Cidades

Interior

Mais um brigadista morre durante combate a incêndios em Mato Grosso do Sul

O último caso registrado foi o de um jovem de 19 anos que morreu durante o combate a um incêndio em um canavial na divisa com Mato Grosso, na manhã de hoje (22)

Continue lendo...

Em menos de um mês, duas pessoas que trabalharam incansavelmente no combate aos incêndios florestais morreram em Mato Grosso do Sul. O último caso foi registrado na tarde de ontem (21), em Sonora, a 361 quilômetros de Campo Grande. Um jovem de 19 anos faleceu enquanto combatia um incêndio de grandes proporções que atingiu um canavial na região de Itiquira e Ouro Branco do Sul, na divisa com Mato Grosso.

Neste incêndio, que assustou os motoristas que passavam pela BR-163, próximo a Sonora, as chamas começaram em um canavial às margens da rodovia e se alastraram pela região do Rio Correntes, que dá acesso a Rondonópolis (MT).
 
Segundo informações da polícia, o colaborador da Usina Sonora, Paulo Henrique Pereira Souza, de 19 anos, morreu durante o combate ao incêndio que atingiu o canavial da empresa. O caso será investigado pela Polícia Civil de Ouro Branco do Sul.  

Conforme informações apuradas pela reportagem, o jovem dirigia um caminhão-pipa quando o fogo atingiu o veículo. Paulo tentou pular do caminhão, mas não conseguiu. Um colega que estava com ele na área do incêndio conseguiu sair a tempo e se salvar.

Em nota à imprensa, a Usina Sonora esclareceu que, apesar dos esforços, o incêndio saiu de controle e atingiu a plantação de cana-de-açúcar. 

Divulgação/ 

Na semana passada, outro colaborador faleceu no combate às chamas que saíram de controle no Pantanal. Edson Genovez, 32 anos, morreu na Santa Casa de Campo Grande no último dia 14 deste mês, após ter 90% do corpo queimado ao tentar combater um incêndio em uma fazenda de Corumbá, a 427 quilômetros de Campo Grande.

Conforme informações apuradas pela reportagem, a vítima estava abrindo um aceiro em uma fazenda de Corumbá para tentar conter os incêndios no Pantanal quando, em segundos, o vento mudou de direção e o fogo atingiu o rapaz.

Ele foi encaminhado de helicóptero para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Corumbá na noite de quarta-feira (7). No entanto, na quinta-feira (8), foi transferido para a Santa Casa de Campo Grande devido à gravidade do caso. Infelizmente, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu no dia 13 deste mês. 

*Informações do site Idest de Coxim 

Assine o Correio do Estado.

 

descanso

Já pensando na próxima folga? Veja quais são os próximos feriados do ano

O segundo semestre de 2026 ainda tem mais cinco feriados para recarregar as energias

07/09/2026 19h00

Divulgação

Continue Lendo...

Para quem vive a correria da rotina, a folga no meio da semana ou o descanso prolongado junto ao sábado e domingo dá um fôlego extra. Depois do Dia da Independência nesta segunda-feira, 7, o segundo semestre de 2026 ainda tem mais cinco feriados para recarregar as energias.

O primeiro deles é o feriado de 12 de outubro, o dia de Nossa Senhora Aparecida, data que também é celebrado o Dia das Crianças. Em seguida, 2 de novembro, Dia de Finados, que também cai numa segunda-feira e abre espaço para outro descanso prolongado.

Já em 15 de novembro, domingo, é celebrada a Proclamação da República - feriado que, por cair em dia já de folga, não altera a rotina de trabalho da maioria.

A sequência de feriadões continua em 20 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional de Zumbi e Consciência Negra. E o ano se encerra com o Natal, em 25 de dezembro, sexta-feira.

Veja abaixo todos os feriados nacionais do ano

Próximos feriados de 2026

  • Nossa Senhora Aparecida 12 de outubro (segunda-feira)
  • Finados 2 de novembro (segunda-feira)
  • Proclamação da República 15 de novembro (domingo)
  • Dia Nacional de Zumbi e Consciência Negra 20 de novembro (sexta-feira)
  • Natal 25 de dezembro (sexta-feira)

Pontos facultativos

  • Dia do Servidor Público 28 de outubro (quarta-feira)
  • Véspera de Natal 24 de dezembro (quinta-feira) após às 13h
  • Véspera de Ano Novo 31 de dezembro (quinta-feira) após às 13h

tempo

Defesa Civil alerta para risco de tempestade até quarta-feira em Campo Grande

Há possibilidade de chuvas fortes, com grande acumulado em 24 horas, e ventos intensos de até 60 km/h

07/09/2026 17h31

Chuvas estão previstas entre a noite de terça e quarta-feira

Chuvas estão previstas entre a noite de terça e quarta-feira Foto: Gerson Oliveira / Correio do Estado

Continue Lendo...

A Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil de Campo Grande divulgou alerta para o risco de tempestade na Capital entre esta a noite de terça-feira (8) e às 23h59 de quarta-feira (9). 

O aviso meteorológico, de perigo potencial, foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e alerta para a possibilidade de chuvas fortes, variando entre 20 e 30 milímetros por hora, ou 50 milímetros por dia, associadas a ventos intensos, entre 40 e 60 km/h.

Ainda conforme o alerta, há risco baixo de queda de energia, galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas em diversas regiões da cidade.

A prefeitura orienta que caso a população seja atingida por alguma intempérie, pode acionar a Defesa Civil através do contato 199, ou solicitar serviços, como a remoção de árvores pelo 156. 

Nos casos em que houver queda total ou parcial da árvore sobre a fiação e há riscos de o imóvel ou planta estar eletrificada, o contato deve ser feito ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Além de Campo Grande, o alerta é válido para todos os outros 78 municípios de Mato Grosso do Sul.

Conforme o Inmet, na terça-feira, apesar da previsão de chuvas, as temperaturas máximas entram em elevação, ficando entre 30°C e 34°C, especialmente nas regiões pantaneira, nordeste e norte do Estado.

A variação das temperaturas ao longo do dia favorecerá elevada amplitude térmica, com diferenças entre as temperaturas mínimas e máximas que poderão superar 15°C a 20°C em algumas regiões.

Chuvas estão previstas entre a noite de terça e quarta-feiraAlerta de perigo potencial de tempestade é válido para todo o Estado (Reprodução / Inmet)

NEWSLETTER

Fique sempre bem informado com as notícias mais importantes do MS, do Brasil e do mundo.

Fique Ligado

Para evitar que a nossa resposta seja recebida como SPAM, adicione endereço de

e-mail [email protected] na lista de remetentes confiáveis do seu e-mail (whitelist).