Utilizados em festas por DJs, lasers causam efeitos especiais e dão um “up” em shows, baladas, boates, bailes, festas de casamento e aniversários.
A luz transmitida pelo dispositivo parece inofensiva, mas causa danos na visão humana e em aparelhos celulares, fotográficos e de filmagem.
Laser é um dispositivo que produz radiação eletromagnética e emite calor e radiação, que podem danificar pixels dos sensores fotográficos. A luz, transmitida pelo dispositivo, é monocromática, coerente e colimada.
Fotógrafo de casamentos há 8 anos, Ricardo Gomes teve sua câmera fotográfica danificada por um laser recentemente, enquanto fotografava uma festa de casamento. O prejuízo foi de R$ 13 mil.
“Eu tinha recém-comprado meu equipamento. Estragou o sensor da câmera, o laser queimou uma linha de pixels e nesse caso é preciso trocar o sensor. A foto saía com uma listra branca. Não prejudicou o casamento, eu tinha uma câmera reserva, mas na hora me deu um baque”, lamentou.
O profissional de imagem não teve suporte financeiro do Dj que danificou sua câmera através do laser, mas conseguiu a quantia integral através de uma vaquinha.
“Eu não sabia se eu chorava de tristeza pela minha câmera que estragou ou se eu chorava de felicidade pelo dinheiro que consegui arrecadar na vaquinha. Tantas pessoas me ajudaram, os noivos, outros fotógrafos, cerimonialistas, donos de locais de festa, decoradores e amigos”, contou.
Fotógrafo, João Salmaze explica que também já teve um equipamento danificado e o prejuízo passou de R$ 3 mil.
“Isso aconteceu em 2017, na época não sabíamos muito sobre os danos que os lasers podem causar. Mas tem se agravado porque os lasers estão cada vez mais potentes", contou.
Proprietário de uma empresa que projeta lasers em eventos, Zander Lacerda, afirmou que o dispositivo queima aparelhos quando é projetado em potência máxima.
Ele ainda explicou que o laser perde potência quando é distribuído e dividido em raios de luz, e, quando atinge globo espelhado, perde ainda mais potência. Além disso, projetar o dispositivo para cima é uma maneira de evitar que haja estrago de aparelhos.
“O profissional do laser tem que saber conduzir a situação. Na minha atuação pode colocar em contrato que se queimar equipamentos por conta do laser, a responsabilidade é minha e eu vou ressarcir”, pontuou.
DANOS À VISÃO
De acordo com o médico oftalmologista, Arthur Rezende, o laser afeta diretamente a retina e prejudica a visão. Retina, localizada na parte posterior do olho, é a estrutura transparente que é sensível à luz.
"Quando afeta a retina o laser pode causar queimaduras e lesões, principalmente se for exposto por tempo maior, como acontece em algumas festas", explicou.
O médico explica ainda que a qualidade do laser é um item importante, mas não há controle. "A gente nunca sabe se aquele laser tem um comprimento de luz adequado. Por isso, a recomendação é evitar o contato com os olhos, já que os danos são irreversíveis", detalhou.




