Cidades

Cidades

Leilão do PTB pode gerar rebelião no partido

Leilão do PTB pode gerar rebelião no partido

Redação

02/04/2010 - 21h21
Continue lendo...

Marco Eusébio

 

Lideranças do PTB de Mato Grosso do Sul contrárias a apoiar a reeleição do governador André Puccinelli (PMDB) ameaçam rebelar-se contra o que classificam de "leilão" promovido pelo presidente regional da legenda, Ivan Louzada. Defensores de aliança com o ex-governador José Orcírio Miranda dos Santos (PT), cuja proposta entendem como "mais política do que financeira" e que pode ajudar no crescimento do partido, petebistas como o produtor rural Zelito Ribeiro, o advogado Antônio Trindade Neto e Eduardo Lopes Miranda prometem, se necessário, acionar a direção nacional, a bancada do PTB no Congresso e até pedir intervenção.

"Estamos convocando lideranças de todo o Estado para vir a Campo Grande, no dia 9, acompanhar a reunião da executiva para decidir sobre o apoio ao André ou ao Zeca (Orcírio)", disse ontem o advogado Antônio Trindade. Zelito Ribeiro, que participou da reunião de Louzada com o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, em Cuiabá (MT), no fim de semana, disse que na ocasião ficou combinado que a decisão em Mato Grosso do Sul teria participação do diretório regional. Entretanto, depois de receber na terça-feira o governador Puccinelli, Louzada anunciou que a decisão será tomada pela executiva, formada por dez integrantes.

Os descontentes alegam que na executiva só existe gente ligada ao presidente, o que pode significar "cartas marcadas" na decisão. "O partido tem de ser ouvido em sua base. O presidente e seu grupo não podem decidir sozinhos", afirmou. "Essa executiva não tem representatividade política, já que nenhuma grande liderança do PTB participa", disse o advogado, citando Zelito Ribeiro, de Aquidauana; o ex-deputado Valdenir Resende, de Dourados; o empresário e suplente de senador Antônio João Hugo Rodrigues, da Capital; e outros nomes que, "apesar da representatividade, são excluídos das decisões".

 

Proposta política

Trindade, Zelito e outras lideranças consideram a proposta do PT, que ofereceu a vaga de vice da chapa majoritária, duas secretarias num eventual governo, estrutura de campanha e possibilidade de manter a suplência do senador Delcídio do Amaral com o partido, "é uma proposta política" que alavancaria o crescimento do partido. "Eleger um vice-governador é importante e, caso o Delcídio conquiste o governo daqui a quatro anos, o PTB estadual pode ter um representante no Senado", ponderou Trindade Neto. "O PTB não pode se dar o luxo de descartar essa proposta, como faz o presidente Louzada dizendo à imprensa que não interessa a vice, nem secretaria, que só quer dinheiro. A não ser que esteja querendo resolver algum problema pessoal", afirmou.

Trindade Neto admite que a proposta de Puccinelli "é atraente na questão financeira, pois o governador afirmou que estrutura não será problema". Lembrou, porém, que a participação política do PTB será nula com o PMDB. "O governador deixou bem claro que o PTB não terá espaço na sua chapa majoritária nem no primeiro escalão do governo. Isso é desestimulante para um partido que quer se fortalecer", lastimou. "Para piorar, corre em sites de notícia que o presidente do PTB já teria batido o martelo em favor da oferta do governador. O que mais preocupa é que o presidente não veio a público se explicar", reclamou o advogado. "Se Getúlio Vargas estiver vendo o que estão fazendo no Estado com a história do PTB, deve estar se revolvendo no túmulo", emendou.

Em Dourados, o ex-deputado estadual Valdenir Machado disse acreditar que Louzada conduz corretamente as conversações. "Primeiro defendeu candidatura própria, com o Zelito para governador e comigo para o Senado. Como o Zelito desistiu por falta de estrutura, está ouvindo propostas do Zeca e do André", ponderou. Para Valdenir, a decisão do dia 9 será tomada pelo conjunto do partido, com participação do diretório regional. "A maioria do partido tende a apoiar o Zeca, porque entende que a proposta do PT é melhor", disse ontem Machado. Conforme anunciou o presidente Louzada, entretanto, a decisão será tomada pelos dez membros da executiva. O presidente Ivan Louzada foi procurado ontem, mas não respondeu às ligações. (colaborou Fábio Dorta, de Dourados)

OFERTAS

Leilão do Detran-MS inicia março com 181 veículos para circulação

Os lotes se dividem em 162 motocicletas e 19 carros, além das ofertas de sucatas que podem ter as peças retiradas e vendidas

03/03/2026 16h35

Divulgação

Continue Lendo...

Nesta segunda-feira (2), o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) abriu o leilão de veículos para circulação e sucatas.

Entre os veículos que podem circular, há 181 lotes, os quais 162 são motocicletas e 19 carros. Entre os destaques está um Citroen C4 Pallas 20EPF, ano 2009/2010, que tem lance inicial de R$ 4.518.

Entre as motocicletas, o destaque é uma HONDA/CG 160 START, ano 2025/2025, com o lance inicial de R$ 4.095.

Entre as sucatas, são 66 lotes, sendo 70 motocicletas e 58 automóveis de sucata inservível, ou seja, que podem ter as peças retiradas e vendidas separadamente; e um lote único de 10.313,00 kg de material ferroso, voltado para siderúrgicas.

O leilão ficará aberto até às 15h, do dia 17 de março, realizado pelo portal www.leiloesonlinems.com.br.

Os editais dos leilões estão disponíveis no novo site do Detran-MS. Acesse (https://www.detran.ms.gov.br/informativo/editais-leiloes-e-licitacoes/).

Visitação

No portal é possível conferir os valores e fotos. Os interessados que quiserem avaliar os lotes podem visitar o pátio da PMAX Guincho e Armazenamento de Veículos, na Rua Gigante Adamastor, 16, Jardim Santa Felicidade, em Campo Grande.

Em Dourados, também há possibilidade de visitação, na unidade da PMAX, localizado na Avenida Moacir Djalma Barros, nº 11.355,  BR-163, Km 266. Os dias liberados para visita são 13 e 16 de março, das 08h às 11h e das 13h30 às 16h30.

Assine o Correio do Estado

Fenômeno

Pescadores encontram diversos peixes mortos no Rio Sucuriú

Segundo a Polícia Militar Ambiental, a mortandade pode ter sido causada devido ao fenômeno natural conhecido por "devoada"

03/03/2026 16h15

Exemplares foram encontrados no trecho em Paraíso das Águas

Exemplares foram encontrados no trecho em Paraíso das Águas Reprodução

Continue Lendo...

Pescadores encontraram, no último domingo (01), vários peixes mortos boiando nas águas do Rio Sucuriú, no município de Paraíso das Águas, a aproximadamente 210 quilômetros de Campo Grande. 

A maioria dos animais mortos eram da espécie piau, um peixe comum nas bacias do Paraná e do Paraguai. Os registros foram feitos por um casal que praticava pescaria no trecho entre a Ponte do Portinho Municipal e a Ponte de Pedra. 

De acordo com relatos de um dos pescadores, os peixes mortos estavam espalhados em diferentes pontos do rio, o que causou estranhamento e preocupação quanto às possíveis causas do fato. 

O Correio do Estado entrou em contato com a Polícia Militar Ambiental responsável pelo condado. Em nota, a assessoria da PMA de Costa Rica informou que realizou fiscalização pelo rio e em terra durante o dia de ontem (2) para apurar as causas do incidente. 

Em conversa com ribeirinhos e pescadores, a Polícia confirmou que cerca de 15 a 20 exemplares de peixes das espécies Piau, Tubuarana e Tucunaré foram encontrados boiando durante o domingo, mas o fenômeno cessou logo em seguida. 

Por esse motivo, durante a vistoria da PMA, não foi encontrado nenhum peixe morto nas regiões do Curralinho e Ponte de Pedra, nem nas grades de adução da Usina Hidrelétrica Fundãozinho ou propriedades rurais com lavouras às margens do rio. Não foram identificados, também, vestígios de uso indevido de defensivos agrícolas ou qualquer descarte irregular. 

Possíveis causas

A PMA afirmou que a mortandade pode ter sido causada por um fenômeno natural conhecido como "decoada", comum no Pantanal, ocorrendo na cheia (fevereiro a maio), quando águas sobem e inundam áreas secas com matéria orgânica, causando decomposição bacteriana intensa. 

"Imagens registradas no dia da denúncia mostraram um grande acúmulo de resíduos orgânicos e vegetação seca na calha do rio, trazidos pelas fortes chuvas e cheias. Esse material orgânico, ao entrar em decomposição, reduz drasticamente o oxigênio da água, o que pode levar à morte de peixes de forma moderada — fato que também foi registrado na região no mesmo período em 2025", explicou em nota. 

Mesmo com os indícios de causa natural, a Polícia informou que vai manter o monitoramento contínuo do trecho. Além disso, já foi realizado um pedido ao Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) para que seja feita a coleta e análise técnica da água. 

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).