Cidades

Operação Omertà

Justiça aceita nova denúncia contra Jamil Name e Jamil Name Filho

Réus pelo assasinato do ex-chefe de segurança da Assembleia Legislativa, Ilson de Figueiredo enfrentam nova acusação

Continue lendo...

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) aceitou e oficializou nesta sexta-feira (16) mais uma denúncia contra Jamil Name e Jamil Name Filho na Operação Omertà. Os dois, agora, são réus pelo assassinato do ex-chefe de segurança da Assembleia Legislativa, Ilson de Figueiredo.  

Outro também apontado pelo tribunal como réu pelo crime é Fahd Jamil. A execução foi em junho de 2018 na avenida Guaicurus, em Campo Grande. 

Figueiredo, na época, com 62 anos, foi perseguido e morto dentro do carro com vários tiros, inclusive, de fuzil.

De acordo com Ministério Público Estadual (MPE), o crime foi encomendado por Fahd Jamil e executado pelo suposto grupo criminoso chefiado pelos Name. 

A denúncia oferecida pelos promotores foi baseada em investigação da força-tarefa liderada pela Delegacia Especializada em Repressão a Roubos a Bancos, Assaltos e Sequestros (Garras). 

Conforme a investigação, o motivo seria uma vingança pela morte de Daniel Jamil Georges, filho de Fahd. Ele desapareceu em 2011 e foi declarado morto no ano passado. Ilson teria sido um dos responsáveis por esse desaparecimento.

A denúncia pedia a prisão preventiva de Jamil Name e o filho, além de Fahd Jamil e outros quatro envolvidos, mas o juiz Aluízio Pereira dos Santos negou. Os réus, agora, têm prazo para a defesa. 

O que dizem as defesas

O advogado de defesa de Jamil Name, Tiago Bunning, argumentou que não sabe de qualquer nova denúncia feita contra seu cliente. Ele ainda falou achar um absurdo a mídia ser informada antes que defesa seja notificada judicialmente. O advogado ressaltou que apenas falará quando existir uma oficialização formal sobre o caso.

Já a defesa de Fahd Jamil, por meio do advogado Fábio Ricardo Mendes, informou que seu cliente é inocente e que não participou dos fatos narrados na denúncia. Por fim, ela alega que durante o processo criminal, será comprovada sua inocência.

O Correio do Estado tentou entrar em contato com a defesa do acusado Jamil Name Filho, porém até o momento desta publicação não obteve retorno.

ALERTA

Chuva durante a noite deixa estragos em toda Campo Grande

Final de semana na capital começou com precipitação entre 60 e 98 mm, resultando em quedas de árvores, bairros alagados e outros prejuízos à cidade

19/04/2025 11h05

Chuva intensa causou estragos em Campo grande durante a madrugada

Chuva intensa causou estragos em Campo grande durante a madrugada Foto: Laura Brasil

Continue Lendo...

Como reportado pelo Correio do Estado nesta manhã, as chuvas foram intensas durante a madrugada em quase todo o Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, a precipitação “chegou com tudo” neste sábado (19), ocasionando estragos em toda a cidade.

Na Avenida Engenheiro Amélio Carvalho de Bais com a rua Yokohama, próximo ao Jardim Panamá, onde a estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 98 mm de volume de chuva, uma árvore caiu e fechou os dois sentidos da avenida. Funcionários da Defesa Civil já estão no local para retirar o obstáculo ambiental.

Na Avenida Gunter Hans, próximo à obra do corredor de ônibus, o barro invadiu a pista molhada, o que, além de indicar que o local estaria “alagado” mais cedo, pode ser muito perigoso para motoqueiros, ciclistas e pedestres que passam pela região.

Nas redes sociais, moradores do bairro Vila Popular, onde a chuva atingiu cerca de 60 mm de volume, filmaram a situação do local após as fortes chuvas, com a água entrando nas residências e deixando a população “à deriva”. Veja:

Já no Jardim Centenário, a água trouxe muito barro e lixo para o asfalto, dificultando a transitação de veículos e pedestres, situação semelhante ao encontrado em outros bairros em Campo Grande com as chuvas intensas desta madrugada

Na Rua do Rezendes, no Jardim Monte Alegre,  parte do asfalto foi "arracandada" e pedras entraram no caminho. Na Avenida Guaicurus, também há resquícios de alagemento, com muito barro invadindo a pista.

A forte chuva também causou transtornos para quem transita e mora em torno da ponte da Avenida Cafezais, na região dos bairros Canguru e Centro Oeste. O local frequentemente é alvo de reclamações dos moradores da região, tendo em vista que o fluxo de carros é intenso, e sempre que chove, a água do córrgo transborda, dificultando o trânsito e colocando em risco pessoas que passam pela região.

No Lago do Amor, região de muita polêmica após a última chuva forte na cidade, a água transbordou novamente e prejudicou os reparos que estavam sendo feitos no local, o que deve atrasar a conclusão dos trabalhos.

VOLUME

Em Campo Grande, as estações meteorológicas marcaram volumes de água diferentes, sendo 59,8 mm na Vila Popular, 71,4 mm no Centro, 85,8 mm na Vila Santa Luzia e 98,8 mm no Jardim Panamá, precipitações acima do esperado.

Em Dourados, as chuvas variaram de 48,2 mm a 68,4 mm, enquanto em Três Lagoas chegaram aos 85,2 mm na região central do município. Nas cidades fronteiriças, começando por Corumbá, não houve um alto volume durante esta madrugada, mas em Ponta Porã foi registrado cerca de 71,6 mm.

Rio Brilhante, com 97,2 mm, Itaporã, com 79,6 mm, Sete Quedas, com 71,4mm, Fátima do Sul, com 64,6 mm, Santa Rita do Pardo, com 73,2 mm, e Laguna Carapã, com 62,6 mm, são outras cidades do interior que registraram um número alto de precipitação durante esta madrugada. Confira o volume em outros municípios:

  • Aral Moreira - 25,2 mm
  • Caarapó - 38,2 mm
  • Bataguassu - 20,6 mm
  • Bandeirantes - 29 mm
  • Aquidauana - 33,2 mm
  • Nova Andradina do Sul - 31,8 mm
  • Ivinhema - 21,4 mm
  • Nova Alvorada do Sul - 20,1 mm

*Fonte: Inmet e Natalio Abrahão

Segundo o meteorologista Natalio Abrahão, as chuvas devem diminuir à tarde e se afastar para o norte do estado, mas não está descartado chuvisco e nevoeiro no centro-sul de Mato Grosso do Sul, entre a noite e manhã deste domingo (20).

Assine o Correio do Estado

BR-267

Chuva alaga e interdita trecho da futura Rota Bioceânica

Local apresenta risco iminente de desmoronamento, devido à erosão causada pelos temporais das últimas horas

19/04/2025 10h40

BR-267 interditada por causa das chuvas

BR-267 interditada por causa das chuvas DIVULGAÇÃO/PRF

Continue Lendo...

O KM-533 da BR-267, entre as rotatórias da Apaporé e do Calcário Bodoquena, está totalmente interditado devido as fortes chuvas das últimas horas.

A interdição é por tempo indeterminado. O local apresenta risco iminente de desmoronamento, devido à erosão causada pelos temporais.

A recomendação é que seja utilizado o desvio por Bela Vista e Caracol, para quem precisa se deslocar entre Jardim e Porto Murtinho.

A BR-267 possui extensão de 683 quilômetros em Mato Grosso do Sul e cruza os municípios de Bataguassu, Anastácio, Nova Alvorada do Sul, Maracaju, Guia Lopes da Laguna, Jardim e Porto Murtinho.

Além disso, é um importante corredor que dá acesso a Rota Biocêanica em direção ao Oceano Pacífico.

Fortes chuvas atingiram Mato Grosso do Sul nas últimas 24 horas. De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, alguns municípios ultrapassaram os 70 milímetros de chuva. Confira:

MUNICÍPIO

CHUVA (mm)

Bataguassu

2,2 mm

Água Clara

11,8 mm

Sidrolândia

13,4 mm

Sete Quedas

71,4 mm

Amambaí

12,8 mm

Rio Brilhante

97,2 mm

Cassilândia

27,2 mm

Miranda

2,8 mm

Dourados

68,4 mm

Aquidauana

12,8 mm

Três Lagoas

24,2 mm

Santa Rita

73,2 mm

Ribas do Rio Pardo

19,6 mm

Nova Andradina

31,8 mm

Guia Lopes da Laguna

62,6 mm

Nova Alvorada do Sul

20,1 mm

Itaporã

79,6 mm

Iguatemi

2,2 mm

Ivinhema

21,4 mm

Camapuã

4,2 mm

Caarapó

28,2 mm

Fátima do Sul

64,6 mm

Bandeirantes

2,2 mm

Angélica

19,2 mm

Campo Grande (Vila Popular)

59,8 mm

* Fonte: Natálio Abrahão - meteorologista 

Diversos estragos foram contabilizados em Campo Grande, como pane em semáforos; buracos em ruas e avenidas; lamaçal; inundação de casas e comércios; queda de árvores; alagamento do Lago do Amor e aumento do nível dos córregos.

Em Jardim, Guia Lopes da Laguna e Nioaque, os estragos também foram grandes: alagamentos, queda de energia, inundação de casas e aumento do nível dos rios. 

PREVISÃO DO TEMPO

A previsão do tempo para este feriadão de Semana Santa/Tiradentes é de muita chuva em Mato Grosso do Sul.

Chuva, céu nublado, raios, relâmpagos, trovões, clima fresco, tempo instável, umidade relativa do ar alta devem marcar o fim de semana em todo o Estado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de chuvas intensas (perigo) e alerta amarelo de chuvas Intensas (perigo potencial) para todos os municípios de MS. 

A precipitação reduz temperaturas, proporciona sensação de clima úmido/arejado, aumenta a umidade relativa do ar e melhora a qualidade de respiração.

RECOMENDAÇÕES

O tempo chuvoso requer cuidados aos sul-mato-grossenses. Confira:

  • Evite áreas abertas, como praias, campos de futebol e estacionamentos;
  • Mantenha distância de estruturas como muros, cercas, postes, árvores e linhas elétricas;
  • Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção;
  • Se estiver no mar, rio, lago ou piscina, saia imediatamente;
  • Feche os vidros e não encoste nas partes metálicas;
  • Permaneça em um local seguro até ter certeza de que a tempestade passou;
  • Tome cuidado com a água que for usar para beber ou cozinhar;
  • Descarte alimentos que estiveram em contato com a água da inundação;
  • Usar guarda-chuvas;
  • não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas;
  • procurar rotas alternativas no trânsito;
  • dirigir devagar e proteger os pés e as mãos com botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos
  • não ficar debaixo de árvores;
  • não ficar próximo a cercas de metal;
  • ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada
  • tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail marketing@correiodoestado.com.br na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).