Cidades

PAIXÃO DE CRISTO

Mais do que encenação, a reflexão

Mais do que encenação, a reflexão

THIAGO ANDRADE

22/04/2011 - 00h02
Continue lendo...

Um dos ritos mais tradicionais da Igreja Católica, a encenação dos últimos dias de Jesus Cristo é prática comum entre as comunidades cristãs de Mato Grosso do Sul. Desde apresentações em escalas espetaculares como a realizada anualmente no município de Glória de Dourados, ao sul da Capital, que conta com média de 250 atores, até as encenações mais populares organizadas por paróquias de bairros como Cidade Morena ou Centenário.

Assim como outros elementos litúrgicos, foi na Idade Média que se começou a encenar a Paixão de Cristo. "Havia uma ligação muito forte com a representação nesse período. Isso se estendeu até a contemporaneidade. No Brasil, a colonização portuguesa trouxe a tradição que logo se popularizou", descreve o professor de Antropologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Antônio Hilário Urquiza. Segundo ele, as encenações que acontecem em tantas igrejas é fruto de uma tradição anterior, a Via Crúcis. "Os fiéis começaram a teatralizar o martírio de Cristo no caminho da cruz", explica.

Os evangelhos biblícos narram os últimos momentos de Jesus Cristo desde retorno a Jerusalem, a última ceia, a traição de Judas, até a prisão pelos romanos, o julgamento, a flagelação, a crucificação e, finalmente, a ressureição, como prova maior do amor de Deus pelos homens. O martírio se encerra na sexta-feira, com a morte do principal personagem cristão, e a Páscoa é tida como a ressurreição, na qual ele retorna da morte. Esta é tida como a principal data do calendário cristão. Para as igrejas, encenar este momento é uma maneira de celebrar e lembrar o que significa a crucificação.

Há 22 anos, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida das Moreninhas, no Bairro Cidade Morena, promove anualmente a encenação dos últimos momentos da vida de Jesus na tarde da Sexta-Feira Santa. Responsável pela direção do espetáculo desde sua criação, João Marculino da Silva, de 42 anos, nunca teve outra experiência teatral. "Todos os atores são da igreja, principalmente, do grupo de jovens. São poucos os que já fizeram teatro. Mas, com comprometimento, é possível fazer algo bonito para o público", considera. Em sua montagem, 32 atores contam a história baseada nos Evangelhos, em filmes e livros sobre a morte de Cristo.

Para atualizar a montagem, João procura relacionar a história ao tema da Campanha da Fraternidade, que neste ano é "Fraternidade e a vida no planeta". "Atualmente, existe uma grande preocupação ecológica. Não podemos deixar isso de fora do espetáculo", aponta o diretor. Os ensaios, que tiveram início ao final de 2010, incorporam estes elementos a medida que vão aparecendo. Ao final, a apresentação tem como principal objetivo fazer com que o público reflita sobre os atos de Jesus e sobre sua própria relação com a fé. "É um momento em que muitos católicos retornam à igreja. Temos o papel de evangelizá-los", descreve. Antes da encenação, os fiéis se concentram na Igreja São Pedro e São Paulo, localizada no Bairro Moreninhas III, às 15h, de sexta-feira. De lá, partem em direção a Igreja Matriz onde acontecerá a apresentação.

Em outra montagem que acontece na Capital, a Paixão de Cristo se transforma em musical. A Universidade Católica Dom Bosco, por meio da Pró-reitoria de Pastoral, apresenta na Praça do Papa, sexta-feira às 19h30min, a adaptação do espetáculo italiano "O ressuscitado – Além da dor e da cruz", criado por Daniele Ricci. A montagem contará com 50 pessoas, entre atores, cantores e bailarinos do Ballet Auxiliadora e Amor Maior, além do Grupo de Dança Jesus Bom Pastor, da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. A encenação cria uma ópera rock baseada nos últimos dias de Cristo e vem sendo produzida pela universidade há dois anos. Com uso de elementos multimídia, esta versão procura modernizar a Paixão de Cristo, permitindo que públicos mais jovens conheçam a história.

Na Praça

Hoje também haverá a encenação da Paixão de Cristo da Associação dos Amigos da Praça do Papa e Igrejas Católicas da Região. O evento será na Praça do Papa, das 19h às 23h.

Jerusalém em MS

Um pequeno município ao sul de Campo Grande promove nos dias 21 e 22, às 20h30min, uma das maiores encenações da Paixão de Cristo do Brasil. Em Glória de Dourados, com cerca de 250 atores, o ator e diretor Fábio Germano coordena a montagem que chega este ano a sua sétima edição. A produção que reúne profissionais da Capital e do interior tem média de público que varia entre nove e 10 mil pessoas. "É um espetáculo gigantesco. Começamos a preparação logo depois do Carnaval. A cidade inteira se mobiliza para criar algo majestoso", aponta. A entrada para ambos os dias de apresentação é gratuita.

Todos os atores que participam são voluntários e a maioria nunca teve nenhuma outra experiência teatral. "Mesmo assim, descobrimos grandes talentos aqui. Um deles é Fernando Pelhe, que interpretou Jesus em cinco edições. São verdadeiras revelações", considera Fábio. Segundo o diretor, a montagem de 2011 será feita em homenagem a um desses grandes talentos que apareceram graças ao espetáculo. A figurinista Auta Nobre, que faleceu no ano passado em decorrência de câncer de mama, foi uma das descobertas. "O primeiro trabalho em teatro foi aqui, mas parecia que ela nasceu para isso. Ela criava figurinos como ninguém, batia o olho e já imaginava como isso poderia ser levado para a cena", comenta Fábio.

previsão

Semana do Natal será chuvosa em todo o Mato Grosso do Sul, mas calor continua

Segunda-feira tem alerta de perigo para chuvas intensas, enquanto nos demais devem ocorrer as chamadas chuvas de verão, que são pancadas rápidas e isoladas

22/12/2024 18h00

Semana será chuvosa em Mato Grosso do Sul

Semana será chuvosa em Mato Grosso do Sul Foto: Paulo Ribas / Correio do Estado

Continue Lendo...

O verão mal começou, mas as condições climáticas características da estação já predominam na semana do Natal em Mato Grosso do Sul, com calor e chuvas rápidas e isoladas. Para esta segunda-feira (23), há alerta de perigo potencial de temporais no Estado.

De acordo com o Climatempo, a grande disponibilidade de umidade e de calor que existe sobre o Brasil facilita a formação das nuvens carregadas, com potencial para a chuva forte.

Além disso, a organização da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) será responsável por grande parte da chuva em algumas regiões, de intensidade mais fraca a moderada.

Na segunda, alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) coloca os 79 municípios em perigo potencial de chuvas intensas, entre 20 e 30 milímetros por hora, e ventos de até 60 km/h.

Desta forma, há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Para os demais dias, são esperadas as chamadas chuvas de verão, que são precipitações irregulares, com pancadas de chuvas rápidas e isoladas, mas eventualmente fortes.

O calor continua e a máxima deve ficar acima de 30°C em todo o Estado.

Em Campo Grande, as temperaturas oscilam entre 21°C e 31°C na semana. Há possibilidade de tempestade na segunda-feira, enquanto nos outros dias o céu deve ter períodos de abertura de sol e nublado.

Na regiões oeste, o calor será maior, com máxima prevista de 34°C. No entanto, o início e fim dos dias deve ter temperaturas amenas, com mínima de 18°C, e fazer mais calor na parte da tarde. Deve chover de forma isolada de segunda a sexta.

Coxim, no norte, a semana do Natal será bem chuvosa. Previsão do Inmet aponta para a possibilidade de chuvas e trovoadas ao decorrer de todos os dias, com temperaturas entre 20°C e 34°C.

Verão

Conforme prognóstico do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), o verão, que começou no último sábado (21), será de calor intenso, forte 'mormaço' e chuvas de rápida duração, as famosas "chuvas de verão".

A estação vai até 20 de março e será marcada por forte calor, que deve superar as médias históricas para o período.

Este cenário favorece a formação de ondas de calor, nos momentos em que não houver ocorrência de nuvens e chuvas.

As chuvas, contudo, deverão ter rápida duração e ocorrer de maneira irregular. Essa irregularidade pode agravar a recuperação das condições hídricas da região, o que acende um alerta para o setor agropecuário.

Conforme o Cemtec, mesmo que as chuvas se mantenham dentro da média histórica no próximos meses, isso não será suficiente para reverter o cenário de seca que afeta a região central do país, incluindo o estado de Mato Grosso do Sul. Nesse sentido, para os pesquisadores, o cenário é de incerteza.

Essa tendência incerta está diretamente relacionada ao fenômeno La Niña. O evento climático provoca o resfriamento das águas do Oceano Pacífico, o que impacta na ocorrência irregular das chuvas e na imprevisibilidade do clima no estado.

Cidades

Carro com casal e 3 crianças capota na MS-395 em Bataguassu

Acidente aconteceu durante a manhã deste domingo (22); o veículo saiu da Bolívia e seguia para São Paulo

22/12/2024 17h30

Veículo ficou destruído após tombar na pista

Veículo ficou destruído após tombar na pista Reprodução, Cenário MS

Continue Lendo...

Um carro com um casal e 3 crianças capotou na manhã deste domingo (22), na rodovia MS-395 em Bataguassu, município a 348 quilômetros de Campo Grande. 

Conforme informações iniciais, no veículo - um Fiat Doblò - todos os ocupantes são bolivianos. A família, que saiu de seu país de origem, seguia em direção ao estado de São Paulo.

Momento em que passaram próximo a um radar, o condutor do veículo perdou o controle da direção e saiu da rodovia. Ao tentar retomar o controle e retornar ao asfalto, o motorista tombou o veículo, que parou em um guarda-corpo, conforme o site Cenário MS.

Apesar da gravidade do acidente, todos os ocupantes, saíram sem lesões graves. Uma das crianças apresentou sangramento no nariz, mas os pais dispensaram o socorro do Corpo de Bombeiros.

Uma equipe da Polícia Militar de Bataguassu também se dirigiu ao local para prestar socorro. A rodovia ficou parcialmente bloqueada até a retirada do veículo, realizada por uma empresa de guincho do município.

 
Reprodução, Cenário MS

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).