Cidades

ENEM PPL

Mais de 2 mil detentos farão provas do Enem em Mato Grosso do Sul

Aplicação do exame para participantes presos ou sob medida socioeducativa será nos dias 10 e 11 de dezembro

Continue lendo...

Em Mato Grosso do Sul, 2.087 candidatos se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para presos e adolescentes sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade, o Enem PPL, deste ano. As provas serão aplicadas nos dias 11 e 12 de dezembro.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC),  as provas têm o mesmo nível de dificuldade do Enem regular, que foi realizado nos dias 3 e 10 de novembro.

A única diferença está na aplicação, que ocorre dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos estados.

Em todo o Brasil, 97.016 participantes farão o Enem PPL, em 785 municípios distribuídos pelas 27 unidades da Federação. Deste total,  91,7% são homens e 8,3%, mulheres.

Enem PPL

Da mesma forma que o Enem regular, o Enem PPL avalia o desempenho escolar da pessoa que concluiu o ensino médio e pode representar a oportunidade de acesso ao ensino superior. O exame pode contribuir, ainda, para reinserção social deste público, por meio da educação.

A aplicação do Enem PPL é sempre posterior à do Enem regular e ocorre em dias úteis.

As pessoas que cumprem penas farão as provas dentro de instituições de socioeducativas e unidades prisionais, como penitenciárias, cadeias públicas, centros de detenção provisória e de cumprimento de medidas socioeducativas.

De acordo com o edital do Enem PPL 2024, no primeiro dia de provas, os participantes deverão chegar às salas de aplicação às 11h30 (de MS). O início das provas está marcado para 12h30 e o término, para as 18h. No segundo e último dia do Enem PPL 2024, o acesso às salas será às 12h15, com o início das provas às 12h30 e encerramento, às 17h30.

Na terça-feira (10), as provas serão compostas por 45 questões de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira – inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e 45 de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).

Os candidatos também deverão redigir uma redação de 30 linhas.

Na quarta-feira (11), as 90 questões objetivas estarão divididas em 45 itens de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática.
O Enem é considerado a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio de programas federais como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os participantes do Enem PPL 2024 que não estão cursando e não concluíram o ensino médio, nem terminarão o ensino médio neste ano letivo farão o exame na condição de treineiros.

* Com Agência Brasil

Corumbá

Barco afunda no Rio Paraguai e 5 pessoas são resgatadas à deriva

Pedido de socorro foi avistado por militares da Marinha do Brasil; quatro homens e uma mulher estão salvos

14/01/2025 15h45

Militares em ocorrência de resgate às margens do Rio Paraguai

Militares em ocorrência de resgate às margens do Rio Paraguai Divulgação, Marinha do Brasil

Continue Lendo...

Cinco pessoas à deriva foram localizadas e resgatadas por militares da Marinha do Brasil após o barco em que estavam afundar no Rio Paraguai , na tarde dessa segunda-feira (13).

O incidente aconteceu a cerca de 10 quilômetros do Porto da Manga, em Corumbá - município a 420 quilômetros da Capital Campo Grande.

O salvamento foi realizado por uma embarcação do Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano, após um grupo-tarefa da força armada avistar o pedidos de socorro dos tripulantes. Os militares compõem o Comando da Flotilha de Mato Grosso (ComFlotMT), e estavam em missão no Tramo Sul do rio Paraguai.

Entre as cinco pessoas encontradas em emergência, estavam quatro homens e uma mulher, conforme a Marinha.

Ainda não se sabe o que pode ter provocado o naufrágio. O estado de saúde das vítimas não foi divulgado.

Militares em ocorrência de resgate às margens do Rio ParaguaiEmbarcação utilizada no resgate das vítimas. Foto: Divulgação, Marinha do Brasil

Previsão do Tempo

Inmet emite alerta de perigo por chuvas em 25 municípios de MS

Conforme a meteorologia, há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos; além de ventos a até 60km/h

14/01/2025 14h56

Previsão indica chuvas entre 20 e 30 mm por hora

Previsão indica chuvas entre 20 e 30 mm por hora Marcelo Victor, Correio do Estado

Continue Lendo...

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta de perigo potencial para chuvas intensas em Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (14).

Conforme a publicação, o perigo é valido para 25 municípios do estado, com possibilidade de ocorrer chuvas entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia com ventos intensos, entre 40 e 60 quilômetros por hora.

Diante deste cenário, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O alerta é válido entre as 10 horas da manhã desta terça-feira (14) e segue até às 10 horas da manhã de quarta-feira, dia 15 de janeiro.

Entre os municípios em alerta estão:

  • Corumbá
  • Pedro Gomes
  • Sonora
  • Alcinópolis
  • Água Clara
  • Aparecida do Taboado
  • Aquidauana
  • Bandeirantes
  • Camapuã
  • Cassilândia
  • Chapadão do Sul
  • Corguinho
  • Figueirão
  • Inocência
  • Paranaíba
  • Paraíso das Águas
  • Rio Negro
  • Rio Verde de Mato Grosso
  • Ribas do Rio Pardo
  • São Gabriel do Oeste
  • Rochedo
  • Selvíria
  • Três Lagoas

Em caso de emergência, procure as autoridades

A condição indicada pelo Inmet favorece o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas. Nesse sentido, o instituto alerta a população para que não se abriguem debaixo de árvores, em razão do risco de queda e raios.

Também não se é recomendável estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Evite ainda usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Em caso de emergência, necessidade de mais informações ou contatos de socorro, a população deve ligar para a Defesa Civil pelo número 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).