Cidades

Cidades

Justiça nega recurso e Tio Arantes ficará mais dois anos no presídio federal de Brasília

Colegiado considerou que persistem os motivos que justificaram a transferência inicial, entre eles, a alta periculosidade do preso

Continue lendo...

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) decidiu, por unanimidade, manter por mais dois anos a permanência de José Cláudio Arantes, conhecido como “Tio Arantes”, em um presídio federal de segurança máxima, em Brasília.

Apontado como uma das lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC) em Mato Grosso do Sul, Arantes teve o recurso da defesa negado em julgamento realizado de forma virtual e permanente. Arantes foi recapturado na Bolívia, em 2023. 

O colegiado considerou que persistem os motivos que justificaram a transferência inicial, entre eles, a alta periculosidade do preso, o histórico de fugas e a influência sobre outros detentos dentro e fora do sistema penitenciário estadual. O entendimento acompanha a decisão do juízo de execução penal e o parecer do Ministério Público e da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen/MS).

De acordo com o acórdão, relatórios da Agepen e da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) apontam que o retorno de Arantes ao sistema prisional de Mato Grosso do Sul representaria risco à segurança pública e à estabilidade nas unidades prisionais.

A defesa do preso pediu a anulação da decisão, alegando que não foi intimada previamente para se manifestar sobre o pedido de prorrogação da permanência.

No entanto, os desembargadores rejeitaram a tese de nulidade, citando jurisprudência consolidada do Superior Tribunal de Justiça, que dispensa a oitiva prévia quando a decisão é devidamente fundamentada.

O relator do caso destacou que a defesa foi intimada após o pedido e não apresentou manifestação dentro do prazo, o que afasta qualquer prejuízo processual. Ele também citou o entendimento da Súmula 662 do STJ, que permite a prorrogação da custódia federal mesmo sem fatos novos, desde que subsistam os fundamentos anteriores.

“Os elementos informativos colhidos atestam a elevada periculosidade do custodiado, o seu papel de liderança e a potencial ameaça à segurança pública local, justificando plenamente a manutenção da medida excepcional”, afirmou o relator em seu voto.

“Tio Arantes” foi recapturado na Bolívia em setembro de 2023, após fugir do Centro Penal Agroindustrial da Gameleira, em Campo Grande. A fuga ocorreu em circunstâncias suspeitas, com falhas nas câmeras e indícios de apoio externo.

Desde então, o criminoso cumpre pena na Penitenciária Federal de Brasília, onde permanecerá por mais dois anos.

A defesa ainda tentou limitar a prorrogação a apenas um ano, mas o pedido foi negado com base na Lei nº 13.964/2019 (Pacote Anticrime), que permite a renovação da permanência por até três anos, desde que persistam os motivos que levaram à transferência.

A decisão reforça o entendimento de que a ausência de nova oitiva da defesa não gera nulidade e que a renovação da permanência em presídio federal pode ocorrer sem fato novo, bastando a continuidade dos riscos originais.

 

 

Assine o Correio do Estado

PREVISÃO

Calor extremo e chuva marcam a virada do ano em Campo Grande

No interior, temperaturas devem chegar a 41°C em Corumbá no primeiro dia do ano e se misturam com pancadas de chuva e possível queda de granizo

28/12/2025 17h30

última semana do ano em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas deve ser de calor extremo e chuva

última semana do ano em Campo Grande, Dourados e Três Lagoas deve ser de calor extremo e chuva Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado

Continue Lendo...

Semana da virada do ano em Campo Grande deve ser marcada por temperaturas de até 37°C, pancadas de chuvas e até possibilidade de granizo, segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Na segunda-feira (29) são esperadas muitas nuvens com pancadas de chuva, com possibilidade de granizo durante o dia inteiro. As temperaturas devem variar entre 23°C e 36°C.

No dia seguinte, na terça-feira (30), as temperaturas devem cair um pouco, com variação de 24°C e 32°C, enquanto o dia deve ser com muitas nuvens com chuva isolada.

No Réveillon, quarta-feira (31), o termômetro deve atingir 37ºC, com mínima de 24°C, calor que deverá ser acompanhado de pancadas de chuva e possível queda de granizo.

Para começar 2026, o primeiro dia do ano também será com muitas nuvens, pancadas de chuva e trovoadas, e temperatura máxima de 36°C e mínima de 23°C.

A umidade do ar deve ficar entre 40% e 100%, o que é considerado ideal pelos especialistas, enquanto os ventos não devem ser intensos, com nível fraco ou moderado durante a semana.

Interior

Na maior cidade do interior do Estado, Dourados deve ter registros semelhantes ao da Capital, com pancadas de chuva durante a semana e possibilidade de granizo. As temperaturas variam entre 23°C e 35°C, com umidade do ar de 40% a 100% e ventos fracos.

Em seguida, os corumbaenses devem viver o 'auge' do calor extremo no dia 1°, com 41° de máxima prevista. Enquanto isso, no decorrer da semana, Corumbá vai acompanhar Campo Grande e Dourados com pancadas de chuva e possibilidade de granizo, além de trovoadas.

Saiba

Neste sábado (27), Paranaíba, Três Lagoas e Água Clara ficaram entre as 20 cidades mais quentes do País, com registros que passaram dos 37°C. Essa onda de calor em todo o Estado estava prevista desde o dia 23 pelo Inmet e deve durar até a noite desta segunda-feira (29).

Mesmo que o avise termine amanhã, a instituição recomenda atenção redobrada durante a semana, sobretudo nos dias de maior instabilidade, além de cuidados com o calor intenso, como hidratação constante e proteção contra o sol.

Assine o Correio do Estado

Cidades

OAB-MS diz que adotará medidas após prisão de advogado

A Ordem pontuou as prerrogativas da advocacia na profissão e afirmou que irá garantir que nenhum defensor tenha seus direitos violados

28/12/2025 17h00

Reprodução OAB-MS

Continue Lendo...

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB-MS), informou, por meio de nota, que adotará as medidas cabíveis após a prisão de um advogado durante o exercício da função.

A prisão ocorreu na quinta-feira (25), enquanto o defensor acompanhava um cliente durante um interrogatório.

O episódio gerou uma nota de repúdio da Associação dos Delegados de Polícia de Mato Grosso do Sul (Adepol-MS), que afirmou que a situação ocorreu porque o advogado teria "elevado o tom de voz".

"O referido advogado compareceu à unidade policial durante o plantão para atuar na 
para atuar na defesa de seu cliente, preso em flagrante pelo crime de estupro de vulnerável, ocasião em que passou a destratar, elevar o tom de voz e gritar com a Autoridade Policial, em razão de discordância quanto ao entendimento jurídico adotado no caso".

"O advogado foi devidamente orientado pelo Delegado de Polícia acerca dos momentos processuais adequados e das formas legais de atuação, bem como advertido de que sua conduta configurava crime de desacato. Ainda assim, persistiu no comportamento ofensivo, razão pela qual foi dada voz de prisão em flagrante e lavrado o respectivo Termo Circunstanciado de Ocorrência.

Ressalte-se que tais atitudes extrapolam completamente os limites do exercício das prerrogativas da advocacia, configurando ofensa à honra funcional e pessoal da Autoridade Policial, além da prática de ilícito penal. Diante da gravidade dos fatos, além das medidas necessárias à devida responsabilização criminal, o caso será encaminhado ao Departamento Jurídico da ADEPOL-MS para a adoção das medidas cíveis cabíveis, inclusive análise de pertinência de propositura de ação indenizatória por danos morais, bem como à Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul, para apuração e aplicação das medidas disciplinares pertinentes.

A ADEPOL-MS reafirma que permanece vigilante e atuante na defesa intransigente das prerrogativas, da honra e da dignidade de seus associados, não admitindo, sob qualquer hipótese, ataques pessoais, institucionais ou tentativas de desmoralização da carreira de Delegado de Polícia. Nenhum de nós está sozinho", diz a nota da Adepol.

A OAB-MS por sua vez, reafirmou o direito dos advogados garantidos por lei, e que não irá admitir que o exercício da profissão seja criminalizado. Para tanto, irão tomar medidas cabíveis.

Leia a nota na íntegra:

"A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul vem a público se manifestar sobre "Nota de Repúdio" lançada pela Adepol MS em relação a situação ocorrida entre Advogado e Delegado plantonista da CEPOL. A OAB/MS reafirma que as prerrogativas da advocacia são garantias legais inegociáveis e que jamais admitirá a criminalização do exercício da Advocacia, como infelizmente ocorreu no caso, sendo inadmissível a violação das prerrogativas de advogado que estava exercendo o seu trabalho.

A OAB MS esteve presente no ato representada pela Comissão de Defesa de Prerrogativas e seguirá sempre defendendo, contra quem quer seja, o exercício pleno e legítimo da Advocacia, sendo certo que adotará as medidas cabíveis para tanto".
 

Assine o Correio do Estado

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).