formada pelo sargento Thiago Kalunga e os soldados Jéssica Lopes e Humberto permaneceu em torno de  10 dias atuando nos locais com as estruturas colapsadas pela enchente e inundação.

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Transtorno

Briga na Justiça: passageiros de MS sofreram 1 atraso de voo por dia em 2024

Cenário acarretou em 435 ações judiciais contra empresas aéreas no estado

14/01/2025 17h45

Saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande

Saguão do Aeroporto Internacional de Campo Grande Gerson Oliveira, Correio do Estado

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Os passageiros do setor aéreo em Mato Grosso do Sul sofreram com um número médio de 1 atraso de voo por dia em 2024. 

Conforme levantamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), esse cenário acarretou em um total de 435 ações judiciais contra empresas aéreas entre os meses de janeiro e novembro do ano passado no estado.

Os processos foram solicitados principalmente por passageiros, em busca reparação por prejuízos causados pela alteração indevida do horário das viagens.

Apesar de alto, o número de ações judiciais em Mato Grosso do Sul apresentou uma leve queda se comparado com 2023, ano em que registrou 440 processos. Em 2022, o número foi ainda maior, com 520 ações judiciais registradas.

Serviço ineficaz

A principal insatisfação dos consumidores é com a falta de resolução eficaz por parte das companhias aéreas. As buscas dos passageiros na Justiça são de valores financeiros por danos materiais e morais.

Segundo Mayra Sampaio, advogada especializada na área, a decisão de processar está diretamente relacionada à incapacidade das companhias aéreas de resolverem essas questões de forma adequada e em tempo hábil.

"Esse alto número acaba não só impactando esses processos a terem uma rápida solução, mas também o consumidor deve ter seus direitos respeitados, e infelizmente, não é o que tem acontecido por parte das companhias aéreas. Desta forma, talvez esse alto número acabe influenciando as companhias a reverem suas políticas para evitarem esses problemas judiciais", afirma.

Já para Henrique Arzabe, advogado especialista em Direito do Consumidor, o alto número de ações evidencia que, apesar da recuperação do setor aéreo após a pandemia, as companhias aéreas ainda enfrentam desafios para oferecer um serviço eficiente.

“O crescimento de casos pode ser um indicador para que as companhias revejam suas práticas e evitem recorrências judiciais, buscando soluções mais rápidas e eficazes para os consumidores”, conclui.

Atraso vs cancelamento

Ainda confome Arzabe, a diferença entre atraso e cancelamento de voo está na execução do serviço. Nesse sentido, as situações impactam o passageiro de maneira diferente.

“O atraso ocorre quando há uma nova previsão de partida e o voo é realizado, mesmo fora do horário inicial. O cancelamento, geralmente, implica maiores prejuízos para o passageiro, como a perda de compromissos ou diárias de hospedagem, além do transtorno de ter que replanejar toda a viagem”, ressalta.

Brisa Nogueira, advogada especializada em Direito do Consumidor alerta que o tempo de espera é um fator determinante para os direitos do consumidor em casos de atraso de voo.

“Em termos de direito do consumidor em relação ao atraso no voo, nós precisamos pensar quantas horas o consumidor fica ali à disposição da companhia aérea para que seja dada, se for dada, alguma providência. Até duas horas há ali uma pendência de alimentação, especialmente despesas com água e comida. Excedendo-se quatro horas de espera e havendo a necessidade de pernoite no aeroporto, é necessário que a companhia aérea faça o custeio de hospedagem, bem como transporte de deslocamento e retorno ao aeroporto, sem prejuízo do direito do consumidor de ser alocado no próximo voo, havendo disponibilidade”, afirma.

Registre provas

Vale destacar que é importante o consumidor conhecer seus direitos e ficar preparado para buscar reparação em casos de prejuízos causados por atrasos ou cancelamento de voo.

Nesse sentido, ao sentir-se lesado, é importante que o passageiro registre o maior número de provas possível, para assim, conseguir reinvindicar reparação jurídica de maneira mais eficaz.

“É muito importante o consumidor constituir a prova. Primeiro, prova do atraso do voo e, também, dos prejuízos. Se a empresa oferecer algum voucher, é importante registrar isso. Principalmente, se a empresa não o ofereceu, é fundamental ter a prova de que, por exemplo, o atraso gerou outro tipo de prejuízo, como a perda de uma diária de hotel ou reserva de carro. Relembrando que, a partir de quatro horas de atraso injustificado, é devido dano moral ao consumidor”, destaca Brisa Nogueira.

Por fim, o advogado Henrique Arzabe o consumidor não deve pensar duas vezes quando for buscar reparação caso se sinta prejudicado.

“As companhias aéreas têm a obrigação de oferecer um serviço adequado e de prestar assistência, independentemente do motivo do atraso ou cancelamento. Até porque, pequenos atrasos podem causar prejuízos significativos para o cliente, como perder uma conexão ou uma reserva. Por isso, documentar tudo é essencial para garantir que seus direitos sejam respeitados”, conclui.

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