Cidades

Protesto no Aniversário

Mães de crianças PCDs fecham rua durante desfile na Capital

Mães de crianças com deficiência protestaram contra a Prefeitura durante o desfile de aniversário de Campo Grande, devido à falta de insumos

Laura Brasil

26/08/2024 - 17h50

Mães de crianças com deficiência quebraram o protocolo do desfile de aniversário de Campo Grande e chegaram a fechar a rua por alguns instantes, protestando com um cartaz pelo direito das crianças.

Durante o tradicional desfile de aniversário da Capital, as famílias exibiram um cartaz na frente de uma das grades com os dizeres: “E se fosse o seu filho? Nossos filhos existem e têm seus direitos decretados por liminar. Respeite as decisões judiciais!”

Crédito: Marcelo Victor

 

 

Em dado momento, Guardas Civis Metropolitanos formaram uma linha em frente ao ponto de modo que não era possível visualizar o protesto das mães.

 

 

 

Fecharam a via

Deste modo, ocorreu a ‘invasão’ da via, bloqueando o desfile por alguns momentos e gerando um bate-boca entre os GCMs e os manifestantes.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), responsável pela organização do evento, interveio, e até o locutor fez uma pausa para solicitar aos populares que não invadissem a pista onde ocorre o desfile.

Após realizarem a manifestação em cobrança ao Executivo Municipal, os manifestantes acataram os pedidos e retornaram para a área do público.

Crédito: Marcelo VictorCrédito: Marcelo Victor

Entenda

A reivindicação das mães com a Prefeitura de Campo Grande vem se estendendo desde junho deste ano, quando foram recebidas em uma audiência pública na Câmara Municipal de Campo Grande, promovida pela Comissão Permanente de Políticas e Direitos das Mulheres, de Cidadania e de Direitos Humanos. 

Na ocasião, receberam o convite para participar da sessão no dia seguinte, com a finalidade de viabilizar uma solução célere. Na Câmara Municipa, encontraram a prefeita Adriane Lopes (PP) esteve presente para acompanhar a votação do concurso público na educação, que previa 10,2 mil vagas em Campo Grande. 

A chefe do Executivo Municipal alinhou uma reunião na Secretaria Municipal de Saúde, onde foi estabelecido um prazo de 15 dias para atender à demanda, que compreende: 

  • alimentação especial (leite e complemento);
  • fraldas;
  • medicação.

Cerca de 45 dias depois, em uma reunião convocada no Centro Especializado Municipal (CEM), a resposta recebida pelas famílias foi de que a alimentação das crianças com baixa mobilidade não seria resolvida antes das eleições deste ano. 

Assine o Correio do Estado

Nova Mobilidade

Prefeitura vai usar carros de aplicativo para transportar servidores em Campo Grande

Contrato com o Banco do Brasil prevê corridas por aplicativo e táxi para viagens de trabalho; município estima economia de até 30% com manutenção da frota e combustível

05/11/2026 17h46

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível.

Prefeitura de Campo Grande vai adotar corridas por aplicativo e táxi para transportar servidores durante o expediente, com previsão de economia de 30% nos gastos com frota e combustível. Foto: Divulgação Prefeitura de Campo Grande

Continue Lendo...

Educação

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Prazo começa na segunda-feira (9) e segue até 6 de janeiro; número é 20 mil superior às 200 mil vagas disponibilizadas para o ano letivo de 2026

05/11/2026 17h19

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS

Rede Estadual amplia vagas em 10% para 2027 em MS Paulo Ribas

Continue Lendo...

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).