Cidades

IBGE

Jardim Noroeste tem o maior número de crianças

Jardim Noroeste tem o maior número de crianças

ROBERTA CÁCERES

30/07/2011 - 00h02
Continue lendo...

O Jardim Noroeste, em Campo Grande, é o bairro que  tem o maior número de crianças, uma proporção de 28 para cada 100 mulheres e onde 32,7% dos moradores estão dentro da faixa etária de 0 a 14 anos, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), referentes ao Censo 2010.

O bairro tem algumas famílias de presidiários, como é o caso de Celma Moreira da Silva, 40 anos, mãe de quatro filhos, que se mudou de Paranaíba (MS) para lá há menos de um ano. Segundo ela, para ficar mais próximo do marido que esta preso no complexo penal localizado na região.

Celma diz que a proximidade do bairro com o presído, facilita a assistência ao esposo. “Eu saí de Paranaíba pra ficar mais fácil de ver meu esposo, pra visitar, levar comida. Aqui no Jardim Noroeste fica bem perto”, explica.

A vizinha de Celma, Eunice Corrêa da Silva, 23 anos, mão de dois filhos, também veio de Paranaíba há dois meses e pelo mesmo motivo. O marido está preso.

Eunice não deixa de reclamar dizendo que por ser comum a vinda de pessoas do interior com filhos para o bairro, deveria haver mais estrutura para receber as famílias. “Aqui no posto de saúde nunca tem médico e eu não consigo vaga na creche para colocar minha filha e poder trabalhar”.

O grande número de  crianças no bairro é nítida, sendo comum ver mães com mais de dois filhos. Elas dizem que o ''lixão'' no local também se constitui em problema.

 Ao Portal Correio do Estado, mais uma mãe quis dar sua opinião sobre as necessidades do bairro. Glória Regina Evangelista de Assis, 24 anos, mãe de três filhos,  aproveitou para reclamar da falta de segurança no local.

“Eu morro de medo de deixar meus filhos brincando na rua, porque toda hora passa carros correndo, deveria ter mais sinalização e iluminação. Fora as constantes ocorrências de estupro e violência que a gente ouve”, diz Glória.

Reclamações

O Bairro Noroeste levou Campo Grande à 13ª posição entre as capitais brasileiras no ranking de percentual de crianças e adolescentes. O principal questionamento dos moradores da região, pelo número de crianças, deveria ter mais investimento da prefeitura em atividades recreativas para ocupá-las, não dando chance para que crianças e adolescentes se tornem futuros presidiários.

As famílias reclamam ainda da vaga de mais escolas e creches para atender a demanda. A questão da moradia também é apontado pelas pessoas que alegam ser o aluguel ser muito caro. A falta de oportunidades de emprego na região também faz parte da ''lista'' de queixas..
 

Cidades

Em meio a greve, vereador sugere regulamentação de vans como transporte coletivo

Beto Avelar (PP) prepara um pedido para que o Executivo autorize, de forma emergencial e provisória, a proposta que prevê as vans como uma alternativa para a população

17/12/2025 18h55

Beto Avelar (PP), vereador de Campo Grande

Beto Avelar (PP), vereador de Campo Grande

Continue Lendo...

Diante do paralisação dos ônibus que Campo Grande vive nos últimos dias, o Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul determinou a intervenção da Prefeitura Municipal na gestão do Consórcio Guaicurus. Com esse cenário, o vereador Beto Avelar (PP) prepara um pedido para que o Executivo autorize, de forma emergencial e provisória, a regulamentação do uso de vans como alternativa de transporte. 

"Campo Grande não pode parar. Uma capital desse porte não pode ficar sem transporte coletivo nem por um único dia. O transporte de vans é uma alternativa que é sugerida com recorrência. E, agora, diante da emergência da greve, uma solução provisória para milhares de passageiros que dependem do ônibus, mas que não contam com o serviço neste momento", destacou o parlamentar.

Para o vereador, a medida judicial confirma que a crise no sistema não é pontual, mas resultado de falhas graves e recorrentes. 

"O que foi decidido mostra que o problema é estrutural e exige providências imediatas. A população não pode continuar sendo penalizada. Quando não é pelo alto preço da passagem ou pela má qualidade dos ônibus, o Consórcio provoca situações como uma greve. Além disso, de maneira recorrente, acusa a Prefeitura pelo não pagamento de repasses, mesmo quando a Prefeitura promove a isenção de impostos ou efetua o repasse. Sem falar no descaso com os próprios trabalhadores do Consórcio que alegam estar sem pagamento", afirmou.

Decisão da Justiça

A decisão determina que, em até 30 dias, o Município instaure um processo administrativo de intervenção no contrato com o Consórcio, além de nomear um interventor e apresentar um plano de ação com cronograma para a regularização da situação do Transporte Urbano, sob pena de multa diária de R$ 300 mil. 

A Tutela de Urgência foi deferida pelo juiz Eduardo Lacerda Trevisan, na ação ajuizada pelo advogado e ex-candidato a prefeito Luso Queiroz (PT) em desfavor da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos (Agereg), Agência Municipal de Transportes e Trânsito (Agetran), Consórcio Guaicurus SA e Município de Campo Grande. 

Outra alternativa

O vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) reforçou que, para melhorar o serviço, é necessário pensar em novos modelos de transporte público, além de novas formas de gestão que possam garantir um sistema mais ágil e eficiente.

Para ele, a implementação do VLT (veículo leve sobre trilho) poderia aliviar o trânsito, diminuir a poluição e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. 

Além disso, Ronilço sugeriu que o município busque novos recursos e parcerias para financiar melhorias no transporte coletivo, como a captação de investimentos por meio de instituições financeiras internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Assine o Correio do Estado

Educação e ensino

UFGD divulga gabarito preliminar do vestibular 2026; confira

Convocação para as matrículas da primeira chamada está prevista para 14 de janeiro de 2026

17/12/2025 18h18

Divulgação/ UFGD

Continue Lendo...

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) divulgou nesta quarta-feira (17) o resultado preliminar do Vestibular 2026, etapa do processo seletivo aguardada pelos mais de 6,8 mil candidatos que realizaram a prova em 19 de outubro. O resultado final do vestibular e a convocação para as matrículas da primeira chamada estão previstos para 14 de janeiro próximo. 

O cronograma previsto também inclui o período para recursos, que poderá ser acessado nos dias 18 e 19 de dezembro. O Boletim de Desempenho Individual, com a pontuação da redação e o total de acertos, ficará liberado ao candidato durante todo o processo.

No último dia 12 de novembro, o Centro de Seleção divulgou o gabarito definitivo e as respostas aos recursos sobre o gabarito preliminar.

As matrículas serão realizadas pela Pró-reitoria de ensino e graduação (Prograd), com editais e cronogramas próprios, seguindo a ordem de desempenho e o número de vagas disponíveis em ampla concorrência e cotas sociais.

Inicialmente, serão chamados os candidatos que escolheram o curso como 1ª opção, e aqueles que selecionaram como 2ª opção serão convocados apenas se restarem vagas. A lista de documentos pode ser consultada em edital.  

O Vestibular 2026 oferece 984 vagas em 35 cursos presenciais e gratuitos, com provas aplicadas nas cidades de Amambai, Campo Grande, Dourados, Naviraí e Nova Andradina.

Confira a lista preliminar da 1ª opção de curso aqui!

Confira a lista preliminar da 2ª opção de curso aqui!

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).