Cidades

Cidades

Infrações por falta de uso de cinto segurança aumentam 29% neste ano em MS

De janeiro a maio, mais de 28,4 mil multas foram aplicadas

Continue lendo...

No último fim de semana, uma mulher morreu em um acidente na BR-436, entre Dourados e Ponta Porã, por não ter usado cinto de segurança, fator que fez com que ela fosse arremessada a cinco metros do veículo. O condutor perdeu o controle da direção, mas ele e outros dois ocupantes foram socorridos apenas com ferimentos.

A tragédia alerta para um cuidado negligenciado por muitos: o uso do cinto de segurança. No Brasil, a obrigatoriedade começou há 27 anos, com a Lei n° 9.503 de 1997.

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), o número de infrações pelo não uso de cinto de segurança aumentou 29% nos primeiros cinco meses de 2024, indo de 22.004 autuações no mesmo período do ano passado para 28.404 infrações neste ano.

Das 28.404 autuações, 26.583 foram de condutores, e 1.821 de passageiros. No ano passado, 20.525 das 22.004 infrações foram do condutor, e 1.479 do passageiro. 

O gerente especial de fiscalização e patrulhamento viário, Ruben Ajala, explica que muitas vezes as pessoas costumam colocar o cinto só quando avistam uma viatura, mas que a infração em si não é nada se comparada aos danos que o não uso do dispositivo pode causar.

“Independente da distância a ser percorrida, o uso do cinto de segurança pelo condutor e pelos passageiros do veículo é fundamental para protegê-los. Um possível sinistro de trânsito, em via urbana ou nas rodovias, pode acarretar em graves lesões ou mesmo projetar o passageiro sem cinto para fora do veículo, causando danos irreparáveis e até mesmo levar a óbito”.

Dados do Instituto de Segurança no Trânsito (IST) apontam que o uso de cinto de segurança reduz o risco de morte em cerca de 50% em caso de colisões. Além disso, o uso do cinto reduz em até 40% o risco de traumatismo craniano, principal causa dos óbitos em sinistros de trânsito.

A decisão de não usar o cinto de segurança é considerada uma infração de trânsito prevista no artigo 167 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O não uso do cinto de segurança, seja pelo condutor ou pelo passageiro do veículo é considerada uma infração grave, com aplicação de multa no valor de R$195,23 e perda cinco pontos na carteira de habilitação.

Assine o Correio do Estado.

PADROEIRO

Confira o que abre e o que fecha no dia de Santo Antônio

Santo é padroeiro de Campo Grande, portanto a data é feriado municipal

12/06/2024 16h00

Santo Antônio é padroeiro de Campo Grande

Santo Antônio é padroeiro de Campo Grande Foto: Arquivo / Correio do Estado

Continue Lendo...

O dia de Santo Antônio é celebrado nesta quinta-feira, 13 de junho. Conhecido como santo casamenteiro, ele é padroeiro de Campo Grande e, por este motivo, a data é feriado municipal.

No entanto, o dia não é considerado feriado estadual, nem nacional, e a folga ocorre apenas nos municípios onde há decreto.

Na Capital, haverá alteração no horário de funcionamento de alguns estabelecimentos, enquanto há serviços que não irão abrir.

Confira o que abre e o que fecha no feriado:

Supermercados

Os supermercados poderão funcionar normalmente.

Comércio

O comércio de Campo Grande está autorizado a abrir das 9h às 18h.

Bancos

Não haverá atendimento presencial ao público nas agências bancárias localizadas em Campo Grande.

Feira Central

A Feira Central irá abrir das 16h às 23h.

Mercadão

O Mercadão Municipal abrirá das 6h30 ao meio dia.

Shoppings

  • Campo Grande, Norte Sul Plaza e Bosque dos Ipês

O funcionamento dos shoppings Campo Grande, Norte Sul Plaza e Bosque dos Ipês será normal, das 10h às 22h.

  • Pátio Central

O Pátio Central Shopping abrirá das 9h às 16h.

Saúde

Hospitais, Unidades de Pronto Atendimento, Centros Regionais de Saúde 24 horas irão funcionar em regime de plantão.

Judiciário

Não terá expediente na comarca de Campo Grande no dia 13 de junho, devido ao feriado, e no dia 14, pois foi estabelecido ponto facultativo. Apenas o plantão judicial estará em funcionamento para os casos considerados urgentes.

O mesmo se aplica as comarcas de Batayporã, Corumbá, Costa Rica, Jardim, Porto Murtinho e Terenos em razão de feriados instituídos pelos municípios em leis municipais.

Órgãos Públicos

Não haverá expediente nas repartições públicas municipais e estaduais da Capital no dia 13 de junho, com exceção dos serviços considerados essenciais, como saúde e segurança, que funcionarão em escala de plantão.

Na sexta-feira, os órgãos públicos funcionam normalmente, pois prefeitura e governo não decretaram ponto facultativo.

Lotéricas

A abertura das casas lotéricas é facultativa a cada proprietário, mas, como há sorteio normal de jogos da loteria, a maioria deve abrir.

Correios

As agências dos Correios não abrirão na Capital.

Assine o Correio do Estado 

GRATUITO

Arraial de Santo Antônio começa nesta quarta-feira em Campo Grande

Tradicional festa junina da Capital terá shows de Munhoz e Mariano e Grupo Tradição na abertura, mas arraial segue até o dia 16 de junho; Veja programação

12/06/2024 14h32

Arraial de Santo Antônio será realizado na Praça do Rádio Clube

Arraial de Santo Antônio será realizado na Praça do Rádio Clube Foto: Diego Gonçalves / Arquivo

Continue Lendo...

Sempre muito esperado pelos campo-grandenses, ele chegou! O 22° Arraial de Santo Antônio começa nesta quarta-feira (12). O evento trás muita alegria, dança e comidas típicas. Organizado pela Prefeitura de Campo Grande, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur) e o Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), o arraial acontece de 12 a 16 de junho na Praça do Rádio Clube.

Nesta edição, um dos momentos mais aguardados, é a apresentação das quadrilhas juninas. Com muita cor, música e animação, a apresentação da vez está por conta do Colégio Nova Geração, mas não para por aí, hoje também é dia de show com a dupla Munhoz e Mariano.

A programação do Arraial de Santo Antônio inclui uma variedade extensa de atrações para todas as idades.

Confira a programação: 

12 de junho - quarta-feira

  • 19h às 21h - Grupo Tradição
  • 21h às 23h - Munhoz e Mariano

13 de junho - quinta-feira

  • 18h - Procissão - Catedral de Santo Antônio até a Praça do Rádio Clube
  • 19h - Santa Missa
  • 20h às 21h30 - Fraternidade São João Paulo II
  • 21h30 às 23h30 - João Haroldo e Betinho

14 de junho - sexta-feira

  • 19h às 20h - Pedro e Evandro
  • 20h às 21h - Tostão e Guarani
  • 21h às 23h - Trio Violada

15 de junho - sábado

  • 19h às 21h - Max Henrique
  • 21h às 23h - Victor Gregório e Marco Aurélio

16 de junho - domingo

  • 18h às 20h - Forró Ipê de Serra
  • 20h às 22h - Alex e Ivan

Um dos momentos mais aguardados desta edição será a apresentação das quadrilhas juninas. Com muita cor, música e animação, a apresentação desta quarta-feira será do Colégio Nova Geração. Mas a festa não para por aí! A programação do Arraial de Santo Antônio inclui uma variedade de atrações para todas as idades.

Barracas com comidas típicas oferecerão delícias como pamonha, curau, canjica, quentão e muitos outros pratos que remetem às festas juninas do interior. As crianças terão um espaço kids com brincadeiras e atividades especialmente preparadas para elas.

E claro, a música não pode faltar! Grandes nomes da música sertaneja e regional subirão ao palco para animar a festa todas as noites.

Hoje, a dupla Munhoz e Mariano se apresenta às 21h, após o show de abertura do Grupo Tradição. Nos dias seguintes, artistas como Fraternidade São João Paulo II, João Haroldo e Betinho, Pedro e Evandro, Tostão e Guarani, Trio Violada, Max Henrique, Victor Gregório e Marco Aurélio, Ipê da Serra, e Alex e Ivan garantirão que a festa continue animada.

O Arraial de Santo Antônio de Campo Grande também é aguardado com ansiedade por muitas Organizações Sociais sem fins lucrativos que veem neste período uma oportunidade de levantar renda com a venda de produtos durante todos os dias de evento.

As 35 barracas que serão montadas na festa terão autorização para a comercialização de alimentos, bebidas e artesanatos nos cinco dias de festa.

Serviço

Evento: 22ª edição do Arraial de Santo Antônio de Campo Grande
Data: 12 a 16 de junho
Local: Praça do Rádio Clube
Endereço: Avenida Afonso Pena e Rua Barao do Rio Branco, com Rua Padre Joao Crippa e Rua Pedro Celestino
Horário: A partir das 18h
Entrada: Gratuita

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).